quarta-feira, 5 de junho de 2019
Prefeitura leva ação de saúde às comunidades de Pista Preta e Quilombola
A Prefeitura do Cabo vai levar o programa itinerante de assistência à saúde para as comunidades de Pista Preta e Quilombola, áreas consideradas descobertas (que não possuem Unidades de Saúde da Família). A ação intitulada “Saúde nos Engenhos”, acontecerá nesta sexta-feira (7/06), na Associação de Pista Preta, das 8h às 14h.
Haverá exames de mamografia, citologia, HGT, consulta com clínico geral; realização de teste rápido de HIV e Sífilis; vacinação contra gripe; atualização da caderneta de vacinação; orientação sobre prevenção bucal e aferição de pressão. Educadores físicos da Academia da Saúde também estarão dando aulas, no início da manhã.
No dia 17, o mutirão vai ser realizado na Unidade de Saúde do Engenho Liberdade, com atendimento para às comunidades de Arariba, Tapugi e assentamentos do entorno. “Os mesmos serviços serão levados para a USF Liberdade, no entanto, o foco maior será a saúde da mulher”, explica o gerente de Atenção Básica, Clayton Souza. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar uma número maior de fichas para os exames de citologia e mamografia. O exame de mamografia é oferecido para mulheres dos 50 aos 69 anos.
“Também vamos oferecer atendimento odontológico”, destaca Clayton. Desde o ano passado a Prefeitura do Cabo tem facilitado o acesso à exames e consultas especializadas, por meio de mutirões. A ação já beneficiou mais de 10 mil pessoas.
ÁREAS DESCOBERTAS – Embora o município tenha ampliado o número de unidades de saúde nos últimos 3 anos – de 35 para 44 postos – ainda há áreas sem cobertura. “Por essa razão, ações como esta são importantes, principalmente diante das dificuldades que algumas comunidades têm para se deslocar até a USF mais próxima”, destacou Clayton.
A Prefeitura do Cabo planeja para ainda este ano, a instalação de quatro USFs para o atendimento de áreas descobertas. São elas: Nova Era, que abrangerá também às comunidades de Nova Esperança, Nova Morada; Gaibu II, que atenderá Mangueirinha e áreas próximas; Santo Estevão II e Vila Claudete. Este último, faz parte do Habitacional Governador Eduardo Campos, com 2.620 moradias.
Texto: Ana Cristina Lima
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário