O município do Cabo de Santo Agostinho vai abrigar em breve o Centro de Referência Esportiva de Pernambuco. O processo para a implantação do equipamento foi discutido na manhã desta quarta-feira (27/03), entre o prefeito Vado da Farmácia, a Petrobras (idealizadora do projeto) e os institutos Pró-Cidadania e Esporte e Educação, organizadores do centro na região. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha.
No encontro, foram discutidos os espaços públicos que podem ser sede do projeto, cujo objetivo é oferecer a 600 crianças e adolescentes do município cadastrados no Programa Bolsa Família, atividades esportivas, divididas em nove modalidades (basquete, vôlei, futebol de campo, futsal, handebol, taekwondo, box, jogos recreativos, natação). Também serão oferecidas capacitações a professores dos oito municípios pertencentes ao Território Estratégico de Suape (Cabo, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Escada, Sirinhaém, Rio Formoso e Ribeirão).
A coordenadora do Programa Esporte e Cidadania da Petrobras, Gabriela Peixinho, destacou o grande interesse da empresa em instalar o centro no Cabo. “Nosso objetivo é que o Cabo seja um polo disseminador, de referência no esporte e inclusão social”, frisou ela. A expectativa da Petrobras é lançar o projeto no final do mês de maio.
“Eu e minha equipe faremos o possível para adequar nossos espaços para que o Cabo seja sede do Centro de Referência Esportiva de Pernambuco, que vai beneficiar 600 crianças e adolescentes e ainda vai oferecer capacitações a professores da região”, declarou o prefeito Vado.
Também participaram da reunião os representantes do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania (Petronio Tavares, presidente do Instituto; e Thyago Santos, coordenador geral do Centro de Referência Esportiva de PE) e do Instituto Esporte e Educação (Ana Moser, ex-jogadora de vôlei; e Luciana Pires), e Antônio Carrara, gerente de Responsabilidade Social da Petrobras.
Representando o município, estavam os secretários Ian Karlo (Governo e Assuntos Estratégicos), Ronaldo Santos (Programas Sociais), Rinaldo da Costa (Cultura e Esportes) e Elias Santos (Educação), além do gerente de Esportes, Lula do Vôlei.
SAIBA MAIS - O Centro de Referência Esportiva tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e qualificação das práticas de esporte para crianças e adolescentes, através de parcerias entre a Petrobras, o Poder Público e a Sociedade Civil. Nele, serão oferecidas atividades esportivas socioeducativas regulares para alunos entre 04 e 18 anos. Três centros (No Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas) já foram implantados no país.
Texto: Raíza Muniz – Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário