Foi com muita alegria que a população do Cabo de Santo Agostinho assistiu ao tradicional desfile cívico de Sete de Setembro. No dia em que o Brasil comemorou sua independência, escolas municipais e particulares foram às ruas para desfilar cultura e tradição. Os grupos percorreram a Avenida Historiador Pereira da Costa, no Centro, e seguiram até a Praça Ministro André Cavalcante (em frente à sede da prefeitura), encerrando com apresentações que misturavam música, malabarismo e dança. Com o tema “Nordeste Brasileiro, berço do descobrimento de um Brasil de muitas faces”, o evento contou com a participação de diversas autoridades municipais.
O prefeito Lula Cabral ressaltou a importância da data para o município. “O povo cabense também vive essa independência. Esta é uma data magna, importante para todos os brasileiros, e que a população do Cabo sabe valorizar e prestigiar. A cada ano há uma participação maior de pais e alunos. Em outras cidades é mais difícil ver essa tradição. Aqui, as pessoas vêm e permanecem até o final dos desfiles”, disse.
A Orquestra Filarmônica XV de Novembro fez a abertura da série de desfiles, seguida pelo 14° Batalhão Logístico do Exército Brasileiro e Banda Marcial da Guarda Municipal. Foram 42 apresentações entre escolas, bandas marciais e associações de classe. Desfilaram também os beneficiários de projetos da Secretaria Municipal de Programas Sociais, como o Peti, “Bola pro Alto”, Camaradas, além de vários grupos de idosos.
“O Sete de Setembro é uma data importante para todos nós brasileiros. Comemoramos a nossa independência, nossa liberdade. É uma alegria muito grande ver esses desfiles cívicos. Trouxemos para as ruas a história do nordeste sofrido e bravo. Agradeço ao prefeito a oportunidade de trazer nossas escolas à avenida, e a todos que fizeram parte dessa festa”, destacou a secretária Municipal de Educação, Gildineide Fialho.
As escolas trabalharam em seus temas a multiculturalidade do nordeste, suas riquezas naturais, ritmos e danças, e também sua contribuição para o desenvolvimento do país. Os dirigentes das escolas receberam troféus de participação. “O desfile é muito importante para exercer a cidadania. Os alunos também aprendem a trabalhar em grupo, e isso contribui para o desenvolvimento das crianças”, afirmou a diretora da Escola Municipal Joaquim Nabuco, Loide Maria Aguiar.
Para a beneficiária do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Lívia Taiane de 12 anos, o desfile é bastante divertido. “Eu participo todos os anos e acho muito legal. É ótimo participar”, comentou. Já Marcos Vinícius da Silva, estudante da Escola de Música José Ladislau Pimentel, desfilou pela primeira vez. “Gostei muito do desfile, vou participar outras vezes”, disse.
As apresentações das bandas marciais Clarins independentes e Pio XII marcaram o encerramento do desfile cívico de Sete de Setembro. A segurança do evento teve apoio da Guarda Municipal, com 58 guardas espalhados pelas ruas do Centro. O desfile também contou com um plantão de saúde, composto por ambulância e equipe médica disponível até o final das apresentações.
Texto: Rafaela Jaques - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Ivan Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário