O Fórum Permanente de promoção da Igualdade Racial do Cabo de Santo Agostinho promoveu, na manhã dessa terça-feira (05/10), uma palestra sobre “Racismo Institucional”. A atividade aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro, e contemplou funcionários públicos municipais dos serviços de assistência social, saúde e educação.
Sob a ministração de Marta Almeida, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Estado, a palestra buscou conscientizar os servidores sobre os problemas provocados pelo racismo institucional. Segundo a palestrante, o racismo é um comportamento, muitas vezes inconsciente, que pode impedir o cidadão de receber um serviço adequado em função da sua cor, raça ou etnia.
A coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria de Programas Sociais do município, Gilmara Santana, destacou que é necessário combater o racismo através da informação. “Nós entendemos que é necessário orientar os servidores da porta de entrada dos nossos serviços, para que comportamentos preconceituosos e equivocados não aconteçam uma vez que o nosso papel é atender bem a todo e qualquer cidadão, independente da raça, cor, etnia e credo ”, informou. “O preconceito racial é ainda muito enraizado em nosso país e muitas vezes esse comportamento se reproduz no ambiente de trabalho, sendo prejudicial tanto para o profissional quanto para o cidadão discriminado”, enfatizou.
A palestra sobre racismo institucional faz parte de um cronograma de atividades que estão sendo realizadas no município, através do Fórum Permanente de Igualdade Racial, que une representantes do Estado e Município, além de grupos de trabalho e pesquisa sobre a temática.
Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Arquivo da SMPROS
Nenhum comentário:
Postar um comentário