sábado, 29 de junho de 2019

Dentistas recebem capacitação sobre testes rápidos para ISTs


Em Pernambuco foram registrados mais de 87 mil casos de sífilis no ano de 2016. Devido à necessidade de diagnóstico e prevenção de infecções e vírus como hepatite, sífilis e o HIV, representantes do Ministério da Saúde realizaram uma capacitação para profissionais dentistas na manhã dessa sexta-feira (27/06), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação instruiu sobre os cuidados necessários durante o acompanhamento de pessoas portadoras portados dessas
doenças. A apoiadora do Ministério da Saúde, Cíntia Brito, explicou que o Brasil e Pernambuco estão sofrendo uma epidemia de sífilis. “Estamos com esse trabalho com todos os profissionais de saúde: médicos, enfermeiros e dentistas para tentar reduzir os números de contaminação por sífilis no estado”, explicou Brito.

A apoiadora ainda contou que é importante o profissional da saúde bucal receber esse tipo de capacitação para poder identificar casos de infecções que possam se manifestar os sintomas na área bucal. “O dentista  irá verificar se há algum ferimento ou identificar casos de cancro duro. Ele também irá olhar não apenas a boca, mas sim o corpo no geral”, completou.

Os dentistas puderam aperfeiçoar os conhecimentos sobre os testes rápidos, que podem identificar doenças como a aids, hepatite e sífilis, entregando o resultado em até 30 minutos, dispensando a necessidade de esperar apenas por um exame laboratorial. A capacitação ainda contou com a demonstração de como os testes funcionam e a importância para as populações mais afastadas ou carentes como as indígenas e rurais.

Também foi explicada a Portaria Nº 29  2013, que aprova o fluxograma mínimo para o diagnóstico da aids, que garante que todos os testes rápidos que os profissionais de saúde são devidamente aprovados pelo Ministério da Saúde, especificadamente o departamento de aids do Ministério.

Os testes de HIV, sífilis e hepatite pode ser realizado gratuitamente no Centro Herbert de Souza, localizada na Avenida Historiador Pereira da Costa, ou nos postos de saúde, para gestantes e seus parceiros.



Texto: Sidney França
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Adiel Luna e Santanna animam o 7º Arraiá de Programas Sociais


A última quarta-feira (26/06) foi embalada com muita música e animação para quem passou na Praça da Bíblia, no Centro. Isso porque foi realizado o 7º Arraiá de Programas Sociais, organizado pela Secretaria Municipal de Programas Sociais, voltado para a pessoa idosa e pessoa com deficiência. Os cantores Adiel Luna e Santanna foram as principais atrações do evento, que reunião centenas de pessoas.

O Arraiá de Programas Sociais virou parte da programação junina da cidade. A
festividade tem como objetivo a inclusão das pessoas que por algum motivo não podem ir aos outros grandes shows. E foi com base nisso, que o cantor Santanna, conhecido pelos sucessos de músicas como “Ana Maria” e “Tamborete de Forró”, não pensou duas vezes antes de aceitar o convite para fazer parte da programação da festa. “Vim com grande alegria fazer esse show para a pessoa idosa e pessoa  com deficiência, já que sempre foi um público bastante animado. Espero ter agradado a todos”, disse o cantor.

A secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, chegou cedo como grande parte do público. Ela contou sobre a felicidade de realizar essa festa inclusiva. “Estou muito feliz em poder continuar a tradição do Arraiá. Agora em 2019, atendemos os pedidos e trouxemos Santanna para consagrar o evento”, explicou. Além da secretária, o prefeito em exercício, Keko do Armazém também esteve presente para acompanhar os shows. “O Arraiá é um evento muito importante. Ele mostra o
trabalho que estamos realizando no município, um trabalho de inclusão”, disse Keko.

Texto: Luana Oliveira
Fotos: João Barbosa

Prefeitura do Cabo vai levar 45 alunos da rede municipal para o Canadá e Argentina

Primeiro município do Estado a desenvolver programa de intercâmbio de língua estrangeira, o Cabo de Santo Agostinho vai levar 45 alunos da rede pública para estudar no Canadá e na Argentina. A lista com os nomes dos selecionados para o programa “Do Cabo para o Mundo” foi divulgada hoje (27/06).  A viagem de intercâmbio  acontecerá em setembro.
Danielle Vitória Sousa Silva, de 14 anos, aluna da Escola   Dr Cláudio Gueiros Leite tirou em 4º lugar na seleção para o Canadá.
  “Foi algo surpreende. Não era só meu sonho. Eu competi com várias pessoas. Então quando recebi a notícia de que tirei o 4º lugar foi algo magnífico e até agora não caiu a ficha”, disse emocionada.
Aluno da mesma escola, Nicolas Breno Alves da Silva, 15 anos, também disse que se sentiu feliz com a notícia da classificação. Ele tirou a 8ª colocação para o Canadá. “Eu espero que fluente na língua, conheça a cultura de lá e faça amigos”, falou. A escola teve 7 estudantes aprovados – o maior número entre as escolas concorrentes no programa do Cabo para o Mundo.
Os estudantes vão ter aulas de  língua inglesa em escolas da província de New Brunswick, no Canadá. O ensino será em horário integral. Além de aprofundar o desempenho no inglês, eles irão vivenciar conhecimentos nas áreas de esporte, música, teatro, design gráfico entre outros. Os aprovados para o intercâmbio na Argentina, vão estudar em Córdoba. Todos serão acolhidos por famílias canadenses e argentinas, previamente selecionadas e contarão com o apoio de professores tutores da rede municipal de ensino, que
viajarão junto com os grupos, bem como a coordenadora do Programa do Cabo para o Mundo, Luciana Santos e de Projetos, Cleide Gomes.
“Esse intercâmbio vai resultar na aquisição linguística e cultural dos alunos”, disse o professor de inglês do Núcleo de Línguas, Josué Gomes. “Ao agregar novos valores, eles entenderão melhor a própria cultura”, complementou o professor de espanhol, Leandro Hermes, também do Núcleo. Ambos irão na viagem.
A Secretária de Educação, Sueli Nunes, explica que o programa é uma lei municipal. “ Todos os anos enviaremos alunos para essa experiência em outros países. “Eles irão aprimorar o idioma e ampliar o conhecimento a partir da imersão cultural. Para nós o programa tem um grande impacto social”, enfatizou.

RECURSO –  Participaram do processo seletivo 120 estudantes da rede municipal. Estudantes não selecionados e que desejarem entrar com recurso tem um prazo para recurso, até amanhã (28). É necessário preencher o formulário disponível na coordenação de Programas e Projetos, na Secretaria de Educação.
Confira a lista dos selecionados para o intercâmbio na  ARGENTINA   e no    CANADÁ  , clicando nos países.

Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Gilberto Crispim

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Secretaria de Educação divulga lista de aprovados para o programa de intercâmbio

A Secretaria de Educação  do Cabo de Santo Agostinho divulgou nesta quinta-feira (27/06) a lista com os 45 estudantes da rede municipal selecionados para o programa “ Do Cabo para o Mundo”.  Os alunos irão fazer intercâmbio no Canadá e Argentina, em setembro. O prazo para apresentação de recursos acerca dos resultados é até essa sexta-feira (28). O formulário está disponível na coordenação de Programas e Projetos, na Secretaria de Educação.
O resultado final será divulgado no dia 2 de julho. O objetivo é oferecer aos estudantes o aprendizado de novos idiomas e o conhecimento de outras culturas. Cento e vinte alunos de escolas municipais participaram do processo seletivo, nas modalidades de Inglês e Espanhol. “Realizamos um curso intensivo e, posteriormente, aulões com provas de múltipla escolha e produção de textos nos dois idiomas”, ressaltou a coordenadora do Programa, Luciana Santos. Além das aulas curriculares de língua estrangeira, a Prefeitura do Cabo oferece os cursos de Espanhol, Inglês e Libra no Núcleo de Línguas.
“Eles também fizeram avaliações de Português e Matemática. As notas obtidas nas escolas do Canadá e Argentina serão aproveitadas aqui, para que não haja prejuízo para os alunos”, disse Luciana. Os estudantes têm entre 13 e 14 anos e serão acompanhados por monitores durante o período de dois meses do intercâmbio.

Confira a lista dos selecionados para o intercâmbio na  ARGENTINA   e no    CANADÁ  , clicando nos países.


Texto: Ana Cristina Lima

Servidores da Secretaria de Saúde recebem capacitação


Com objetivo de identificar mais facilmente doenças relacionadas à saúde mental, a Secretaria da Saúde promoveu nesta quarta-feira (26/06) uma capacitação para cerca de 40 profissionais da rede, no CAM 2. A formação visa fortalecer a estratégia de vigilância em  saúde do trabalhador.

“Vigilância dos transtornos mentais relacionados ao trabalho e de violência Autoprovocada” foi o tema da palestra  ministrada pela médica psiquiatra, Ana Lúcia Queiroz. Psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais  entre outros profissionais participaram da formação.

A Secretaria da Saúde promove, constantemente, capacitações para que os servidores desempenhem da melhor forma as funções necessárias, visando sempre a melhoria no atendimento  da população do Cabo.

“Por se tratar de uma temática da responsabilidade de um todo tivemos  a parceria do Programa Municipal de Apoio Psicossocial aos Servidores (Promaps) e de toda a rede para que possamos identificar as causas do adoecimento relacionadas a Saúde Mental”, ressaltou Rubenita Sobral, coordenadora do Cerest.

A capacitação contará com um segundo momento no dia 01 de julho, para capacitar mais profissionais especialistas que atendem  à rede de saúde mental.

O município oferece canais para que o trabalhador possa buscar atendimento. Está a disposição dos profissionais os Centro de Atenção Social – CAPS  Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Ambulatório Municipal de Saúde Mental.


Texto: Beatriz Lima
Foto: João Barbosa

Prefeitura promove curso de teatro para jovens de Jussaral

A arte como ferramenta de transformação está entre as propostas do projeto “Jussaral em Cena”que teve início nesta terça-feira (26/06).  O projeto de iniciação ao teatro é direcionado à jovens da área rural e teve em seu primeiro módulo o desenvolvimento de oficinas e dinâmicas de conhecimento.

A parceria entre a Secretaria Executiva de Esportes e Juventude e o grupo Consuarte pretende despertar o interesse dos jovens pela arte, numa região onde há pouca acessibilidade à cultura, ressalta o gerente de Juventude, Daniel Paluca.

Murilo é um dos inscritos para o curso de teatro. “Achei importante a iniciativa. Muitos podem descobrir que tem talento para o teatro. Além disso, para mim esse curso vai ajudar no crescimento pessoal”, destacou ele.

As aulas terão duração de 3 meses. Os alunos vão aprender sobre história do teatro, carpintaria teatral, as técnicas para construção de personagem, confecção de cenário, figurino, maquiagem, entre outros temas.



Os alunos terão a oportunidade de mostrar o aprendizado, representando Jussaral na Mostra Cabense de Esquetes e Poesias Encenadas (Mocaspe), que acontece em setembro.



Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Divulgação

Pátio da estação teve noite de arrasta-pé nesse domingo

Recepcionado pela quadrilha União Junina, o trem do forró do último domingo (23) desembarcou às 18h na estação do Cabo. A festa saiu dos trilhos e foi direto para o Pátio da Estação, onde houve apresentações de forrozeiros como João Sales, Ricardo Lima e César Cunha, onde resgataram o autêntico forró pé-de-serra e misturou com contemporâneos do estilo musical junino.

O músico Ronaldo Aboiador marcou presença e cantou clássicos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga e declarou seu carinho
pelo artista. “Não teve outro artista melhor que ele, pode ter alguém igual, mas melhor não tem”, brincou o cantor, que fez o público se mexer ao som de “Asa Branca” e “Pagode Russo”.

Entre as músicas houve uma apresentação teatral falando sobre a violência contra a mulher. Com uma divertida paródia do clássico de Santana, “Ana Maria”, os atores encenaram casos de violência contra a mulher e puderam trabalhar a conscientização sobre casos de assédio 
moral, sexual e físico.

Esse foi o penúltimo festejo junino no pátio da estação. A próxima atividade que encerrará o ciclo junino desse ano será no dia 29.  Veja,  abaixo, a programação do Pátio da Estação:

28/06 –
18h – D’Farias
20h- Sedutora
22h – Rogério Som

29/06
18h – Bruno Flor de Lotus
20h- Império Nordestino
22h – Léo Show


Texto: Sidney França
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Prefeitura do Cabo promove Caravana Junina


Por onde passa, a  Caravana Junina torna às noites mais alegres e coloridas. Nos bairros mais distantes do Centro, a satisfação do público é notória pela quantidade de pessoas que assistem atentos a cada apresentação. Desta vez, o local contemplando foi a Praça Newton Carneiro (Azeitonas), na Charneca.  O evento  aconteceu nesta terça-feira (25/06), e envolveu o público com muito forró, brega, pífano e poesia.

A programação de abertura teve
apresentação dos poetas locais Gerson Santos e Luiz Esperantivo, mostrando o melhor da poesia de cordel. Em seguida, Ronaldo Aboiador, Pífanos da Abelha, Limarcos, Vitim e Mané do Baião, Alex Souza, Monte Serrat e Jorge Sax envolveu o público com muito forró.  A diversidade de ritmos também marcou a primeira Caravana Junina. O cantor Léo Show encerrou a festa com o melhor do brega.
“A caravana junina é uma proposta de levar para comunidades um pouco da poesia dos cordelistas, do pífano, do forró, do brega,
ressaltar os artistas é também,  mostrar para a comunidade diversidade cultural da nossa cidade”, ressaltou o gestor de Cultura, Sérvulo Ferreira.

Gercilane Maria, 26 anos, aprovou a iniciativa e aproveitou para cair no forró com toda sua família. “Trouxe toda minha família para aproveitar os festejos juninos, gostamos muito da programação. Estamos muito felizes pela iniciativa e valorização de nossa comunidade”, agradeceu.

A Caravana Junina percorrerá mais três bairros, levando atrações culturais que são tradição no período de São João:

PROGRAMAÇÃO A PARTIR DAS 19h:

26/06 – Rosário (Praça de Rosário)

27/06 – Enseada dos Corais – (Campo da Poeirinha)

30/06 – Ponte dos Carvalhos (Comunidade Nova Era) 


Texto: Beatriz Lima
Fotos: Léo Domingos

Estão abertas às inscrições para a 25ª Corrida da Ladeira


Em comemoração ao aniversário da cidade, a tradicional Corrida da Ladeira chega em sua 25º edição.  As inscrições para atletas cabenses serão realizadas entre os dias 25 de junho  e 04 de julho , na Secretaria de Juventude e Esportes, localizada próxima à UPA. As inscrições para os demais atletas poderão ser feitas pela internet entre os dias 01 e 04 de julho. Os participantes deverão acessar o site – www.cabo.pe.gov.br – para efetuar a inscrição.

A 25ª Corrida da Ladeira acontecerá no dia 14 de julho. Com um percurso de 6 km, a competição atrai, todos os anos, participantes locais e de outros municípios de Pernambuco.  Para validar a inscrição o candidato deverá doar, antes da corrida, uma lata de leite em pó e apresentar documento original com foto no dia do evento, assim poderá fazer a retirada do kit da prova.

Poderão participar da competição atletas de ambos os sexos a partir dos 16 anos completos até o dia do evento. Pessoas com deficiência também poderão disputar a prova, exceto pessoas com deficiência nos membros inferiores ou cadeirantes, devido ao número de obstáculos durante o percurso. Os deficientes visuais poderão competir acompanhado do atleta-guia. Atletas surdos não são enquadrados como especiais e poderão competir normalmente.

Haverá premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas para os três primeiros colocados feminino e masculino das categorias: Campeão Geral Cabo; Campeão Geral; Campeão do Cabo (45 a 54 anos); Campeão Master do Cabo (acima dos 55 anos) e Pessoa com deficiência.



Texto: Sidney França

terça-feira, 25 de junho de 2019

Feira do Milho aquece economia do Cabo de Santo Agostinho


Apresentações de forró e bacamarteiros animaram quem foi às compras nos mercados públicos do Centro do Cabo e Ponte dos Carvalhos, nesse sábado (22/06) – dia da tradicional Feira do Milho. Clayson Silva acordou cedo e veio de Gaibu até o Mercadão, para garantir às comidas típicas no dia de São João. “Vim comprar aqui porque é mais barato”, disse.

Este ano, a mão de milho está sendo vendida a R$ 25,00”, ressaltou João Lino, uma dos produtores e  comerciantes,
festejando às boas vendas do produtos neste período junino.

O superintendente de Abastecimento, Alexandre Guedes, tem um olhar positivo para a Feira do Milho este ano. “Com o salário dos servidores públicos adiantados, nós esperamos um resultado bastante positivo”, contou. Sobre a safra, Alexandre conta que a colheita foi bem mais produtiva. “Esse ano tivemos mais de 1 milhão de mãos de milho”, enfatizou


Texto: Guilherme Nascimento
Fotos: João Barbosa












Encontro dos 8 baixos leva forró e descontração ao centro do Cabo

A noite da  sexta-feira  (21/06) foi de  muito forró e arrasta-pé com o Encontro dos 8 Baixos, no Cabo de Santo Agostinho. A festividade organizada pela Prefeitura do Cabo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, trouxe artistas locais e de fora para o palco do Pátio da Estação, principal polo de animação da  cidade.

Nomes como: Zeca dos 8 baixos, Zequinha dos 8 baixos, Biu dos 8 baixos, Baixinho dos 8 baixos e Severino dos 8 Baixos se
apresentaram. Na plateia , muitos se arriscaram a dançar aquele forrozinho agarrado com seu par, mas também houve aqueles preferiram curtir o show sentado por uma das barracas de comidas típicas, instaladas no pátio. “Vim prestigiar meu amigo que vai se apresentar no palco. É muito bom ouvir um bom e antigo forró”, contou o comerciante Severino.

Seu Zequinha dos 8 baixos foi um dos primeiros a se apresentar no evento. Ele contou como é tocar o 8 baixos para as pessoas: “Eu faço isso porque eu gosto. Desde criança que toco, componho músicas e assim vou levando”, contou o músico.


O gerente de Cultura da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Sérvulo Ferreira, conta da importância da disseminação da cultura dos 8 baixos: “Os 8 baixos  é importante no Brasil inteiro. Temos poucos tocadores do instrumento no país e trazendo isso pra sociedade, estimulamos mais pessoas a tocarem esse instrumento que faz parte da nossa cultura”, enfatizou o gerente.




Texto: Guilherme Nascimento
Fotos: Léo Domingos

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Controle Urbano e Corpo de Bombeiros fiscalizam barracas de fogos de artifício

Três barracas de vendas de fogos de  artifício foram interditadas no centro do Cabo,  pelo Corpo de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira (21/06). Os estabelecimentos não atendiam os requisitos para comercialização, entre eles, à distância  exigida entre elas e  a falta de sinalização.  A ação foi em conjunto com a Superintendência de Controle Urbano do município.

 A ação  percorreu os bairros do Centro, Pontezinha e Ponte dos Carvalhos para realizar as devidas vistorias e notificações. 
O objetivo é  garantir a segurança dos consumidores e de quem comercializa.  De acordo com o fiscal de Controle Urbano, Rogério Balbino, a operação também serviu para orientar os comerciantes sobre às normas e prevenção de acidentes.   “Vamos em Ponte dos Carvalhos e também em Pontezinha para fiscalizar as barracas que já sabemos que são fixas, porém no decorrer do caminho podem aparecer outras”, ressaltou o fiscal.

A venda de fogos de artifício segue algumas critérios verificados pelo  Corpo de Bombeiros, responsável pela fiscalização:   barraca precisa estar a oito metros de distância uma da outra; 30 metros de distância de pontos de concentração de público (paradas de ônibus e estabelecimentos) e 100 metros de postos de combustível. também são necessárias placas de sinalização “não fume” e “proibido soltar fogos próximo à barraca”, escrito em letra vermelha e fundo branco.


Texto: Sidney França
Fotos: João Barbosa

Usuários devem atualizar cadastro do cartão Sus

No Cabo de Santo Agostinho cerca de 30% dos usuários do Sistema Único de Saúde não comparecem as consultas e/ou exames especializados. Uma das razões é a desatualização cadastral. De acordo com o Secretário de Saúde, José Carlos de Lima, isso causa prejuízos para a população e para o município, já que parte dos exames são feitos em hospitais e clínicas do Estado.

“O número grande de faltosos faz com que a Prefeitura encontre dificuldade em negociar a ampliação de cotas de exames que só o Estado realiza”, destaca José Carlos.

Muitos dos cadastrados estão há anos sem atualização. “As pessoas mudam de endereço e de telefone e não informam”, diz o secretário. A marcação é feita por agendamento e a Secretaria de Saúde informa, por meio de ligação telefônica, a data agendada.

José Carlos de Lima ressalta, ainda, a necessidade de o paciente desmarcar o atendimento quando  não puder comparecer ao exame ou consulta. “Dessa maneira a vaga pode beneficiar outro paciente”, enfatiza o secretário de Saúde. A atualização cadastral do cartão  Sus pode ser feita nas Unidades de Saúde da Família ou na sede da Secretaria de Saúde, na PE-60.



Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Gilberto Crispim

Dia de aprendizado sobre saúde bucal na Creche Lar da Criança

Cuidar da saúde bucal é estar atento à saúde geral. Por isso, o Programa Saúde nas Escolas – PSE chegou à Creche Lar da Criança, no bairro da Charnequinha, para ensinar às crianças a importância da escovação e cuidado com os dentes, principalmente na infância.

O Programa chegou a creche em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de instruir a população sobre ações de prevenção aos
riscos relacionados a saúde. As crianças que apresentaram problemas bucais foram encaminhadas às Unidades de Saúde da Família para dar continuidade ao tratamento.

As dentistas Bianca Arribas e Cecília Leite foram as profissionais que estiveram presentes na ação, e são locadas nas USF’s de Sapucaia e Charnequinha. Segundo Cecília Leite, é de grande importância ir às unidades de ensino, como creches para conscientizar sobre a saúde
bucal. “É de grande valor chegar nas escolas e creches para conscientizar as crianças e jovens sobre a importância de cuidar da saúde bucal, porque visamos prevenir doenças odontológicas”, explicou a dentista.


Texto e Fotos: Luana Oliveira

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Cabo antecipa salário para sexta (21) e injetará mais de R$ 30 Milhões na economia da cidade

Os servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho terão 100% dos salários antecipados para a próxima sexta-feira (21), véspera do feriadão de São João (23).

O anúncio foi feito pelo prefeito em exercício Keko do Armazém em reunião no Centro Administrativo Municipal 1, no bairro da Torrinha. A medida adotada tem como objetivo incrementar cerca de R$ 30 milhões na economia local. O pagamento estava previsto, inicialmente, para acontecer no dia 28, último dia útil deste mês. “Nunca atrasamos um mês de salário, pelo contrário, sempre buscamos antecipar para movimentar o comércio e fomentar a economia local”, destacou Keko.

Foto: João Barbosa


quarta-feira, 19 de junho de 2019

Procon Cabo realiza ação de fiscalização para o São João

Além do tradicional forró, o período junino é marcado também pela queima de fogos e comercialização de comidas típicas. O cuidado e a segurança são muito importantes no manuseio desses artefatos, como também a validade dos produtos comercializados. Atentos para a verificação dessas questões, o Procon Cabo realizou na manhã desta quarta-feira (19/06), no centro do Cabo, uma fiscalização em locais de venda de fogos de artifício e supermercados.

Na ação, duas barracas de fogos receberam o auto de constatação. Estavam sem preço visível do produto e sem o Código de Defesa do Consumidor. Uma terceira foi notificada por não ter a documentação no local. O proprietário terá 10 dias para apresentar o CNPJ e alvará de funcionamento, na sede do Procon.  Nos supermercados visitados não foi encontrado irregularidades em relação a comercialização de produtos juninos.

Segundo Marcelo Soares, advogado do Procon Cabo, a fiscalização tem como objetivo verificar os estabelecimentos que comercializam fogos de artifício observando também as condições de armazenamento, precificação e validade desses produtos. “Os consumidores precisam estar atentos se o estabelecimento está credenciado pelos bombeiros, e principalmente, se produto está dentro do prazo de validade”, ressaltou.

Na fiscalização, foram verificadas às condições das comidas típicas, validade, exposição do preço e se o produto está próprio para venda e para consumo.  “É importante observar etiquetas de validade nos produtos, além das condições de higiene do manipulador e do local de venda”, explicou.

Durante ação os estabelecimentos que foram autuados por falta de exposição do código do consumo e da precificação dos produtos terão um prazo de dez dias para justificar na sede do Procon Cabo.



Texto: Beatriz Lima
Foto: Gilberto Crispim

Escola Municipal de Música comemora 42º aniversário


A música contribuiu para a evolução dos povos e continua sendo uma das maiores formas de expressão da humanidade. Na última terça-feira (18/06), a Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel comemorou 42 anos de contribuição para a cultura e formação dos cabenses. O evento foi realizado na Igreja Matriz de Santo Antônio, com um recital de música popular.

 Ao longo de quase meio século, a Escola vem colhendo frutos do bom trabalho exercido pelos professores e o crescimento
dos alunos. “Acredito que estamos realizando um trabalho bastante importante para a sociedade. Temos antigos alunos que hoje são professores em outros países”, explicou o coordenador da Escola de Música, Paulo da Silva. O evento contou com apresentações de violão, flauta transversal, saxofone, quarteto de trompetes e grupo de maracatu.

O assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação, Rosemberg Nascimento, esteve presente no local representando a
secretária da pasta, Sueli Nunes. “Os 42 anos da Escola de Música é repleto de exportações de talentos para dentro e fora do estado de Pernambuco. Queremos deixar claro que a Escola poderá continuar contando com o apoio da Secretaria, pois é uma instituição que também contribui para retirar jovens de zona de vulnerabilidade”, contou.

As inscrições para participar da Escola de Música acontecem no mês de dezembro, com a matrícula prevista para janeiro. As
aulas são realizadas duas vezes por semana e nas sextas-feiras acontece o ensaio geral.


Texto: Luana Oliveira
Fotos: João Barbosa

19ª edição do Encontro de Coco acontecerá no próximo sábado (22)


Dia 22 é dia de coco de roda no Cabo de Santo Agostinho. Para comemorar o Dia Municipal do Coco, ritmo que é tradição na cidade, a Prefeitura do Cabo irá realizar o 19º Encontro Pernambucano de Coco, na orla da praia de Itapuama, a partir das 16h. O evento contará com diversas atrações culturais como o Mestre do Galo Preto, Fetxha, Zé Teté e Ciço Gomes.

Grupos de Coco irão, em um só passo, celebrar o ritmo nordestino que encanta os cabenses. O grupo de Coco de Pontezinha, o Coco de Roda do Cabo de Santo Agostinho e a Ciranda Praieira Pernambucana convidará o público para os batuques africanos e os bailados indígenas do Coco.

Encontro de Coco – O Encontro Pernambucano de Coco surgiu em meados de 1998, no bairro de Pontezinha. A festa é reconhecida nacionalmente e é pioneira na cultura popular do coco de roda.


Texto: Sidney França

Estrelas do basquete participam da aula de educação física na Escola Tancredo Neves


A aula de educação física para os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, bairro São Francisco, foi bastante diferente. A manhã desta quarta-feira (19/06) foi repleta de atividades com fundamentos do basquete, com as atletas Thaissa, Érika de Souza, Casanova e Brittany Starling, que fazem parte da equipe Uninassau/Cabo de Santo Agostinho.

 Os alunos puderam conhecer jogadoras de alto nível da Liga de Basquete Feminino –
LBF e ter contato com um dos esportes mais praticados no mundo. Além de uma roda de conversa com as atletas, que aconteceu de forma bastante descontraída.  A atividade foi uma parceria da Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Secretaria Executiva de Juventude e Esportes. O secretário da pasta de Juventude e Esportes, Moshe Caminha, esteve presente e agradeceu aos professores pelo incentivo do esporte nas escolas. “É um momento muito feliz poder fazer essa integração da educação com o
esporte. Agradeço aos professores pelo apoio para a prática esportiva”, disse o secretário.

Érika de Souza é uma das referências na equipe e esteve improvisada na posição de tradutora para que os alunos pudessem entender a norte-americana Brittany Starling, que chegou no Brasil há poucos meses. Érika tem na bagagem títulos como o WNBA e LBF. Para a atleta, é uma grande alegria estar nas escolas públicas falando da experiência nas quadras. “As crianças
não estão muito acostumadas com a prática do basquete nas aulas de educação física, por isso é muito bom estar nesta escola falando da nossa experiência como atletas. Acredito que seja uma vivência nova para elas”, explicou a jogadora da Seleção Brasileira de Basquete.

  

Texto: Luana Oliveira
Fotos: João Barbosa

Projeto musical leva forró e descontração para a Praça da Bíblia

O fim de tarde desta terça-feira (18/06) da Praça da Bíblia,  centro do Cabo, foi de muito forró e descontração. o projeto Música nas Praças trouxe o trio Império Nordestino para tocar grandes sucessos do gênero e animou a tarde de quem passava pelo local.
Com o repertório carregado de sucessos não só do forró, mas como frevo também, o trio Império Nordestino é composto por Maurício, Léo e Hugo que tocam zabumba, triângulo e sanfona respectivamente. “É muito legal ver as pessoas interagindo quando passam pela praça, algumas dançando e se divertindo”, contou Mauricio, um dos integrantes do trio.

As pessoas que estavam no local estavam gostando bastante do projeto organizado pela Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer. “Muito bom esse tipo de projeto e eu gostaria que tivesse em mais praças da cidade”, comentou o pedestre, Rodrigo Neves dos Santos. As apresentações nos espaços públicos vão até o dia 28 de junho. Veja, abaixo, os próximos locais do projeto Música nas Praças.



MUSICA NAS PRAÇAS



19.06 – 16H  EVERTON SANFONEIRO – PRAÇA ESTAÇÃO

20.06 – 16H  VITIM E MANÉ – PRAÇA MARCOS FREIRE

22.06 – 18H  PIFADOS DA ABELHA (COMÉRCIO CENTRO DO CABO)

23.06 – 18H  PIFADOS DA ABELHA (TREM DO FORRÓ)

24.06 – 18H  PIFADOS DA ABELHA (ESTAÇÃO)

28.06 – 19H  PIFADOS DA ABELHA (PONTEZINHA)

Texto: Guilherme Nascimento
Foto: Gilberto Crispim

Milho e Forró são a receita para atrair boas vendas nos mercados públicos do Cabo

Sábado (22/06) acontece nos mercados públicos de Ponte dos Carvalhos e Centro, no Cabo de Santo Agostinho, a tradicional Feira do Milho. Este ano, a Prefeitura decidiu dar um tom ainda mais junino, colocando grupos de forró para “arrastar o pé” de quem vai à feira livre fazer compras.

As apresentações acontecerão às 7h30, horário de pique da feira. Em Ponte dos Carvalhos, o grupo “Forró Parati”, e no Mercadão, o trio “Forró da Gente”. “O Cabo de Santo Agostinho está em clima junino desde o começo deste mês, com festejos no Pátio da Estação, nas praças e a partir da próxima semana, nas praias”, destacou o gerente de Cultura Sérvulo Ferreira.

Nas feiras livres do Cabo de Santo Agostinho, a maior parte do milho vendido vem da cultura familiar, produzida por agricultores rurais do município. Este ano a Prefeitura doou cerca de 1 tonelada de grãos, o que resultou numa colheita de 21 mil mãos de milho, volume 100% superior a colheita do ano passado.  “A nossa expectativa é que as vendas deste ano sejam 40% superiores ao do ano passado”, declarou o superintendente de Abastecimento do Cabo, Alexandre Guedes.


Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Gilberto Crispim

terça-feira, 18 de junho de 2019

Prefeitura do Cabo e Filarmônica 15 de Novembro firmam parceria



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo firmou uma parceria com a Filarmônica 15 de Novembro.  O termo de fomento visa a valorização da banda sinfônica  cabense,  promovendo a realização de oficinas anuais para comunidades com alto índice de vulnerabilidade.

 É a primeira vez que a Prefeitura do Cabo realiza esse tipo de parceria com a instituição.  De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, dessa forma  a Prefeitura garantirá  a integração da Filarmônica com o povo cabense,  possibilitando o acesso do público  às apresentações do grupo.  Os músicos irão se apresentar nos eventos da cidade e em instituições que cuidam de pessoas carentes, como o abrigo São Francisco.

O presidente da Filarmônica 15 de Novembro, Paulo José, contou que pelo tempo – 105 anos de criação –  a banda é uma entidade que fomenta a cultura no município. “A orquestra é vice-campeã nacional e traz incentivo para a escola municipal de música, onde os recém-formados podem estagiar na filarmônica”, declarou o músico.

“A Filarmônica 15 de Novembro é uma instituição importante para a cultura do nosso município, além de formar cidadãos, músicos e difundir a cultura tradicional, ela faz com que os eventos tradicionais realizados no município tenham uma característica própria”, disse  Moshe Caminha.
“Essa parceria vem para celebrar a importância da instituição, que tem na sua história grandes artistas do Cabo de Santo Agostinho”, completou Caminha.

Banda Municipal – Em 15 de novembro de 1914, um grupo de ex-associados do Clube Philarmônico fundaram a Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense.  Na época, o então prefeito Paulo Amorim Salgado de tornou a banda de Utilidade Pública Municipal.


Texto: Sidney França
Foto: João Barbosa