Todas as enfermeiras do Programa Saúde da Família (PSF) do Cabo de Santo de Santo Agostinho participaram nesta semana de uma atualização do Sistema de Informação de Saúde (SIS) Pré-natal. Isto quer dizer que, além do prontuário em papel, as unidades de saúde também terão que utilizar um registro na internet para que o Ministério da Saúde acompanhe mais de perto as informações referentes às gestantes e aos bebês.
A capacitação foi realizada nessa terça e quarta-feiras (26 e 27/06) para duas turmas de enfermeiras que tiveram a oportunidade de também aprender mais sobre a recente parceria entre o município e a Rede Cegonha, do Estado, e sobre a atualização do cadastro das usuárias, que vão permitir a liberação de dois auxílios-transporte no valor de R$ 25 para a realização de exames laboratoriais no início e fim da gravidez.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher do município, Giselle Paiva, os encontros tiveram como foco mesmo o registro das informações das usuárias na web. “Além de garantir melhor acompanhamento da saúde do bebê e da gestante, a novidade permite que sejam geradas novas informações a serem estudadas para garantir melhor qualidade no atendimento”, explicou ela.
A coordenadora também informa que já estão pré-agendadas novas capacitações para o mês agosto, as quais vão tratar de temas como mastologia, citologia e também pré-natal.
Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário