sábado, 9 de março de 2013

Caminhada das Mulheres atraiu bom público pelas ruas da cidade nessa quinta-feira




Para comemorar os 103 anos do Dia Internacional da Mulher, centenas de mulheres do Cabo de Santo Agostinho participaram nessa quinta-feira (07/03) de uma grande caminhada. Com o tema “Uma cidade se faz mais igual com garantia de direitos e maior participação das mulheres”, o evento foi animado pela Orquestra 100% Mulher e o Grupo Educart. A iniciativa foi da Secretaria Executiva da Mulher, e contou com o apoio do Sest/Senat e do Senac, além de várias secretarias municipais. Diversas autoridades estiveram presentes no ato, entre elas a vice-prefeita Edna Gomes.

A caminhada saiu da Praça do Jacaré, no Centro, e percorreu diversas ruas animando moradores e comerciantes até o pátio da estação ferroviária. Na ocasião, a vice-prefeita ressaltou que esta ação faz parte do ciclo de comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. “Esta caminhada é uma tradição no nosso município, e é um momento para dizer ‘basta de violência contra a mulher’, pois nós temos o mesmo valor que os homens”, declarou. 

De acordo com a secretária Executiva da Mulher, Micheline Silva, esse ato foi um momento muito importante para as mulheres cabenses. “Estamos comemorando o dia 8 de março, que representa um dia de luta das mulheres que morreram em nome de um ideal. A gestão do prefeito Vado tem o compromisso de garantir as políticas públicas e a cultura da valorização dos direitos do gênero”, enfatizou a secretária.

Para a dona de casa Maria da Paz das Neves Ferreira, 62, que faz parte do grupo Lindart, é fundamental estar reunida com o grupo para lutar pelos direitos na aplicação de políticas públicas mais eficientes, pelo controle da violência contra a mulher e pelo fim do preconceito na sociedade. “Nós mulheres temos que estar nas ruas unidas, lutando por uma vida mais justa e digna, fazendo com que a violência acabe”, disse. “Uma ação como esta faz com que nós mulheres fiquemos sempre juntas e fortes, porque a luta continua”, comentou Jacilene Cabral Paz, 60, do grupo Semente da saúde.

Os grupos de idosos que participaram da atividade foram o Renascer da Esperança, Semente da Saúde, Mensageiros da Paz e Lindart.

Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário