Foi com muita emoção que dois alunos da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho foram premiados na tarde dessa quarta-feira (20/03), por terem sido os grandes vencedores do Projeto Hydros. Os estudantes Fabiana Maria da Silva, Mayan Viana Silva e Thiago Mendes participaram do concurso no segundo semestre de 2012, que teve como tema principal a Água. A premiação foi entregue no Auditório Luiz Alves Lacerda, localizado no Loteamento Garapu. O projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes de todo o país pelo uso racional da água. A iniciativa é da empresa Mexichem Brasil (detentora das marcas Amanco, Bidim e Plastubos), e, no município, conta com o apoio da Prefeitura.
Na abertura do evento, estudantes do município puderam mostrar seus talentos com um canto coral, que emocionou a todos os presentes. Também foram realizadas apresentações de cordel e música, relativas ao tema. Os representantes da empresa aproveitaram a ocasião para o pré-lançamento do projeto Hydros 2013 no município, com o intuito de reforçar seu objetivo de contemplar um público amplo e diversificado e promover a disseminação do conceito de preservação da água.
“Ter como vencedor do prêmio nacional o aluno de uma escola da rede municipal de ensino significa saber que cumprimos a tarefa que nos foi confiada nesta parceria com o Grupo Mexichem (Amanco)”, afirmou o coordenador de Arte e Cultura da Secretaria de Educação do município, Neuton Lima. “A importância desse trabalho se deu pelo fato de que o aluno percebeu que ideia de economizar água hoje depende de mudanças comportamentais”, acrescentou. O assessor da Secretaria de Educação do Cabo, Ronaldo Santos, destacou o empenho e a dedicação das escolas públicas. “Essa premiação vem mostrar mais uma vez a sensibilidade do prefeito José Ivaldo (Vado) com as nossas crianças”, comentou.
Mayan Viana Silva (12 anos) e Thiago Mendes (13), da escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, de Garapu, venceram o concurso na categoria nacional. Eles receberam um notebook (cada um) e a escola recebeu uma câmera digital. “Há sempre uma esperança de sairmos vitoriosos em uma disputa desse porte. Estou muito feliz de receber este prêmio, que eu dedico a Deus, aos meus familiares e à minha professora", disse o estudante Mayan Viana Silva. “Este computador vai muito me ajudar nos trabalhos da escola, foi um ótimo premio”, pontuou.
A estudante Fabiana Maria da Silva, 14 anos, da Escola Laura Rodrigues, de Pontezinha, ganhou o concurso na categoria municipal e recebeu uma câmera digital. Ela destacou a importância da conscientização de morar em um planeta mais sustentável. “Esse é um assunto muito significativo, que precisamos debater com toda a sociedade. É necessário que essa transformação venha de nós”, disse.
Patrícia Barreros, gerente de Marketing e Comunicação da Mexichem Brasil, pontou a inquietação em trabalhar questões tão importantes como esta. “Nós que fazemos parte desse grupo temos a preocupação em transformar junto a essa nova geração um planeta cada vez mais sustentável e melhor”, disse. “Estamos felizes em com essa realização, pois sabemos que tudo que eles aprenderam nessa busca do conhecimento irão levar para o resto da vida”, explicou o gerente da empresa Amanco Suape.
CONCURSO – Algumas escolas que receberam o Projeto Hydros no ano passado serão convidadas a participar do concurso “Água em Um Minuto”, em que os alunos produzirão vídeos sobre o uso consciente dos recursos hídricos. Os melhores materiais serão premiados e servirão de inspiração para o Projeto em 2014.
Texto e fotos: Ageu Lima - Estagiário da Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário