A Escola Municipal Professora Maria Thamar, em Enseada dos Corais, litoral do Cabo de Santo Agostinho, foi palco nesta segunda-feira (24/10) de uma “Ação Integrada de Cidadania”. O evento, aberto à comunidade, é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) do Governo do Estado, em parceria com as secretarias de Combate às Drogas, Educação, Saúde e Programas Sociais do município e ONGs da região.
O objetivo da ação de impacto é integrar os principais atores na realização de intervenções no município e combater a violência e o uso de drogas, com ações preventivas e de inclusão social, garantindo assim a divulgação de Programas Sociais, Saúde e rede informal, facilitando o acesso da população às políticas públicas e fortalecendo a atuação da rede sociassistencial, promovendo e gerando renda através de oficinas e venda de produtos, disponibilizando serviços gratuitos para toda a comunidade.
Os serviços disponibilizados foram aferição de pressão; dosagem de glicose; citologia (prevenção ginecológica); teste rápido de HIV e Sífilis; aplicação de flúor; cadastro e orientação quanto a serviços e benefícios ofertados pelo CRAS, CREAS, Bolsa Família, Novo Sentido, Acessuas; emissão do Cartão SUS e da 1° via do RG; orientação sobre Horta Comunitária; oficinas de percussão, capoeira, origami, artesanato, karatê, redução de Danos, prevenção às drogas voltada para o público infantil; roda de conversa: Dialogando com as Famílias sobre Drogas; recreadores e palhaços; corte de cabelo; massagem terapêutica; contação de história; pintura; teatro CRIART; e apresentação do Teatro FÁBRICA com a peça Os 7 Cracks.
Segundo a psicóloga do Programa Atitude e coordenadora do evento, Jaqueline Santos, a importância da ação de impacto é disponibilizar cada vez mais nos territórios espaços de proteção, visando a prevenção social no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. “Essa ação que promovemos, não só fortalece a rede, como também traz para a população a clareza dos serviços que são disponibilizados para ela na região”, destacou.
“Essa ação visa integrar os serviços de todas as secretarias e mais algumas ONGs, em prol da prestação de serviço à comunidade, visando a comunidade de Gaibu que tem notado o aumento no número de usuários de drogas e da violência. Essa ação não só atende a questão de drogas, mas também a questão de saúde e serviços sociais. Estamos trabalhando em conjunto com o Governo do Estado para que essa prática seja constante em nossa sociedade”, comentou a gerente de Articulação das Políticas sobre Drogas, Deise Alves.
Os moradores aprovaram a iniciativa. “É muito importante essa ação, pois pessoas que moram em lugares de difícil acesso puderam receber vários serviços aqui na escola. Facilitou muito”, disse a estudante Daiane Nascimento, 20.
Texto: Camilla Moura – Repórter da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário