O ano letivo da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (03/02) com uma solenidade, que reuniu na quadra da escola-modelo Prefeito Eronides Soares, em Pontezinha, professores, coordenadores, dirigentes e toda a equipe pedagógica da rede. O objetivo do evento, promovido pela prefeitura, foi dar as boas vindas ao corpo docente visando motivar ainda mais os profissionais, para que eles se sintam acolhidos e também possam transmitir essa motivação aos alunos. A solenidade contou com a presença do prefeito Vado da Farmácia e de outras autoridades municipais.
O evento teve início com a apresentação de um vídeo com depoimentos de diversas pessoas que formam a comunidade escolar do município, como professores, dirigentes, pais e alunos, sobre as diversas ações desenvolvidas na área da educação em 2013. A temática a ser trabalhada este ano na rede municipal é “Valorização Humana Repensando as Questões Sociais, Étnicas e Culturais”.
Em clima alegria, o prefeito Vado cumprimentou os docentes e ressaltou a satisfação em poder estar dando o ponto de partida para a retomada das aulas da rede municipal. “2013 foi um ano difícil para todos os municípios, mas conseguimos subir degraus e superar obstáculos. Hoje estamos mais fortalecidos e mais maduros para continuarmos juntos na busca por uma educação de qualidade”, destacou.
O secretário de Educação, Elias Santos, fez uma apresentação das conquistas da educação em 2013, entre elas a valorização do professor, recuperação da estrutura física de 20 unidades de ensino, ampliação no quadro de profissionais através de uma seleção simplificada. “Além de todas essas conquistas, também já podemos dizer que em breve os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal vão ter acesso a mais uma ferramenta que vai auxiliar no seu aprendizado, pois acabamos de concluir a licitação para a aquisição de tablets que serão utilizados nas salas de aula”, informou o prefeito Vado.
As metas a serem alcançadas em 2014 também foram pontuadas pelo secretário Elias Santos, como promover um ensino de qualidade e acessível a todos, redução do analfabetismo no município, preparar os alunos para alcançar bons resultados no IDEB, qualificar e ampliar o acesso da oferta da educação às escolas da zona rural e ofertar um ensino em tempo integral de forma gradativa no município. “Nós estamos à disposição de vocês. Fazer educação não é uma tarefa fácil e só vamos conseguir fazer a diferença se todos derem as mãos”, declarou.
“Este é um momento muito importante para nós que fazemos educação. Este também será um ano onde continuaremos lutando pelos direitos dos professores e isso também vai depender da unidade de cada um que está aqui. Desejo um ano de sucesso e paz para todos”, disse a presidente do Sindicato dos Professores do Cabo (Sinpec), Joseilda Barboza.
Outra novidade de 2014 é que a rede vai contar com equipes de monitoramento que vão realizar ações pontuais junto as escolas e também vai contar com uma assessoria de comunicação que vai ajudar na divulgação das ações da secretaria. O vereador Alexandre Guedes também marcou presença no evento e declarou seu apoio ao município e para a área da educação. “Quando for preciso da aprovação de algum projeto que seja de relevância para as famílias cabenses tenham certeza que a casa Vicente Mendes não vai se esquivar”, comentou.
A recém chegada professora da rede municipal, Joselma Valença, da Escola Paulo Freire, em Ponte dos Carvalhos, aprovou o encontro entre os profissionais da área. “Esta é uma forma de unir os saberes, de permitir a interação e a troca de experiências. Isso foi bastante motivador para todos nós”, pontuou. “Essas boas vindas aos professores é muito boa. Podemos interagir melhor com os colegas e ainda ficar por dentro do que a prefeitura está preparando este ano para os profissionais e alunos”, avaliou o professor Josias Gomes da Escola Municipal Vicência Conceição, que está há três anos na rede e se diz muito satisfeito.
A apresentação cultural do poeta Jessier Quirino encerrou o evento e proporcionou aos docentes muita descontração e motivação para que eles possam iniciar o ano letivo bastante inspirados.
Na ocasião o prefeito Vado entregou impressoras e troféus como parte da premiação do Concurso da Educação Fiscal “Um olhar fiscal sobre o município” para as três escolas ganhadoras do certame, as escolas municipais Senador Paulo Guerra (Ponte dos Carvalhos), Ana Maria (Pirapama) e Centro Educacional Infantil (CEI) de Pontezinha. As aulas para os mais de 30 mil alunos da rede municipal iniciam nesta quarta-feira (05/02).
Texto: Loyane Farias –Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário