Primeiro município do Estado a desenvolver programa de intercâmbio de língua estrangeira, o Cabo de Santo Agostinho vai levar 45 alunos da rede pública para estudar no Canadá e na Argentina. A lista com os nomes dos selecionados para o programa “Do Cabo para o Mundo” foi divulgada hoje (27/06). A viagem de intercâmbio acontecerá em setembro.
Danielle Vitória Sousa Silva, de 14 anos, aluna da Escola Dr Cláudio Gueiros Leite tirou em 4º lugar na seleção para o Canadá.
“Foi algo surpreende. Não era só meu sonho. Eu competi com várias pessoas. Então quando recebi a notícia de que tirei o 4º lugar foi algo magnífico e até agora não caiu a ficha”, disse emocionada.
Aluno da mesma escola, Nicolas Breno Alves da Silva, 15 anos, também disse que se sentiu feliz com a notícia da classificação. Ele tirou a 8ª colocação para o Canadá. “Eu espero que fluente na língua, conheça a cultura de lá e faça amigos”, falou. A escola teve 7 estudantes aprovados – o maior número entre as escolas concorrentes no programa do Cabo para o Mundo.
Os estudantes vão ter aulas de língua inglesa em escolas da província de New Brunswick, no Canadá. O ensino será em horário integral. Além de aprofundar o desempenho no inglês, eles irão vivenciar conhecimentos nas áreas de esporte, música, teatro, design gráfico entre outros. Os aprovados para o intercâmbio na Argentina, vão estudar em Córdoba. Todos serão acolhidos por famílias canadenses e argentinas, previamente selecionadas e contarão com o apoio de professores tutores da rede municipal de ensino, que
viajarão junto com os grupos, bem como a coordenadora do Programa do Cabo para o Mundo, Luciana Santos e de Projetos, Cleide Gomes.
“Esse intercâmbio vai resultar na aquisição linguística e cultural dos alunos”, disse o professor de inglês do Núcleo de Línguas, Josué Gomes. “Ao agregar novos valores, eles entenderão melhor a própria cultura”, complementou o professor de espanhol, Leandro Hermes, também do Núcleo. Ambos irão na viagem.
A Secretária de Educação, Sueli Nunes, explica que o programa é uma lei municipal. “ Todos os anos enviaremos alunos para essa experiência em outros países. “Eles irão aprimorar o idioma e ampliar o conhecimento a partir da imersão cultural. Para nós o programa tem um grande impacto social”, enfatizou.
RECURSO – Participaram do processo seletivo 120 estudantes da rede municipal. Estudantes não selecionados e que desejarem entrar com recurso tem um prazo para recurso, até amanhã (28). É necessário preencher o formulário disponível na coordenação de Programas e Projetos, na Secretaria de Educação.
Texto: Ana Cristina Lima
Fotos: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário