Pensando em reforçar a qualidade de atendimento à população, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho conta agora com mais oito eletrocardiográficos. O objetivo é ampliar o oferecimento do exame de eletrocardiograma (ECG), que verifica a existência de problemas com a atividade elétrica do coração, a todas as unidades hospitalares e policlínicas da média complexidade do município.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Gilson Cabral, os aparelhos são de última geração e serão conectados a uma Rede Assistencial em Saúde, onde os médicos cardiologistas farão o laudo do exame. “Eles estão sendo utilizados nas urgências e emergências pelos médicos plantonistas. Para o trabalho ser mais eficiente, os profissionais que atuam nessa área estão sendo capacitados desde a semana passada”, explicou.
“Antes, o município contava com apenas dois eletrocardiográficos, e víamos a necessidade de ampliar esse número para prestar um melhor serviço à população”, acrescentou o secretário.
Ainda segundo Gilson, além dos novos eletrocardiográficos, também foi iniciada a colocação de rastreadores nas ambulâncias da Central de Transporte da Saúde e do Samu. “Esta ação visa um melhor acompanhamento das viaturas e mais eficiência na prestação de serviço da população”, complementou.
Os novos equipamentos foram distribuídos nas unidades dos Hospitais Mendo Sampaio e Infantil (às margens da BR-101 Sul), Policlínica Jamaci de Medeiros (Ponte dos Carvalhos), Centro de Especialidades Vicente Mendes (Cohab), SPA de Gaibu e Posto Manoel Gomes (Centro).
“Estes equipamentos auxiliarão aos médicos plantonistas a diagnosticar de forma mais rápida as urgências cardiológicas como infarto agudo do miocárdio, bloqueios de ramo, insuficiência cardíaca e arritmias, trazendo com o uso o beneficio de um tratamento imediato”, declarou a coordenadora médica da Secretaria, Drª Edite Landim.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário