quinta-feira, 12 de julho de 2012

ProJovem Urbano realizou aula inaugural para 180 cabenses






180 jovens do Cabo de Santo Agostinho participaram nessa terça-feira (10/07) da aula inaugural do ProJovem Urbano. O programa tem o intuito de proporcionar formação integral aos jovens que estão na faixa etária de 18 aos 29 anos, a formação básica e a qualificação profissional na área de metal mecânica. O evento aconteceu no auditório da Secretária de Educação do Cabo (Centro).

O Projovem Urbano é desenvolvido pela Secretaria de Educação de Pernambuco em parceria com a Petrobras e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Segundo a coordenadora do Projovem do Cabo, Vera Alves, serão 18 meses de curso regular. “As aulas vão começar a partir da próxima segunda-feira, sempre das 18h30 às 21h30. Os alunos inscritos no programa vão participar do curso nas escolas municipais Marivaldo Burégio de Lima e Tancredo Neves”, informou.

De acordo com o coordenador do Programa em Pernambuco, Genilson Marinho, o ProJovem Urbano visa promover a inclusão social dos jovens que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. “Com o programa eles vão buscar a reinserção na escola e no mundo do trabalho. Este curso faz com os jovens ganhem oportunidade de trabalho, de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania”, explicou ele.

Na ocasião a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, Lytiene Rodrigues, destacou a importância do Projovem Urbano para os jovens do município. “Neste momento vocês estão iniciando uma opção de vida. O curso é uma grande oportunidade de projeção e com isso vocês vão poder assumir disponibilidade para este tipo de profissão”, enfatizou. “Metal mecânica dentro de Suape é uma área de desenvolvimento, que vocês estarão conquistando, pois todos vão ser formados dentro do centro de emprego. Com isso, a possibilidade de entrar no mercado de trabalho é de 90%”, completou Lytiene. 

Para Luziana Maria do Nascimento, 23 anos, moradora do bairro de São Francisco, o Projovem vai garantir uma mudança de vida. “Espero que consiga um trabalho. Quero concluir meus estudos e ter um futuro melhor”, disse ela. “Com o curso, minha vida vai tomar um novo rumo, pois vou me qualificar e arrumar um emprego”, declarou Ana da Silva, 24, moradora de São Francisco.

"A gente está trabalhando e buscando parcerias para qualificar as pessoas do município. Com o Projovem Urbano vocês vão poder estudar e se qualificar para serem empregados na área de Suape”, ressaltou o representante da Petrobras, Antônio Carrara.

Texto: Amanda Falcão - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário