Centenas de pessoas participaram do Bal Masqué, que contou com uma decoração diferenciada, predominando o verde e amarelo. Havia também várias mandalas com fotos de membros de grupos de idosos e de pessoas com deficiência, uma forma de homenagear os segmentos. Trabalhando a inclusão social, a festa foi uma iniciativa da Secretaria de Programas Sociais, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Neste ano, o evento pôde contar com um Camarote da Acessibilidade (em parceria com o Governo do Estado), demonstrando à sociedade a inclusão nos grandes eventos culturais.
De acordo com o secretário Municipal de Programas Sociais, Ronaldo Santos, esta é uma festa de inclusão social que possibilita unir dois segmentos, além da população em geral. “Neste baile, pessoas idosas e pessoas com deficiência se divertem e podem aproveitar para poder brincar com suas famílias com acessibilidade e segurança”, ressaltou.
Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, André Cordeiro, um dos maiores ganhos foi o Camarote da Acessibilidade. “De fato o prefeito Vado tem um olhar sensível para a causa da pessoa com deficiência e esse camarote, que na verdade é da inclusão e socialização, faz com que as pessoas com deficiência participem não só das festividades, mas também de outras atividades”, explicou. A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Glisséria Amorim, destacou que a inclusão é necessária. ‘”Esta é uma forma que o Governo Municipal encontrou de trazer os idosos e as pessoas com deficiência para curtir o carnaval de maneira integrada e diferenciada”, comentou.
O Bal Masqué teve início com o Bloco Lírico Pierrot de São José, entoando as marchinhas de carnaval. Logo em seguida, houve o concurso de Rei e Rainha e da Melhor Máscara de cada segmento. As majestades eleitas do segmento das pessoas com deficiência foram Hamilton Petrônio Dionísio (36, morador de Ponte dos Carvalhos) e Maria José da Silva (51, moradora de Ponte dos Carvalhos). Já o rei e rainha do segmento dos idosos foram Amaro Avelino da Silva (65, Vila Sotave, grupo Renascer) e Maria José dos Santos, (62, moradora de Ponte dos Carvalhos, grupo Renascer). Cada majestade recebeu R$ 1,5 mil.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário