terça-feira, 3 de julho de 2012

Seminário alerta população no Dia de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa









Na luta pela garantia dos direitos e proteção dos idosos, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta sexta-feira (15/06), Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, um seminário alusivo à data. Com o tema “Violência no âmbito familiar”, a ação discutiu políticas públicas sobre o direito da pessoa idosa e levantou questões de reflexão para a valorização e respeito dessa classe da sociedade. Representantes do Conselho Municipal e Estadual do Idoso e autoridades municipais marcaram presença no evento.

"É uma alegria poder realizar esse tipo de iniciativa, que alerta a população na luta pela proteção destes que tanto contribuíram para o desenvolvimento do município e ainda contribuem, dando exemplo de fé, superação e luta”, pontuou a secretária Municipal de Programas Sociais, Maria do Carmo da Silva, se referindo aos 15 grupos de idosos que existem no Cabo, representados no evento por sete deles. 

A gerente do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência da Pessoa Idosa (Ciappi) de Pernambuco, Paula Regina Machado, palestrante do evento, destacou o papel da família na garantia desse direito. “Muitas vezes, pelo idoso se encontrar em uma situação de vulnerabilidade, estando com alguma patologia ou dependência, a família não sabe lidar com a situação e isso gera um conflito familiar, resultando em agressões físicas e psicológicas”, relatou. “É preciso que as pessoas respeitem mais os idosos tanto em casa, como nas ruas, nos transportes públicos, supermercados e bancos”, alertou. 

Para Gelcino Tributino de Barros, 78, que faz parte do grupo de idosos Lindarte, o seminário dá visibilidade ao que deve ser cumprido pela sociedade. “As pessoas precisam saber que todos são iguais e os direitos também”, destacou. A presidente do grupo Reviver de Pontezinha, Erine Silva de Oliveira, 55, estava animada com a manifestação e disse que esse tipo de ação resgata a autoestima, alerta e valoriza o idoso. “A Secretaria de Programas Sociais está sempre desenvolvendo atividades que melhoram a vida da gente, tanto no físico como no psicológico”, comemorou.

Participaram do seminário os grupos Ágape de Garapu, Semente da Saúde, da Cohab, Renascer da Esperança, de Pontezinha, Lindarte, do Centro, Vamos Renascer, de Ponte dos Carvalhos, Reviver, de Pontezinha e Mensageiro da Paz, da Vila Roca. A secretária Executiva da Mulher, Lucidalva Nascimento, também esteve presente. Qualquer ato de violação ao direito dos idosos pode ser denunciado no Conselho de Defesa dos Direitos da pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência do município pelos telefones 3521-6392 e 3521-6393. 

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário