sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Guardas do Cabo recebem carteira funcional para porte de arma


A Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho já está apta para trabalhar portando arma de fogo. Na manhã desta sexta-feira (28/10), durante solenidade no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha, foi entregue aos guardas a carteira funcional autorizando o porte. O ato contou com a presença do prefeito Vado da Farmácia, secretários municipais, guardas e familiares.
O Cabo é a primeira cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR) a conceder o porte de armas aos guardas municipais. Em Pernambuco, além do Cabo, apenas a GM de Petrolina, no Sertão do São Francisco, tem o porte de arma autorizado pela Polícia Federal.
O prefeito Vado, que foi bastante aplaudido, externou a sua satisfação em poder ter participado desse momento. “Estou muito feliz em estar aqui hoje comemorando com vocês mais essa conquista mais que merecida de todos, que vinham numa luta e nunca desistiram. Vocês merecem isso por todo o comprometimento de trabalho com o município até hoje”, declarou.
Dos 299 Guardas Municipais (GMs), 79 agentes estarão nas ruas contribuindo para a segurança da cidade utilizando o porte de armas durante o serviço dentro dos limites da RMR, conforme a Lei Federal 13.022 de 2014. “Eu quero agradecer ao prefeito Vado por todos os pleitos concedidos à Guarda Municipal do Cabo, entre eles o aumento do vale alimentação, plantões extras, aumento salarial, risco de vida, reenquadramento funcional e agora o porte de arma. Por isso, seremos eternamente agradecidos pelo reconhecimento da gestão de Vado à Guarda Municipal”, declarou o comandante Ozias Carvalho.
O secretário de Defesa Social, Elenilson Borges, falou do momento que a GM vive. “Não podemos esquecer que, a partir de hoje, a missão de todos aqui é muito árdua. A gente tem que entender segurança pública com bastante responsabilidade. Queremos aqui dar os parabéns à gestão do prefeito Vado pelo que fez nesses 4 anos, não só para os GMs, mas para todos os servidores públicos e para a cidade, pois, em meio a essa crise que o País vive, vemos obras acontecendo e sendo entregues em diversos lugares do município. Por isso, agradeço à Deus e a todos que colaboraram para que esse momento acontecesse hoje”, comemorou.
Na semana passada, a Guarda do Cabo recebeu o alvará de autorização para trabalhar portando arma de fogo, através da Superintendência Regional da Polícia Federal, no Recife. Para obter a autorização da PF, os agentes passaram por um vasto processo de adequação, desde a implementação da lei do município, em outubro do ano passado. Cumprindo as etapas exigidas, os guardas passaram por avaliação psicológica e aulas teóricas e práticas com instrutores credenciados pela PF. Toda preparação nos cursos foi uma preocupação direta para que o órgão atue de forma positiva, tornando-se referência para outros municípios.
Além do aprimoramento e preparação de cada agente, a sede da Secretaria de Defesa Social do município também passou por mudanças. Atendendo aos pré-requisitos da Polícia Federal, foram construídas a armaria e a caixa de areia para guardar as armas e trocar munições.
CURSO DE TIRO – Durante a solenidade foi entregue também aos guardas municipais o certificado do 1º Curso de Tiro da Guarda Municipal, que foi realizado no Estande de Tiro da 1ª Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE, entre os dias 01 e 29 de fevereiro deste ano.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário