O estudante da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho João Pedro Ferreira da Silva, 12, ganhou uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) – 2013. O aluno está no 8º ano da escola-modelo Professor Manoel Davi Vieira da Costa, situada no distrito de Ponte dos Carvalhos. As seleções da Obmep acontecem por estado, sendo entregues cerca de mil medalhas de bronze em todo o país. O resultado obtido, nesta categoria de premiação, chegou a superar o de várias escolas importantes de Pernambuco e foi divulgado neste mês pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicado (IMPA), realizador do certame.
A competição tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área e é realizada anualmente, em duas fases. Já é a terceira vez que a Escola Municipal Professor Manoel Davi Vieira da Costa participa da disputa. Na edição de 2013, a primeira fase ocorreu em junho, na própria escola, quando os estudantes competiram internamente, por série, ao responder a uma prova enviada de Brasília.
Os melhores classificados passaram para a segunda fase e disputaram com escolas do Estado. Ainda na própria escola, polo de aplicação das provas na regional que abrange o município, João Pedro ficou entre os quinze melhores. A posição o colocou a frente de alunos de escolas como Colégio Militar do Recife, Colégio de Aplicação da UFPE e outras.
O resultado da boa colocação deixou o estudante animado até para participar novamente da olimpíada este ano. “Fiquei muito feliz. Sempre tive habilidade em Matemática e vou ver se consigo me classificar na de 2014”, ressaltou. O professor de matemática e coordenador da Obmep na escola, João Carlos da Silva, destacou o trabalho que é desenvolvido com os alunos. “Incentivar a participação dos alunos em competições como esta, aumenta o interesse do aluno na disciplina e motiva outros a se dedicarem também”, informou.
A família do pequeno talento, que reside na cidade de Jaboatão dos Guararapes e optou por matricular o filho na escola-modelo do Cabo, também falou sobre a conquista. Para o pai de João Pedro, o mecânico Marinaldo da Silva, foi uma surpresa receber a notícia. “É marcante ver que eu tenho um exemplo dentro de casa. Ele me surpreendeu”, disse. Já a mãe do garoto, a dona de casa Érika da Silva, falou com orgulho da habilidade do estudante. “Fiquei muito feliz. Ele sempre gostou e é muito bom em Matemática. E eu avalio que o ensino é ótimo e ele gosta muito da escola”. A irmã Laura Pietra, caçula da família, tem apenas dois anos e já tem dentro de casa um exemplo de superação e dedicação para se inspirar.
Texto: Diego Lós – Ascom da Educação/Cabo
Fotos: Jorge Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário