terça-feira, 12 de março de 2013

Prefeito recebe representantes da Cooperativa dos Mototaxistas do Cabo



O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José Ivaldo (Vado), recebeu na manhã desta terça-feira (12/03) em seu gabinete representantes da Cooperativa dos Mototaxistas (Coopermoto – Cabo). A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro da Torrinha, e teve o objetivo de levantar junto ao governo algumas reivindicações da categoria.

“É com muita satisfação que hoje recebo vocês aqui em meu gabinete. As portas sempre estarão abertas para conversamos e juntos firmarmos cada vez mais nossa parceria, para que todos saiam satisfeitos”, relatou o prefeito.

Durante a reunião, foram abordados vários assuntos. O de maior destaque foi a nova regulamentação dos mototáxis, que define placas de aluguel (vermelhas), coletes e equipamentos de proteção individual (tornozeleiras e cotoveleiras), além de mata-cachorros e corta-pipas. De acordo com o secretário de Defesa Social, Genilson Caetano, ainda este mês serão entregues as primeiras permissões de placas de aluguel. “54 mototaxistas vão ser beneficiados nesse primeiro momento. Com elas, receberão os coletes e serão colocados nos pontos de praças já existentes no município”, explicou.

Outras reivindicações levantadas foram sobre as fiscalizações dos mototáxis, visto que existem muitos que estão circulando na cidade sem estarem legalizados. Por último, os representantes agradeceram ao prefeito pelo terreno doado para a construção da sede da cooperativa. Para o presidente da Coopermoto – Cabo, Aurino Caetano dos Santos, a reunião teve muita importância para todos da categoria. “Sabemos que no início de uma gestão, as coisas acontecem mais devagar, porém o prefeito Vado tem sido um parceiro essencial. Nessa reunião obtivemos êxito e saímos daqui com vários pontos definidos”, declarou.

“Após recebermos as placas e coletes, vamos ter mais segurança para trabalhar e também passar mais conforto para a população que utiliza os nossos serviços”, destacou o mototaxista Edmilson Barbosa dos Santos, 38, que trabalha há 12 anos na categoria.

Também participaram da reunião os secretários de Gestão Pública, Lusivan oliveira; de Assuntos Estratégicos, Ian Karlo e Defesa Social, Genilson Caetano, além do líder do Governo na Câmara dos Vereadores, José Feliciano (Cianinho); e conselheiros da Coopermoto – Cabo.

LEI - O Governo Federal criou a Lei 12.009/2009, que foi regulamentada pelas Resoluções 350 e 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Legislação determina que as prefeituras devem criar leis para regularizar o transporte público de passageiros via mototáxi e estabelece uma série de exigências para os condutores, visando o bem estar e segurança dos clientes.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quem for flagrado realizando transporte irregular será multado em R$ 85,13 e acumula quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ressalte-se aqui que cada município possui Legislação própria, com multas e medidas administrativas que variam de uma cidade para outra. Os condutores devem ter, no mínimo, 21 anos de idade e possuir habilitação na Categoria "A" há, pelo menos, dois anos.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário