terça-feira, 3 de julho de 2012

Município sedia Pré-Fórum de Estudantes da Educação Integral de Pernambuco









Pessoas de mãos dadas formando um grande círculo em prol da cidadania. Assim foi a abertura do Pré-Fórum de Estudantes da Educação Integral de Pernambuco, que está sendo sediado pelo município do Cabo de Santo Agostinho nesta terça-feira (19/06) na escola-modelo Prefeito Eronides Francisco Soares, em Pontezinha. A ação é uma iniciativa do Comitê Territorial de Políticas Públicas em Educação Integral de Pernambuco e teve como objetivo reunir crianças e adolescentes, principais sujeitos do processo, para que eles pudessem dar sugestões a serem levadas ao Fórum de Estudantes, previsto para acontecer em agosto.

De acordo com a secretária de Educação do município, Gildineide Fialho, os programas voltados para a educação integral, Mais Educação e Escola Aberta, estão sendo muito importantes no desenvolvimento dos estudantes e contribuem para tirar as crianças da rua e levá-las para dentro da escola. “Quero agradecer ao comitê estadual por mais uma vez ter escolhido o Cabo em mais uma ação na melhoria da Educação no Estado”, relatou.

Segundo uma das articuladoras do Comitê, que é composto por diversas secretarias estaduais e municipais envolvidas com os programas federais, Luciana Brito, o Cabo de Santo Agostinho é um dos municípios mais atuantes no Estado dentro do comitê. “O município sempre foi um parceiro nosso”, pontuou.

O Fórum de Estudantes da Educação Integral de Pernambuco vai instituir uma política nacional de educação integral, para a garantia de recursos e ações permanentes no desenvolvimento do ensino público de qualidade. “O programa é efêmero. Queremos que o nosso país crie ações efetivas, dando continuidade às ações que estão dando certo”, informou o coordenador do Escola Aberta da Secretaria Estadual de Educação, Reginaldo Salvino, se referindo ao documento que será enviado para a diretoria de Educação Integral de Brasília, após conclusão do Fórum. 

Estão participando do Pré-Fórum representantes de três polos que abrangem o Sertão, Agreste, Zona da Mata e Litoral do Estado, entre eles coordenadores, gestores, alunos, monitores e interlocutores ativos nos programas, além de representantes de diversas secretarias municipais de Pernambuco. Ao final da ação, haverá uma plenária, onde serão traçadas as diretrizes para o Fórum.

De acordo com o coordenador interlocutor do Escola Aberta e Mais Educação do Cabo de Santo Agostinho, Jesualdo Gomes, 53 escolas do município são beneficiados com os programas, sendo 34 ativas e 19 prontas e aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC), aguardando apenas a liberação financeira para implantar o programa nessas escolas. “Desde 2008, os programas atendem o município, oferecendo todo apoio pedagógico aos alunos do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. O complemento curricular vem também através da dança, da prática esportiva, além de recreação e lazer, contribuindo para a formação integral dos estudantes”, comentou.

Aluna da Escola Cláudio Gueiros do Cabo de Santo Agostinho, Izabel da Silva, 12, ficou muito feliz em poder contribuir com a construção do fórum, que vai lutar pela garantia da permanência da educação integral para crianças e jovens. “O Mais Educação é muito legal. Lá eu participo de oficinas, tiro minhas dúvidas em matemática e ainda realizo projetos e aulas de xadrez”, comemorou. Já a estudante da Escola Professor Lisboa de Caruaru, Daniela Miranda, 16, encontrou várias aptidões através de atividades desenvolvidas no programa. “Eu lidero o grupo de dança, de futsal, judô e direitos humanos. A cada dia aprendo mais e desenvolvo habilidades”, comentou.

SAIBA MAIS

- Programa Mais Educação: Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica

- Programa Escola Aberta: Incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário