quarta-feira, 13 de março de 2013

Município entrega ao IFPE escritura definitiva de área para construção de campus




O Cabo de Santo Agostinho ganhou mais um grande investimento voltado à educação do município. É que o prefeito José Ivaldo (Vado) entregou oficialmente ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), nesta quarta-feira (13/03) a escritura definitiva do terreno que abrigará, em breve, um campus da unidade de ensino no município. O ato aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM) e reuniu representantes da instituição e autoridades municipais. Com a entrega, o IFPE passa a ser o legítimo proprietário da área.

O campus será erguido em um terreno de 14,2 hectares, localizado na primeira cidade planejada do Estado, o Convida Suape. A previsão é de que o equipamento comece a funcionar no início de 2015, inicialmente com três cursos. 

Na ocasião, o prefeito Vado ressaltou a importância da implantação desta unidade de ensino no Cabo. “Ter um campus do Instituto Federal no nosso município é uma honra, uma conquista para todos os cabenses. Com ele, a população poderá se qualificar cada vez mais”, comemorou. 

“A chegada de um campus do IFPE significa desenvolvimento para a cidade. O Cabo já é beneficiado com o campus de Ipojuca, onde metade dos alunos é do município. Agora, com esta nova unidade, ele vai ser ainda mais transformado”, ressaltou a reitora do IFPE, Cláudia Sansil, que estava acompanhada de um dos representantes da comissão de extensão do instituto, professor Daniel Assunção. “É um grande presente para os jovens do Cabo, e é muito gratificante para nós o fechamento desse ciclo documental”, frisou ela. A reitora também aproveitou o momento para parabenizar o prefeito por sua eleição e entregar um portfólio do IFPE.

“O Cabo só tem a agradecer ao Instituto pela implantação deste campus, pois a educação é um dos maiores caminhos para o desenvolvimento. Estaremos à disposição do IFPE para parcerias que qualifiquem cada vez mais nossos jovens”, destacou o secretário municipal de Educação, Elias Santos.

CURSOS – O campus do IFPE no Cabo iniciará com três cursos, de acordo com Cláudia Sansil. Os perfis dos cursos serão escolhidos através de audiências públicas e pesquisa de mercado, que vão definir as áreas de maior necessidade e visando as demandas do Complexo Industrial Portuário de Suape. Antes da inauguração do campus, o Cabo receberá um núcleo de extensão do IFPE, com a oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que deverão ser ministrados em escolas municipais através de mais uma parceria com prefeitura. 

Também participaram do ato hoje secretários municipais e o líder do Governo na Câmara Municipal de Vereadores, José Feliciano (Cianinho).

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário