A robótica como instrumento de educação chega para proporcionar o conhecimento de conceitos multidisciplinares, que envolvem física, matemática e o raciocínio lógico. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação está promovendo a instalação de laboratórios de robótica em 20 escolas da cidade. O município é destaque no Estado pelas mais de 100 premiações em Olimpíadas do Conhecimento, entre elas a de Robótica.
O objetivo da robótica nas escolas
cabenses é ampliar o conhecimento e estimular o aprendizado de novas habilidades e competências nos alunos da rede. Entre as 20 instituições, algumas já estão com o material completo e os discentes participam das aulas, que acontecem a cada quinze dias, sempre no contra turno escolar.
A Escola Madre Iva Bezerra de Araújo é uma das unidades com laboratório funcionando com as aulas de robótica. Ainda em fevereiro deste ano, os
professores passaram por uma formação para estarem aptos à auxiliar os alunos nas aulas. Para o professor Davi Lima, a robótica estimula os alunos a buscarem outro olhar na abordagem das demais disciplinas. “Para a montagem dos equipamentos, os discentes passam por um processo de raciocínio lógico, por isso eles podem levar os conhecimentos aprendidos nessa área para outras disciplinas. É algo interdisciplinar”, explicou.
O aluno Kelvin Messias, é um dos mais
entusiasmados com a chegada da robótica na sua escola. “É uma aula bastante diferente. Gosto de frequentá-la porque estimula à criatividade, sem contar que é importante para o nosso futuro. A escola melhorou bastante depois das aulas de robótica”, disse.
Toda montagem feita nas aulas será avaliada para que no final do ano, os destaques participem da I Mostra de Robótica do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Núcleo de Estudos Avançados e Científicos – NEAC.
Texto: Luana Oliveira
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário