O secretário Executivo de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho, André Morais, conheceu detalhes sobre uma proposta de projeto socioambiental voltado para os municípios que integram o Território Estratégico de Suape. O trabalho, apresentado nesta quinta-feira (27/02), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha, tem ênfase no processo de coleta seletiva, reciclagem e compostagem, voltado para os municípios do entorno de Suape.
A proposta foi apresentada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Ibrades), Sabetai Calderoni, e contou com a presença também de representantes da Petrobras, Secretaria das Cidades do Estado, Embrapa, do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente de São Paulo e cooperativistas de coleta seletiva da região. O trabalho também está sendo exposto aos sete municípios integrantes do Território de Suape. O projeto também está sendo apresentado aos outros sete municípios integrantes do Território de Suape (Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Escada, Rio Formoso, Ribeirão e Sirinhaém).
Dentre as ações propostas pelo projeto estão: trabalhar o composto orgânico, reciclagem de entulhos da construção civil, implantar um programa de coleta seletiva, estações de triagem, parque de compostagem, separação do lixo e gaseificação de resíduos e produção de energia. A fonte de recursos para que este projeto venha a ser realizado ficaria por meio da Petrobras, Prefeituras Municipais, Ministério da Saúde, Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco, PRONAF e emendas parlamentares.
Para André Morais, a importância da aprovação do projeto é de que os resíduos sólidos venham a ser trabalhados por meio da compostagem, gerando maior renda e com isso melhoria na qualidade de vida para as pessoas integrantes das cooperativas de coletas seletivas.
Texto: Erika Freitas – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário