quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Caminhada alusiva ao Outubro Rosa reuniu centenas de mulheres


A campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, foi encerrada no Cabo de Santo Agostinho nessa quarta-feira (26/10) com uma animada caminhada. Promovida pela Prefeitura Municipal, o evento buscou chamar a atenção da população sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença. Os participantes seguiram do Centro Administrativo Municipal, no bairro da Torrinha, até a Praça 9 de Julho, às margens da PE-60, onde puderam assistir uma palestra sobre o tema e se exercitar em um aulão de zumba.
A aividade foi organizada pelas secretarias de Programas Sociais, Saúde, Juventude e Esportes e da Mulher, e contou com o apoio do SEST/SENAT. Durante todo o mês de outubro, o município recebeu ações voltadas para a conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer de mama, culminando com a caminhada nessa quarta-feira. O gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Programas Sociais, Ricardo Veríssimo, agradeceu a todos os presentes pela participação. “Estou muito feliz em poder estar com todos vocês encerrando essa campanha tão importante que é o Outubro Rosa. Em nome da gestão agradeço a participação de todos. Muito obrigado”, disse.
A coordenadora de Saúde da Mulher, Gisele Paiva, deu orientações sobre o autoexame das mamas, que pode detectar nódulos e anormalidades, servindo de alerta para o diagnóstico da doença. “O câncer tem cura, mas infelizmente muitas vezes já é descoberto em estágio avançado devido ao diagnóstico tardio. Temos o hábito de deixar pra depois. Cuidamos de mães, filhos e companheiros, mas não podemos esquecer de cuidar de nós mesmos e da nossa saúde. Vamos nos cuidar”, enfatizou.
Ao termino da palestra, um aulão de zumba movimentou os participantes da caminhada, que também receberam dicas de alimentação saudável. Para a Dona de casa Lenira Santos, 58 anos, um momento muito importante para conscientizar as pessoas. “Estou achando essa atividade ótima. Eu sempre me cuido e procuro deixar meus exames em dia e é bom que todas as pessoas também façam isso”, avaliou.
A servidora Pública Estherlane Maria, 30 anos, também participou da caminhada e ressaltou a necessidade de falar sobre o assunto. “É necessário nos conscientizarmos sobre a prevenção ao câncer de mama. Este é um momento muito rico, com a participação de muita gente falando sobre esse tema, e o melhor é essa mensagem vai se ampliar e alcançar outras pessoas”, destacou.
Texto: Ascom da SMPROS/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário