quarta-feira, 27 de março de 2013

Prefeito Vado conhece projeto de centro e montadora da Shineray no município



O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu, na manhã desta quarta-feira (27/03), o diretor executivo da Importadora e Distribuidora Shineray, Arinaldo Alves. O objetivo da reunião foi apresentar ao prefeito o projeto de construção do Centro de Distribuição e da Montadora da empresa no município. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha.

Para Arinaldo, o diálogo com o Executivo Municipal é importante para a instalação da empresa no município. “Já iniciamos a terraplanagem e a expectativa é de que comecemos a operar a montadora e o centro de distribuição em junho de 2014”, informou ele. De acordo com ele, o terreno onde será instalada a empresa é próximo à PE-28 e possui 20 hectares. “Iniciaremos nossa operação montando o modelo 50 cilindradas (conhecido como cinquentinha). Nossa meta é montar também carros e máquinas”, completou o diretor.

“Estamos à disposição da Shineray para que a empresa se instale com êxito, gerando cada vez mais empregos para o nosso povo cabense”, destacou o prefeito Vado. O secretário Municipal de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, também participou do encontro.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura e Petrobras discute implantação de Centro de Referência Esportiva




O município do Cabo de Santo Agostinho vai abrigar em breve o Centro de Referência Esportiva de Pernambuco. O processo para a implantação do equipamento foi discutido na manhã desta quarta-feira (27/03), entre o prefeito Vado da Farmácia, a Petrobras (idealizadora do projeto) e os institutos Pró-Cidadania e Esporte e Educação, organizadores do centro na região. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha.

No encontro, foram discutidos os espaços públicos que podem ser sede do projeto, cujo objetivo é oferecer a 600 crianças e adolescentes do município cadastrados no Programa Bolsa Família, atividades esportivas, divididas em nove modalidades (basquete, vôlei, futebol de campo, futsal, handebol, taekwondo, box, jogos recreativos, natação). Também serão oferecidas capacitações a professores dos oito municípios pertencentes ao Território Estratégico de Suape (Cabo, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Escada, Sirinhaém, Rio Formoso e Ribeirão).

A coordenadora do Programa Esporte e Cidadania da Petrobras, Gabriela Peixinho, destacou o grande interesse da empresa em instalar o centro no Cabo. “Nosso objetivo é que o Cabo seja um polo disseminador, de referência no esporte e inclusão social”, frisou ela. A expectativa da Petrobras é lançar o projeto no final do mês de maio.

“Eu e minha equipe faremos o possível para adequar nossos espaços para que o Cabo seja sede do Centro de Referência Esportiva de Pernambuco, que vai beneficiar 600 crianças e adolescentes e ainda vai oferecer capacitações a professores da região”, declarou o prefeito Vado.

Também participaram da reunião os representantes do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania (Petronio Tavares, presidente do Instituto; e Thyago Santos, coordenador geral do Centro de Referência Esportiva de PE) e do Instituto Esporte e Educação (Ana Moser, ex-jogadora de vôlei; e Luciana Pires), e Antônio Carrara, gerente de Responsabilidade Social da Petrobras. 

Representando o município, estavam os secretários Ian Karlo (Governo e Assuntos Estratégicos), Ronaldo Santos (Programas Sociais), Rinaldo da Costa (Cultura e Esportes) e Elias Santos (Educação), além do gerente de Esportes, Lula do Vôlei.

SAIBA MAIS - O Centro de Referência Esportiva tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e qualificação das práticas de esporte para crianças e adolescentes, através de parcerias entre a Petrobras, o Poder Público e a Sociedade Civil. Nele, serão oferecidas atividades esportivas socioeducativas regulares para alunos entre 04 e 18 anos. Três centros (No Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas) já foram implantados no país.

Texto: Raíza Muniz – Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 26 de março de 2013

Governo do Estado e Prefeitura discutem parcerias na área do empreendedorismo



O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, se reuniu, na manhã desta terça-feira (26/03), com o secretário estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), Antônio Carlos Maranhão. No encontro, foram discutidos diversos assuntos, entre eles a proposta de um novo convênio entre o Executivo e a Agência do Trabalho, a reativação da Comissão Municipal de Emprego e a implantação de projetos para ofertar cursos de qualificação profissional do município. A reunião foi realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha.

O secretário frisou a importância de reafirmar a parceria entre a STQE e o Cabo, devido às demandas por emprego advindas do Complexo Industrial Portuário de Suape. “O objetivo da nossa visita foi apresentar uma proposta de um novo convênio entre a prefeitura e a Agência de Trabalho do município, além de discutir a reestruturação da Comissão Municipal de Emprego, que tem a função de identificar quais os cursos de qualificação mais adequados a serem ofertados nesta cidade”, destacou Maranhão. “Também aproveitamos para apresentar programas de qualificação, como o Projeto Ideia, Pronatec e Chapéu de Palha, que poderão ser executados este ano no município para beneficiar milhares de cabenses”, completou.

Para finalizar a reunião, o diretor de Operações da Agência de Fomento de Pernambuco, Alberto Galvão, fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão para beneficiar os micro empreendedores individuais, e as micro, pequenas e médias empresas, e colocou seus serviços à disposição do município.

O prefeito agradeceu a visita do secretário estadual e de sua equipe e colocou a prefeitura à disposição da STQE. “Sabemos da importância da Agência do Trabalho no nosso município, principalmente pela alta demanda de empregos. A reativação da comissão municipal também será fundamental para que possamos cada vez mais trazer oportunidades de qualificação para o povo cabense”, ressaltou Vado.

Também participaram da reunião os secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública), Marcos Germano (Planejamento e Meio Ambiente) e Genilson Caetano (Defesa Social), além do representante das entidades empresariais do município no governo, Paulo Caminha Junior.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeito recebe membros da Loja Maçônica do Cabo e discute projeto educacional




O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu, na manhã desta terça-feira (26/03), membros da Loja Maçônica do município. De acordo com o venerável da entidade, João Sávio, o objetivo do encontro foi reafirmar e ampliar parcerias com a Prefeitura. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha.

"Já temos uma boa parceria com o Executivo na área da educação, agora vamos expandi-la", destacou João Sávio. Na ocasião, ele apresentou ao prefeito Vado a proposta de oferecer, em parceria com a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), cursos de graduação, de especialização e profissionalizantes com preços acessíveis, utilizando o espaço das escolas públicas municipais nos horários vagos.

O prefeito reafirmou a parceria com a Loja Maçônica e se colocou à disposição da entidade nos projetos para o desenvolvimento do município na área educacional. “Iremos avaliar de que forma o projeto poderá ser realizado no nosso município, para que a população possa se aperfeiçoar profissionalmente sem precisar se deslocar para outras cidades”, destacou ele. O secretário Municipal de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, acompanhou a reunião.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 25 de março de 2013

Aulão de ginástica na Academia da Cidade de Gaibu movimentou os moradores



Foi com muita disposição que vários moradores da praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, participaram de um aulão de ginástica interativa na academia da cidade da localidade. A ação foi promovida pela prefeitura, com o apoio das secretarias de Programas Sociais, Saúde e Coordenação Regional (Regional 2), e teve o objetivo de promover atividades para estimular a prática de exercícios e homenagear o mês das mulheres.

No local, os participantes puderam realizar vários exercícios de aeróbica e body combat. Para a organizadora do aulão, Adjenilda da Costa (conhecida como Neném), a participação do público é muito importante na prática dessas ações. “É muito bom ver os moradores participarem e se envolverem com essas atividades”, comentou. “Estamos pensando em realizar esse aulão a cada 15 dias e tenho certeza de que muitas pessoas vão gostar”, acrescentou.

Texto: Ageu Lima- Estagiário da Secom/ Cabo 
Fotos: João Barbosa 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Ações educativas e culturais marcam Dia Mundial da Água no município

 

Para comemorar o Dia da Água, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, promoveu na manhã desta sexta-feira (22/03), oficinas e palestras voltadas ao assunto. “Águas na Cidade” foi o tema do encontro realizado no Centro Municipal Administrativo (CAM), localizado no bairro da Torrinha. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente e executada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente.

Durante a semana, as secretarias realizaram várias ações educativas no município com o objetivo de conscientizar os estudantes pelo uso racional da água. O evento contou com a participação de escolas da rede municipal, Escola Técnica Regional, servidores púbicos do governo e representantes da Agência Pernambucana de Águas e Clima - (APAC) e da companhia pernambucana de saneamento (Compesa). 

“Hoje é um dia para refletir de que forma estamos fazendo o uso de um bem tão importante que é a água. Estou muito feliz com o engajamento da população”, afirmou o secretário Executivo de Meio Ambiente, Dyego Lins. 

Para o estudante Gabriel Cândido da Silva, 13 anos, da escola municipal Dr. Cláudio Gueiros Leite, momentos como este são importantes e servem para abrir uma janela de discussão com a sociedade. “Não deixa de ser uma aula, pois aqui aprendi a levar os esclarecimentos para minha comunidade”, relatou. Já a estudante de meio ambiente da escola técnica, Gabriele Santos, 23 anos, atividades como essas somam para um futuro cada vez melhor. “Eu fico muito feliz em poder proliferar essas informações no meu bairro, pois é dessa maneira que iremos construir uma sociedade mais limpa”, disse.

Texto- Ageu Lima- Estagiário da Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura recebe Movimento das Mulheres e nega extinção de secretarias





Um grupo de 15 representantes do Movimento das Mulheres do Cabo de Santo Agostinho foi recebido nesta sexta-feira (22/03), no Centro Administrativo Municipal (CAM) da Prefeitura, na Torrinha, pelos secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, e de Governo e Assuntos Estratégicos, Ian Karlo. Durante a reunião, os secretários informaram que, ao contrário do que foi divulgado nas redes sociais e emissoras de rádio, a Secretaria Executiva da Mulher não será extinta. Também asseguraram que a Secretaria da Mulher e outras pastas, por contenção de despesas com pessoal, passam temporariamente por adequações e acomodações administrativas.

O secretário Lusivan Oliveira explicou, em nome do prefeito Vado da Farmácia, que o Brasil está passando por uma crise financeira que vem afetando os municípios, devido à redução de repasses de recursos do Governo Federal. “Estamos fazendo pequenas adequações administrativas por um curto período, para que o município consiga cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois não pode gastar mais de 54% da receita com a folha de pessoal. Assim que melhorarmos nossos números e a arrecadação do município voltar a crescer, tudo voltará à normalidade”, disse ele, destacando que o prefeito Vado sempre foi e continua sendo sensível às causas das mulheres.

Ainda de acordo com Lusivan, provisoriamente, a Secretaria Executiva da Mulher será administrada pela Secretaria de Programas Sociais, enquanto a Secretaria de Saúde responderá pela Secretaria Executiva de Combate às Drogas. Já a de Coordenação Regional e Serviços Públicos está vinculada à pasta de Limpeza Pública, e a Secretaria de Assuntos Estratégicos responderá também pela pasta de Governo. A previsão é de que essas alterações devem durar 90 dias.

A coordenadora geral do Centro das Mulheres do Cabo, Nivete Azevedo, apontou algumas preocupações e fez questionamentos sobre manutenção das políticas públicas para mulheres, conquistadas no município, pelo gênero, depois de muitas lutas. “Estamos aqui para garantir o espaço das mulheres do Cabo na discussão de políticas e efetivação dos direitos”, relatou. “A Secretaria da Mulher é uma conquista. Há anos lutamos por essa bandeira de luta com base nas relações de gênero e que trouxe muitas conquistas para as mulheres cabenses”, argumentou a coordenadora Administrativa do Centro das Mulheres, Cida Santos.Na ocasião, Nivete Azevedo entregou uma carta com algumas revindicações.

Ao finalizar, o secretário Lusivan Oliveira ainda assegurou que as políticas públicas para as mulheres continuarão a serem desenvolvidas e as ações seguirão normalmente. Segundo ele, a Prefeitura dará todo apoio necessário ao movimento, reconhecendo o espaço e a atenção que deve ser dispensada ao gênero.

Texto: Loyane Farias- Secom/Cabo 
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 21 de março de 2013

Projeto Hydros premia dois alunos de escolas públicas do município





Foi com muita emoção que dois alunos da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho foram premiados na tarde dessa quarta-feira (20/03), por terem sido os grandes vencedores do Projeto Hydros. Os estudantes Fabiana Maria da Silva, Mayan Viana Silva e Thiago Mendes participaram do concurso no segundo semestre de 2012, que teve como tema principal a Água. A premiação foi entregue no Auditório Luiz Alves Lacerda, localizado no Loteamento Garapu. O projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes de todo o país pelo uso racional da água. A iniciativa é da empresa Mexichem Brasil (detentora das marcas Amanco, Bidim e Plastubos), e, no município, conta com o apoio da Prefeitura.

Na abertura do evento, estudantes do município puderam mostrar seus talentos com um canto coral, que emocionou a todos os presentes. Também foram realizadas apresentações de cordel e música, relativas ao tema. Os representantes da empresa aproveitaram a ocasião para o pré-lançamento do projeto Hydros 2013 no município, com o intuito de reforçar seu objetivo de contemplar um público amplo e diversificado e promover a disseminação do conceito de preservação da água. 

“Ter como vencedor do prêmio nacional o aluno de uma escola da rede municipal de ensino significa saber que cumprimos a tarefa que nos foi confiada nesta parceria com o Grupo Mexichem (Amanco)”, afirmou o coordenador de Arte e Cultura da Secretaria de Educação do município, Neuton Lima. “A importância desse trabalho se deu pelo fato de que o aluno percebeu que ideia de economizar água hoje depende de mudanças comportamentais”, acrescentou. O assessor da Secretaria de Educação do Cabo, Ronaldo Santos, destacou o empenho e a dedicação das escolas públicas. “Essa premiação vem mostrar mais uma vez a sensibilidade do prefeito José Ivaldo (Vado) com as nossas crianças”, comentou. 

Mayan Viana Silva (12 anos) e Thiago Mendes (13), da escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, de Garapu, venceram o concurso na categoria nacional. Eles receberam um notebook (cada um) e a escola recebeu uma câmera digital. “Há sempre uma esperança de sairmos vitoriosos em uma disputa desse porte. Estou muito feliz de receber este prêmio, que eu dedico a Deus, aos meus familiares e à minha professora", disse o estudante Mayan Viana Silva. “Este computador vai muito me ajudar nos trabalhos da escola, foi um ótimo premio”, pontuou. 

A estudante Fabiana Maria da Silva, 14 anos, da Escola Laura Rodrigues, de Pontezinha, ganhou o concurso na categoria municipal e recebeu uma câmera digital. Ela destacou a importância da conscientização de morar em um planeta mais sustentável. “Esse é um assunto muito significativo, que precisamos debater com toda a sociedade. É necessário que essa transformação venha de nós”, disse. 

Patrícia Barreros, gerente de Marketing e Comunicação da Mexichem Brasil, pontou a inquietação em trabalhar questões tão importantes como esta. “Nós que fazemos parte desse grupo temos a preocupação em transformar junto a essa nova geração um planeta cada vez mais sustentável e melhor”, disse. “Estamos felizes em com essa realização, pois sabemos que tudo que eles aprenderam nessa busca do conhecimento irão levar para o resto da vida”, explicou o gerente da empresa Amanco Suape. 

CONCURSO – Algumas escolas que receberam o Projeto Hydros no ano passado serão convidadas a participar do concurso “Água em Um Minuto”, em que os alunos produzirão vídeos sobre o uso consciente dos recursos hídricos. Os melhores materiais serão premiados e servirão de inspiração para o Projeto em 2014. 


Texto e fotos: Ageu Lima - Estagiário da Secom/Cabo

Prefeitura inicia mutirão de limpeza na PE-60 para revitalizar a área





A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início nesta quinta-feira (21/03) a um grande mutirão de limpeza em toda a PE-60 e vias locais. Os serviços de manutenção pretendem dar um novo visual à rodovia, que está recebendo trabalho de limpeza, desobstrução de canaletas e galerias para drenagem de águas pluviais, capinação, poda e ainda paisagismo com o plantio de plantas espirradeiras. A iniciativa é da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos.

Os serviços devem encerrar no final de semana, mas esta revitalização irá se estender também para as praças de toda cidade. “Além de manter a cidade limpa, uma das nossas preocupações é implantar o paisagismo nas praças, melhorando a paisagem dos espaços urbanos”, relatou o secretário, José Maria Pinheiro de Castro.

De acordo com o gerente de Limpeza Pública, Francisco Dutra, aproximadamente 65 pessoas estão atuando nesta mobilização, que conta ainda com três caminhões, sendo um de hidrojateamento, que realiza limpeza das caixas de esgoto. O proprietário de uma panificadora que fica às margens da PE-60, Moacir Jerônimo da Silva, 64, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Estamos sempre vendo homens realizando serviços de limpeza, mas estava mesmo precisando podar algumas plantas que estavam prejudicando a visibilidade dos motoristas que trafegam por aqui”, avaliou.

Texto: Loyane Farias- Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Guarda Municipal do Cabo é a primeira do Estado a ter acesso à Rede Infoseg



A Guarda Municipal (GM) do Cabo de Santo Agostinho é a primeira do Estado de Pernambuco a ter autorização para utilizar a Rede Infoseg, que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, disponibilizados através da Internet. O acesso já está disponível para a GM, que conta agora com mais uma ferramenta para melhorar ainda mais o desempenho das funções de fiscalização de trânsito e guarda do patrimônio público. O benefício foi obtido através de um convênio entre o município e o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

A Rede Infoseg será operada pelo Comando da Guarda e pelo setor de Trânsito e Transporte da Secretaria de Defesa Social do município, que terão auxílio obtendo informações detalhadas do investigado, como processos, inquéritos, mandados de prisão, dados sobre armas, veículos, condutores, entre outros. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Paulo Farias, o acesso a este sistema é um avanço para a GM. “Vai nos auxiliar principalmente na área de trânsito, possibilitando os guardas de realizarem consultas da situação de veículos e do próprio condutor na verificação de pendências com a justiça”, informou.

Nos casos dos veículos que tiverem qualquer tipo de restrição de documentação, furto ou roubo o veículo é retido para regularização ou apreendido para devolução do seu real proprietário. Já se o condutor houver pendências com a justiça, a polícia é acionada para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Para o secretário de Defesa Social, Genilson Caetano, essa conquista só demonstra o reconhecimento do bom trabalho que vem sendo desempenhado pela Guarda Municipal, já que para ter acesso à Infoseg a Guarda teve que atender vários requisitos. “Criamos uma Corregedoria e uma Ouvidoria que está em pleno funcionamento, implantamos o plano de cargos e carreiras e os profissionais que vão ter acesso ao sistema passaram por uma avaliação, pois não poderiam ter nenhum processo criminal”, ressaltou.

Texto e fotos: Loyane Farias – Secom/Cabo

quarta-feira, 20 de março de 2013

Empossados os novos presidentes dos conselhos fiscal e administrativo do CaboPrev




Foram empossados, na tarde desta quarta-feira (20/03), os novos presidentes dos conselhos fiscal e administrativo do Instituto de Previdência Social do Cabo de Santo Agostinho (CaboPrev). A solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e contou com a participação dos gerentes da Caixa Econômica Federal, Jair Raupp e Jefferson Albuquerque, e de representantes do Sindicato dos Trabalhares do Cabo (Sintrac).

A solenidade foi iniciada com uma palestra sobre o tema “Projeções de aposentadoria e avaliação do Calculo Atuarial”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cícero Dias. Após a palestra, o técnico do Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal (CESPAM) - empresa que é responsável pela Consultoria e Assessoria da Contabilidade e Finanças Públicas da Prefeitura - Andrews Vasconcelos, falou sobre o demonstrativo de execução da receita e despesa do exercício de 2012.

Foram empossados conforme a Lei Municipal 2.273/05 e o Decreto nº 1080/2013, Joelson Barbosa de Oliveira como presidente do Conselho Administrativo, e Rosete José de Santana, como presidente do Conselho Fiscal. O regimento determina que seja de responsabilidade dos presidentes convocar e presidir reuniões, pautar os conselheiros nos assuntos deste regimento, orientando e solucionando os trabalhos de acordo com a lei, supervisionando o conselho juntamente com o gestor previdenciário, entre outros.

De acordo com a diretora-presidente do CaboPrev, Célia Verônica Emídio, o evento também teve o intuito de apresentar a prestação de contas do exercício de 2012, perante o Conselho administrativo e Fiscal da Previdência do Cabo. “Apresentamos os resultados da avaliação do calculo atuarial, que serve de instrumento norteador da boa prática de gestão previdenciária, denotando assim a gestão compartilhada com os servidores representados respectivamente pelos seus parceiros”, destacou. “Agradecemos o apoio e empenho do prefeito José Ivaldo (Vado), de sempre lutar junto à instituição para a melhora da previdência no município”, finalizou.

Texto: Giorgio Bruno – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeito Vado toma posse como presidente da Junta Militar




O Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José Ivaldo (Vado), tomou posse, nesta quarta-feira (20/03), como presidente da Junta Militar do município. O ato confirma o compromisso do governo municipal em direcionar esforços para o exercício da cidadania e engrandecimento da Pátria. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha e reuniu diversas autoridades municipais, religiosas e das polícias Civil e Militar. A vice-prefeita Edna Gomes também prestigiou a cerimônia.

A abertura foi marcada pela execução do hino nacional e, em seguida, em frente à bandeira do Brasil, o prefeito Vado fez o juramento e assinou, na presença do 1º tenente Valmir Bialva e do delegado do Serviço Militar do Cabo, tenente Antônio Hilário, o termo de posse do cargo.

“Este é um momento muito importante para o nosso município. é uma honra estar aqui nesta manhã assumindo esse compromisso com a Junta Militar. Quero dizer que estarei pronto para auxiliar no que for preciso, cumprindo com o nosso papel que é garantir o direito das pessoas do sexo masculino de estar regular com o serviço militar e, quem sabe, poder ingressar neste órgão para defender à nação brasileira”, ressaltou o prefeito Vado.

O delegado Antônio Hilário destacou a importância do prefeito de assumir efetivamente a presidência da Junta Militar, o que é uma atribuição correspondente ao município instituída na Lei 4.375 de 17 de agosto o de 1964. “O Cabo é um dos municípios mais importantes na Região Metropolitana e, para garantir o pleno exercício da cidadania, os moradores precisam estar em dia com as obrigações militares”, relatou. “Agradeço o apoio e a atenção que a Prefeitura do Cabo tem prestado à Junta e que tem nos ajudado a cumprir esse serviço que é tão significativo para o município , sobretudo, para os jovens”, concluiu.

Para o secretário de Defesa Social do município, Genilson Caetano, assumir a presidência da Junta Militar só vem reafirmar o compromisso do prefeito Vado e a boa parceria que existe com o Exército Brasileiro. “Certamente, esse elo que foi criado irá render bons frutos na área profissional e de segurança”, informou.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeito Vado acompanha andamento de obras no Alto dos Índios


O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José Ivaldo (Vado), esteve nessa terça-feira (19/03) na comunidade Alto dos Índios, situada no distrito de Ponte dos Carvalhos. O motivo da visita foi acompanhar o andamento de um grande conjunto de obras de urbanização que está sendo realizado na localidade e que vai trazer mais mobilidade e segurança para a população. Uma parte da intervenção está sendo executada através de um convênio com o Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a outra através do Ministério do Turismo.

Saneamento básico, pavimentação de diversas ruas, construção de escadarias e muros de arrimo para proteção de casas contra queda de barreiras e encostas são algumas das benfeitorias que estão sendo implantadas na área. Além disso, a entrada da comunidade irá passar por uma reestruturação em um trecho de 500 metros de extensão que vai da entrada da Avenida Miguel Arraes até próximo à agência da Caixa Econômica. O lugar vai ganhar área de lazer, com brinquedos, bancos, iluminação e uma pista de cooper.

“Nós estamos visitando importantes obras que vão trazer muitos benefícios para os moradores do Alto dos Índios e a presença do Executivo Municipal é muito importante para dar andamento a estes serviços. É justamente em visitas como essas que identificamos as pendências e procuramos resolvê-las o mais rápido, livrando a burocracia e dando mais celeridade à entrega”, revelou o prefeito José Ivaldo (Vado).

Esta é uma obra muito significativa para a comunidade e vem finalizar o processo de urbanização do Loteamento Ilha. “Já passamos pelas comunidades da Ilha do Maruim, Chiado do Rato e agora o Alto dos Índios, que terá 100% das ruas pavimentadas. Além disso, esta é uma área de encostas que é bastante prejudicada no período das chuvas e esse conjunto de obras vai trazer mais mobilidade e segurança para os moradores”, informou o secretário de Infraestrutura, Oswaldo Vieira. O secretário de Obras Públicas do município, Osman Beltrão, também acompanhou a visita.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Praça da Juventude na Cohab é vistoriada pelo prefeito Vado




Para garantir que a população do Cabo de Santo Agostinho receba a Praça da Juventude, situada na Cohab, de forma adequada e em perfeitas condições de uso, o prefeito José Ivaldo (Vado) esteve nessa terça-feira (19/03) no equipamento. Acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Oswaldo Vieira e de Obras Públicas, Osman Beltrão, o representante do Executivo percorreu toda a área da praça e conversou com moradores, que já estão fazendo uso de parte do espaço.

O prefeito Vado destacou a importância de poder estar concluindo a obra que teve início na gestão do prefeito Lula Cabral, onde ele era vice-prefeito. “Agora como prefeito, fico muito feliz em poder estar aqui ouvindo a comunidade para que sejam feitas as adequações necessárias para que as pessoas possam desenvolver atividades físicas, esportivas e de lazer contribuindo para melhoria do bem estar da população”, relatou.

A praça conta com uma pista de Cooper de 900 m² rodeada de área verde preservada, quadra de vôlei de praia e dois campos de futebol com arquibancadas. Além disso, a área ainda possui um equipamento de 325m², que vai oferecer um espaço coberto de convivência com espaço para ginástica, sala de administração, sala de reunião e ainda três banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência. Todos os espaços contam com iluminação pública apropriada. A obra foi executada com recursos próprios, mas para garantir um melhor aproveitamento dos espaços a prefeitura está estudando a possibilidade de firmar um convênio com o Ministério dos Esportes para a construção de uma quadra poliesportiva coberta, em um dos campos que já existe no local.

Para o secretário Oswaldo Vieira, a iniciativa do prefeito de visitar o local antes de inaugurar é bastante coerente. “Esta é a preocupação de um gestor que visualiza todas as operações que precisam ser realizadas em um equipamento grande como este e deseja que a comunidade assuma e aproveite a praça em toda sua plenitude”, ressaltou.

“Com uma estrutura excelente e um ambiente agradável é aqui que estou curtindo minhas férias todas as tardes, fazendo caminhadas e trazendo meu filho para aproveitar os outros espaços”, comemorou o técnico de materiais, Marcelo Santana, 33, morador da localidade há 30. Já Josinaldo de Oliveira, 30, também morador da Cohab, aprovou mesmo foi o campo de futebol, que usa diariamente para jogar com um grupo de amigos.” A área é muito boa e estamos aqui de domingo a domingo praticando esportes”, festejou. A nova estrutura fica próxima ao Centro de Artesanato Wilson Campos Júnior e da PE-60 e vai melhorar o cenário urbano e paisagístico da área, proporcionando lazer, esporte e entretenimento para os moradores da localidade. A previsão de inauguração da praça está prevista para o mês de abril.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 19 de março de 2013

Tradicional Paixão da Ponte acontece nos dias 28 e 29 deste mês


Com uma linguagem diferenciada, a tradicional Paixão da Ponte, encenada no Cabo de Santo Agostinho, será realizada nos dias 28 e 29 deste mês. Este ano, o espetáculo contará com 40 atores, 50 figurantes e oito cenários, e será montado no Centro Social Urbano (CSU) do distrito de Ponte dos Carvalhos, a partir das 20h. A peça, que remonta a história de vida, morte e ressurreição de Jesus utilizando um texto revolucionário, é realizada pela Sociedade Teatral e Cultural Nação do Divino, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Fundarpe e Secretaria Estadual de Cultura. A entrada é gratuita.

De acordo com o diretor do espetáculo, Wedson Gomes, o espetáculo tem um diferencial por partir de um texto adaptado de Dom Hélder Câmara e Padre Geraldo Leite Bastos. No lugar das tradicionais mensagens bíblicas do calvário, a peça, que surgiu nos anos 50, faz uma crítica às injustiças presentes no cotidiano da população. Em alguns momentos, são feitas comparações entre a realidade social com a vida de Cristo. Nos anos 70, o espetáculo foi censurado pelo Governo Militar, sendo reativado só em 1988.

Além do texto, outro ponto que chama a atenção e encanta o público é a formação do elenco. Todos são voluntários e moradores do Cabo. “Também não fazemos distinção quanto à religião. Católicos e evangélicos participam do espetáculo”, frisou o diretor. “Pessoas de 2 a 68 anos participam da Paixão da Ponte, e isso é muito gratificante para nós. O envolvimento da plateia também é muito importante”, comentou.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Ponte dos Carvalhos é beneficiado com limpeza do canal do Caçari



Dando continuidade ao grande mutirão de limpeza dos principais canais da cidade, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou a retirada do lixo e entulho do canal da comunidade do Caçari, situada no distrito de Ponte dos Carvalhos. O objetivo da ação é facilitar o escoamento das águas como medida preventiva para o inverno. A ação está sendo executada pela Secretaria Executiva de Limpeza Pública. 

De acordo com o coordenador de Limpeza da Gerência Regional 3, Marcos Antônio do Monte, o canal do Caçari possui 2.930 metros de extensão. O secretário Executivo de Limpeza Pública, José Maria Pinheiro de Castro, destacou a importância desta ação para os moradores de Caçari. “Nós da prefeitura temos o dever de contemplar esta comunidade, para que ela possa ter um pouco de tranquilidade durante o período chuvoso”, ressaltou. "Esta iniciativa é uma determinação do prefeito José Ivaldo (Vado), que está beneficiando os principais canais da cidade”, completou.

Para a dona de casa Maria das Graças da Silva, 37, que mora na localidade há 12 anos, a limpeza do canal vai beneficiar a todos os moradores e aliviar os problemas que aparecem no inverno. “Estou muito feliz, pois todos os anos sofríamos no período de chuva com o transbordamento do canal. Com esta limpeza tanto eu como meus vizinhos ficamos mais tranquilos”, disse.

Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo 
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 18 de março de 2013

Rotary Club apresenta à prefeitura proposta de projeto de energia renovável



A fim de contribuir para tornar o Cabo de Santo Agostinho mais sustentável, representantes do Rotary Club do município se reuniram nesta segunda-feira (18/03) com o secretário Municipal de Assuntos Estratégicos, Ian Karlo. O encontro aconteceu na sede administrativa da Prefeitura, situada no Centro.

A presidente do Rotary Club Cabo, Vera Lúcia da Rocha, apresentou uma proposta de elaboração de um projeto de energia renovável no município, tendo em vista o progresso e desenvolvimento que a região está vivenciando e que poderá vir a trazer alguns prejuízos ambientais, econômicos e sociais. Dentro da proposta, foram inseridas algumas sugestões, como uso da energia solar.

Para o secretário Ian Karlo, este é um assunto atual e que merece a devida atenção. ”Vamos encaminhar a proposta para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e se for viável para o município e for trazer benefícios, contribuindo para a qualidade de vida da população, tenho certeza que o prefeito José Ivaldo (Vado) não medirá esforços para tornar essa proposta realidade”, destacou.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa