Um grupo de 15 representantes do Movimento das Mulheres do Cabo de Santo Agostinho foi recebido nesta sexta-feira (22/03), no Centro Administrativo Municipal (CAM) da Prefeitura, na Torrinha, pelos secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, e de Governo e Assuntos Estratégicos, Ian Karlo. Durante a reunião, os secretários informaram que, ao contrário do que foi divulgado nas redes sociais e emissoras de rádio, a Secretaria Executiva da Mulher não será extinta. Também asseguraram que a Secretaria da Mulher e outras pastas, por contenção de despesas com pessoal, passam temporariamente por adequações e acomodações administrativas.
O secretário Lusivan Oliveira explicou, em nome do prefeito Vado da Farmácia, que o Brasil está passando por uma crise financeira que vem afetando os municípios, devido à redução de repasses de recursos do Governo Federal. “Estamos fazendo pequenas adequações administrativas por um curto período, para que o município consiga cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois não pode gastar mais de 54% da receita com a folha de pessoal. Assim que melhorarmos nossos números e a arrecadação do município voltar a crescer, tudo voltará à normalidade”, disse ele, destacando que o prefeito Vado sempre foi e continua sendo sensível às causas das mulheres.
Ainda de acordo com Lusivan, provisoriamente, a Secretaria Executiva da Mulher será administrada pela Secretaria de Programas Sociais, enquanto a Secretaria de Saúde responderá pela Secretaria Executiva de Combate às Drogas. Já a de Coordenação Regional e Serviços Públicos está vinculada à pasta de Limpeza Pública, e a Secretaria de Assuntos Estratégicos responderá também pela pasta de Governo. A previsão é de que essas alterações devem durar 90 dias.
A coordenadora geral do Centro das Mulheres do Cabo, Nivete Azevedo, apontou algumas preocupações e fez questionamentos sobre manutenção das políticas públicas para mulheres, conquistadas no município, pelo gênero, depois de muitas lutas. “Estamos aqui para garantir o espaço das mulheres do Cabo na discussão de políticas e efetivação dos direitos”, relatou. “A Secretaria da Mulher é uma conquista. Há anos lutamos por essa bandeira de luta com base nas relações de gênero e que trouxe muitas conquistas para as mulheres cabenses”, argumentou a coordenadora Administrativa do Centro das Mulheres, Cida Santos.Na ocasião, Nivete Azevedo entregou uma carta com algumas revindicações.
Ao finalizar, o secretário Lusivan Oliveira ainda assegurou que as políticas públicas para as mulheres continuarão a serem desenvolvidas e as ações seguirão normalmente. Segundo ele, a Prefeitura dará todo apoio necessário ao movimento, reconhecendo o espaço e a atenção que deve ser dispensada ao gênero.
Texto: Loyane Farias- Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário