No Cabo de Santo Agostinho cerca de 30% dos usuários do Sistema Único de Saúde não comparecem as consultas e/ou exames especializados. Uma das razões é a desatualização cadastral. De acordo com o Secretário de Saúde, José Carlos de Lima, isso causa prejuízos para a população e para o município, já que parte dos exames são feitos em hospitais e clínicas do Estado.
“O número grande de faltosos faz com que a Prefeitura encontre dificuldade em negociar a ampliação de cotas de exames que só o Estado realiza”, destaca José Carlos.
Muitos dos cadastrados estão há anos sem atualização. “As pessoas mudam de endereço e de telefone e não informam”, diz o secretário. A marcação é feita por agendamento e a Secretaria de Saúde informa, por meio de ligação telefônica, a data agendada.
José Carlos de Lima ressalta, ainda, a necessidade de o paciente desmarcar o atendimento quando não puder comparecer ao exame ou consulta. “Dessa maneira a vaga pode beneficiar outro paciente”, enfatiza o secretário de Saúde. A atualização cadastral do cartão Sus pode ser feita nas Unidades de Saúde da Família ou na sede da Secretaria de Saúde, na PE-60.
Texto: Ana Cristina Lima
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário