terça-feira, 5 de março de 2013

Simepe e prefeito Vado discutem melhorias na assistência ao parto no município



Representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) estiveram nesta terça-feira (05/03) com o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia. O motivo principal da reunião foi discutir com o novo gestor melhorias na assistência aos partos no município. O encontro aconteceu no próprio gabinete, localizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Torrinha, e serviu também para expor algumas revindicações para a classe médica.

Durante o encontro, a secretária Geral do Simepe, Cláudia Beatriz, destacou que a situação algumas maternidades em Pernambuco está crítica e que muitas vezes as mulheres peregrinam de municípios em municípios em busca de um espaço para realizarem o parto. “Nós temos que reconhecer que a prefeitura do Cabo já iniciou o ano com algumas reformas e a Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos em Ponte dos Carvalhos é uma das contempladas”, pontuou. A secretária aproveitou a ocasião também para fazer algumas revindicações, entre elas mais segurança para os médicos plantonistas e o plano de cargos e carreiras.

O prefeito Vado da Farmácia agradeceu a presença dos representantes dos médicos e ressaltou a importância da classe para o município. “Estamos articulando parcerias, inclusive com o Governo do Estado, para proporcionar mais segurança aos médicos e assim garantir um melhor atendimento no nosso sistema de saúde”, declarou ele. “Além disso, a minha determinação é que as áreas mais críticas de segurança tenham no mínimo dois guardas por plantão”, completou.

De acordo com o secretário de Saúde, Luís Lima, está sendo feito um mapeamento na área de saúde, que será trabalhada em cima de quatro pilares, recursos humanos, logística, segurança e transporte inter-hospitalar. “Estamos trabalhando para uma melhor otimização e utilização dos recursos públicos na área da Saúde, implantação de um sistema de controle da produtividade médica e bom relacionamento com profissionais de saúde. Nosso objetivo é oferecer condições necessárias para que os servidores trabalhem de forma organizada e satisfatória”, ressaltou.

O Simepe estará visitando um total de dez municípios que prestam assistência ao parto para discutir pontos que venham melhorar o atendimento na área hospitalar materno infantil de Pernambuco. Também participaram da reunião os secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, de Administração, Paulino Valério, de Defesa Social, Genilson Caetano, a gerente de Atenção à Saúde, Juliana Vieira e os diretores do Simepe, Malu David e Adilson Morato.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Um comentário: