sábado, 29 de junho de 2019

Dentistas recebem capacitação sobre testes rápidos para ISTs


Em Pernambuco foram registrados mais de 87 mil casos de sífilis no ano de 2016. Devido à necessidade de diagnóstico e prevenção de infecções e vírus como hepatite, sífilis e o HIV, representantes do Ministério da Saúde realizaram uma capacitação para profissionais dentistas na manhã dessa sexta-feira (27/06), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação instruiu sobre os cuidados necessários durante o acompanhamento de pessoas portadoras portados dessas
doenças. A apoiadora do Ministério da Saúde, Cíntia Brito, explicou que o Brasil e Pernambuco estão sofrendo uma epidemia de sífilis. “Estamos com esse trabalho com todos os profissionais de saúde: médicos, enfermeiros e dentistas para tentar reduzir os números de contaminação por sífilis no estado”, explicou Brito.

A apoiadora ainda contou que é importante o profissional da saúde bucal receber esse tipo de capacitação para poder identificar casos de infecções que possam se manifestar os sintomas na área bucal. “O dentista  irá verificar se há algum ferimento ou identificar casos de cancro duro. Ele também irá olhar não apenas a boca, mas sim o corpo no geral”, completou.

Os dentistas puderam aperfeiçoar os conhecimentos sobre os testes rápidos, que podem identificar doenças como a aids, hepatite e sífilis, entregando o resultado em até 30 minutos, dispensando a necessidade de esperar apenas por um exame laboratorial. A capacitação ainda contou com a demonstração de como os testes funcionam e a importância para as populações mais afastadas ou carentes como as indígenas e rurais.

Também foi explicada a Portaria Nº 29  2013, que aprova o fluxograma mínimo para o diagnóstico da aids, que garante que todos os testes rápidos que os profissionais de saúde são devidamente aprovados pelo Ministério da Saúde, especificadamente o departamento de aids do Ministério.

Os testes de HIV, sífilis e hepatite pode ser realizado gratuitamente no Centro Herbert de Souza, localizada na Avenida Historiador Pereira da Costa, ou nos postos de saúde, para gestantes e seus parceiros.



Texto: Sidney França
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário