quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Samu do Cabo reforça a frota com novo veículo entregue pelo Ministério da Saúde


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho recebeu do Ministério da Saúde uma nova ambulância destinada ao Samu Cabo. O veículo será aparelhado para servir como suporte avançado (UTI), somando-se à frota que é composta por cinco modelos básicos e três motolâncias.

A renovação da frota faz parte do processo de estruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município, iniciada no ano passado. No projeto de descentralização, a Prefeitura transferiu a base avançada do Samu para a praia de Itapuama e está concluindo a reforma da unidade centro, que funcionará no bairro da Charneca. Outra base será construída no bairro de Ponte dos Carvalhos, com um heliponto, fechando assim, a cobertura de todo o município.

“A proposta é melhorar o atendimento prestado pelo Samu, e para isso estamos fazendo tudo que é necessário. Reequipando o serviço móvel, renovando a frota e investindo na qualificação dos profissionais”, disse o secretário de Saúde do Cabo, José Carlos de Lima.

“No começo do ano passado, o Samu contava com apenas uma ambulância em funcionamento. A parceria com a Reserva do Paiva também possibilitou a aquisição de motolâncias, que hoje fazem os primeiros atendimentos até a chegada das ambulâncias”, destacou o coordenador do Samu, Fábio Marinho.

Na base do Samu, em Itapuama, também funciona o Núcleo de Ensino Permanente (NEP), que realiza capacitação das equipes locais e de outros municípios, além de atender solicitações de empresas e escolas para palestras educativas.

Este ano, o Samu completa 12 anos no Cabo de Santo Agostinho. Em 2017, o serviço prestou 1.587 atendimentos, dos quais 65% relacionados com acidentes e urgências. O Samu do Cabo também inova na criação de uma base de dados própria que permite catalogar todas as informações de ocorrências dentro do município. Algo diferenciado, já que nenhum município trabalha com este recurso, pois todos os dados de atendimentos  no Estado são unificados pelo Samu Recife.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto: João Barbosa

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Primeira suplente, Irmã Dudinha assumirá vaga na Câmara de Vereadores. César Paiva irá assumir a Secretaria de Juventude e Esportes



Josefa Gomes da Silva, conhecida popularmente por Irmã Dudinha, obteve nas últimas eleições 1.238 votos, ficando na primeira suplência da coligação que elegeu os vereadores Domingos, com 1.440 votos e César Paiva, com 1.399 votos. Este último, irá se licenciar do cargo de vereador para assumir a secretaria de Juventude e Esportes, a convite do prefeito Lula Cabral, deixando a vaga na Casa Vicente Mendes para a Irmã Dudinha que será a presença feminina legislando na Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho.

César Paiva fez o anúncio na sessão desta terça-feira (27). A posse da futura vereadora acontecerá na próxima quinta-feira (01/03).

Operação Força no Foco acontece no litoral cabense


O Cabo de Santo Agostinho está recebendo a “Operação Força no Foco”. Nesta terça-feira (27/02), equipes das Polícias Militar (PM), Civil, Guarda e Ronda Municipal, além de Agentes de Trânsito estão no litoral cabense realizando as fiscalizações com o objetivo de trazer mais segurança para população.

A ação, que contou com mais de 70 profissionais espalhados nas praias de Gaibu e Enseada dos Corais, teve o intuito
para coibir a prática de crimes e irregulares. As equipes averiguaram documentos de carros, motos e caminhões.

 A operação contou também com a participação dos delegados e agentes da 10ª Seccional do Cabo.

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Cabo de Santo Agostinho recebe 11ª edição do Fórum de Esportes



Nos dias 22 e 23 de março, o auditório Luiz Alves de Lacerda (Garapu), receberá o 11º Fórum de Esportes, promovido pelo Centro Esportivo Cabense. O evento, que tem como tema “O Esporte e sua Influência no Desempenho Escolar”, vai reunir alunos de projetos sociais e escolinhas de futebol.

O Fórum vai contar com palestras sobre “A Importância da Família no Processo de Formação do Atleta” e “O Esporte como Ferramenta para o Desenvolvimento do Valores Sociais na Escola. ” O idealizador do Projeto, Thiago Santoro, contou sobre a importância do evento para a população cabense. “O Fórum tem intuito de disponibilizar conhecimentos de forma gratuita, com temáticas e profissionais de alta qualidade e nestes dois dias de evento, o público terá espaço para adquirir conhecimentos nos esportes e a sua influência no desempenho escolar, ” ressaltou.

11º Fórum de Esportes

Auditório Luiz Alves de Lacerda (Garapu)
22/03 (quinta-feira) – 18 h
23/03(sexta-feira) – 14 h

Texto: Elizabeth Luz – Estagiária da Secom/Cabo

Samu e UFPE orientam funcionários da Prefeitura do Cabo sobre técnicas de primeiros socorros


A Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Cabo de Santo Agostinho, promoveu o treinamento sobre “Suporte Básico à Vida – Primeiros Socorros” , para servidores municipais. As orientações foram dadas por profissionais do Samu Cabo e pela professora da UFPE, Tássia Campos, no auditório da Centro Administrativo Municipal (Cam 1), na manhã desta segunda-feira (26).


Os servidores aprenderam sobre os procedimentos corretos para o atendimento às vítimas em situação de emergência, a exemplo de como agir em casos de cortes, fraturas, intoxicação e desmaios. De acordo com o coordenador do Núcleo de Ensino Permanente do Samu Cabo, Fabiano Alcoforado, a assistência prestada de maneira errada pode deixar sequelas nas vítimas.



A gerente de Recursos Humanos, Rosemery  Pimentel, destacou a preocupação da Secretaria de Administração em garantir a constante capacitação dos servidores em diversas áreas. “Este treinamento tem por objetivo o aperfeiçoamento de nossos funcionários, bem como a integração entre as Secretarias”, disse.

A equipe do Samu demonstrou técnicas para o atendimento de paradas
cardiorrespiratórias, engasgo e de imobilização. Também foram apresentados dados sobre os atendimentos do serviço móvel no Cabo e o papel da instituição. Segundo o técnico enfermagem do Samu, Dárbio Firmino, dos 1.587 atendimentos no ano de 2017, 65% corresponderam a acidentes e urgências clínicas envolvendo o público adulto entre 18 e 62 anos. “O conhecimento de como atuar nos casos de emergência vai fazer a diferença na preservação da vítima”, ressaltou ele.

A Prefeitura do Cabo e a Universidade Federal de Pernambuco mantêm uma parceria para capacitação contínua, que este ano será ampliada, informou a professora da UFPE e doutora pela Faculdade de Medicina da Unesp, Tássia Campos. “Notamos a oportunidade de desenvolver esta troca, não só na área de Saúde – realizando treinamento para estagiários e funcionários – mas também para a população em geral”, enfatizou.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Conheça os tipos de bilhetes eletrônicos para usar transporte público do Cabo

Com o intuito de controlar, fiscalizar e acompanhar as tarifas nos ônibus municipais de forma mais organizada, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), criou o ‘Sistema de Bilhetagem Eletrônica’, mais conhecido como Bem Fácil. Este cartão eletrônico está disponível para toda população cabense, dentro de cada categoria disponibilizada por ele.

Este serviço, que é um avanço tecnológico, só pode ser utilizado em linhas municipais pelo proprietário do cartão e fornece mais facilidade, bem como segurança no momento de circular no transporte público municipal. Todos esses transportes, disponibilizam de um leitor eletrônico para a utilização do cartão. Este equipamento, evita fraudes e por ser um sistema eletrônico, o poder público pode gerir todas as informações das linhas municipais, de modo mais simples e organizado.

O Bem Fácil, se dividem em cinco categorias. Dentre elas estão: estudantil, passe livre, comum e o trabalhador. O estudantil foi criado para todos os estudantes utilizarem passagens, pagando 50% do valor das passagens. Para ter direito ao benefício, a pessoa deve levar comprovante de matricula e documento com foto na sede SDS. Já o Passe Livre é utilizado por alunos da rede pública circularem nas linhas municipais de forma gratuita através de um cadastramento pelo site do Bem Fácil Cabo. O cartão comum pode ser usado por qualquer cidadão, que queira substituir dinheiro em espécie, por um cartão eletrônico. O Bem Fácil Trabalhador pode ser adquirido por pessoa física ou jurídica, com cadastro feito pelo site do Bem-Fácil Cabo.
Este ano, o governo municipal criou o ‘Bem-Fácil Livre Acesso’ para pessoas com Deficiência. Através do cartão, elas podem utilizar o transporte público de forma gratuita. Além deste, a Secretaria de Defesa Social também disponibiliza do serviço Bem Fácil Rodoviário para funcionários de empresas de transporte coletivo municipal de Passageiros.

Todos os cartões, podem ser adquiridos no posto do Bem Fácil, situado na sede SDS, localizada na BR 101 Sul- KM 100, s/nº – Centro, com atendimentos por ordem de chegada, de segunda a sexta, das 7h às 13h30. Apenas estudantes usuários do Bem Fácil Passe Livre, devem realizar um atendimento por agendamento, pois estes necessitam realizar um cadastro na sua escola de origem, antes de se dirigirem ao posto do Bem Fácil. Outras informações podem ser obtidas pelo número 3125-7595.

Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Fachuca continua com inscrições abertas para vestibular 2018.1



A Faculdade de Ciências Humanas e Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca) continua com as inscrições abertas para o vestibular agendado 2018.1. Essa modalidade permite ao candidato a escolha do horário e dia que deseja realizar sua prova.

Para se inscrever, é necessário se dirigir até a Faculdade, que fica na R. Antônio Alencar Barbosa, no bairro da Destilaria, munido de RG e CPF, além de pagar uma taxa de R$ 50. Redação, matemática, português e conhecimentos gerais serão abordadas na prova que tem duração de 2 horas. O vestibular só poderá ser feito com caneta esferográfica azul ou preta. O resultado sai dentro de 48 horas e o aprovado será informado através de ligação telefônica. Outras informações sobre o vestibular podem ser obtidas pelo telefone 3521 – 0400.

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo

Treinamento de primeiros socorros para servidores públicos será realizado na próxima segunda-feira(26)


A Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Cabo de Santo Agostinho convoca todos os servidores e estagiários que tiverem interesse em participar do Treinamento em Suporte Básico à Vida (Primeiros Socorros). O curso será realizado por representantes da equipe do SAMU. O treinamento acontecerá na próxima segunda-feira (26/02), das 09h às 12h, no auditório do Centro Administrativo Municipal 1 (CAM1), localizado na Rua Manoel Queiroz da Silva – Torrinha.


Secom/Cabo

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Prefeitura e Seplag se reúnem para discutir um novo modelo de gestão


Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), se reuniram na manhã desta quarta-feira (21/01), no Hotel Intercity, com o intuito de discutir metas para implantação de um novo modelo de gestão para o município. O encontro contou com a presença do prefeito Lula Cabral e de secretários municipais.
O secretário de Gestão, Luís Lima, explicou que a reunião teve o intuito de mostrar aos gestores de como realizar o monitoramento do município, atingir metas e objetivos. Na oportunidade, ele complementou que “o objetivo da reunião é mostrar as ferramentas necessárias para que os gestores sejam capazes de acompanhar o andamento de todas as ações desenvolvidas pelas secretarias”, concluiu o secretário. Além disso, o secretário também informou que a Seplag está responsável por repassar para a gestão métodos de trabalho, mas que não haverá interferência nas metas governamentais, estabelecidas pelo governo municipal.
Na oportunidade, o prefeito Lula Cabral, comentou que é fundamental que a gestão sempre procure inovar seus métodos de trabalho. “É preciso junto com a Seplag, planejar o direcionamento das metas da gestão para atingirmos nossos objetivos”, destacou o prefeito.
Durante a reunião, foi apontado pelos secretários todas as problemáticas que estão ocorrendo no município e sugestões de como elas podem ser sanadas. O secretário Executivo de Planejamento de Pernambuco, Maurício Cruz, foi um dos palestrantes e explanou a maneira de como a equipe gerencia as ações e metas do Estado, na qual eles se baseiam no modelo integrado de gestão. Na oportunidade, o gestor da Seplag também explicou que através desta mudança, a gestão municipal será capaz de formular, gerenciar e realizar boas políticas públicas.
Na ocasião, a representante da gestão governamental da Seplag, Ludy Marciel, explicou a metodologia do modelo de gestão que será implantado no município e informou que, “vamos validar a sistemática da gestão atual do município, para que a mesma seja capaz de cumprir as 12 etapas do modelo de gestão apresentada por nós da Seplag”, destacou.
Ao final da reunião ficou acordado entre os participantes que, será fornecido pela Seplag um curso de capacitação do modelo de gestão com todos os secretários e técnicos municipais, no qual serão abordadas questões como visão geral do modelo de gestão, planejamento e orçamento, monitoramento e indicadores, além de convênios e projetos especiais.
Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Prefeitura realiza pavimentação de oito ruas em Pontezinha


Dando continuidade ao programa de pavimentação de ruas no Cabo de Santo Agostinho, a Secretaria Municipal de Coordenação Regional está coordenando os trabalhos que estão em execução no bairro de Pontezinha. Ao todo, oito ruas ganharão asfalto, possibilitando a melhoria do acesso para os moradores da localidade.

A Travessa Merendiba já recebeu o asfalto e está praticamente concluída.  Nesta quinta-feira (22/02), a equipe de obras
trabalhou na colocação de meio fio e
preparação do solo para receber a cobertura asfáltica, na Travessa Conde da Boa Vista, transversal da BR-101.


De acordo com a gerente da Regional de Pontezinha, Amanda Buarque, todo o esforço é no sentido de dar agilidade às atividades de pavimentação no bairro. “Algumas ruas dependem da realização de serviços pela Compensa, o que pode alterar nosso cronograma”, adiantou a gerente.

Na próxima semana, a equipe de obras deve iniciar os serviços na Rua Manoel Antônio dos Santos. As demais ruas já receberam a terraplenagem. São elas: Rua Luiz Eduardo Lira; Rua Clarim; Rua do Japi; Rua do Fusco e Rua da Mocidade.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: João Barbosa

Atleta cabense é convocado para integrar a seleção brasileira na Copa do Mundo de Tiro com Arco

 Mais uma vez o paratleta, João Ivison, é motivo de orgulho para o Cabo de Santo Agostinho. É que a Confederação Brasileira de Tiro com Arco – CBTARCO, convocou o esportista para integrar a seleção brasileira na ‘’4th Fazza Para Archery World Ranking Tournament’’, a Copa do Mundo de Tiro com Arco. A competição vai ocorrer entre os dias 2 e 8 de março, em Dubai.

Atualmente, João Ivison está liderando o campeonato pernambucano na sua categoria, segundo lugar na categoria adulto e também no ranking Nacional, competindo de igual para igual contra atletas que não possuem deficiência. Com apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, o atleta viajou, recentemente, para Beijing – China, resultado de uma seletiva que aconteceu em Goiás, onde apenas dois atletas seriam escolhidos para representar a Seleção Brasileira no mundial. Além disso, no final do ano de 2017 ele conseguiu a 2ª colocação no ranking nacional e ficou 12° lugar no ranking das Américas e Altera da Seleção Brasileira de Tiro com Arco.

O atleta pretende, cada vez mais, vencer novos desafios e superar seus grandes obstáculos. ‘’Essa competição mundial é um grande sonho. E o resultado abre grandes possibilidades de ir a outros torneios como Pan-americano e a tão sonhada Paraolimpíadas’’, disse João Ivison.

CAMPEONATO – O ‘’4th Fazza Para Archery World Ranking Tournament’’ é um campeonato mundial, sediado, no ano de 2018 em Dubai, entre os dias 2 e 8 de março. Prêmios valiosos e medalhas serão atribuídos aos três primeiros classificados em cada classe e divisão contestada. O evento busca ajudar a desenvolver determinados legados dentro do esporte e desenvolver atletas com a competição a partir de experiências internacionais.

Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Eleitores do Cabo têm até 27 de março para realizar a biometria

A população do Cabo de Santo Agostinho tem até o dia 27 de março para realizar o recadastramento biométrico, que é obrigatório no município. Quem não efetuar a biometria estará sujeito à suspensão do título e de benefícios, além de restrições no CPF.

 Segundo o Tribunal Regional Eleitoral -TRE, cerca de 70% das pessoas já realizaram o cadastro, porém a meta de atendimentos diários, que é de mil atendimentos por dia, ainda está longe de ser alcançada.

O recadastramento poderá ser feito nos postos de atendimentos no município e também no cartório eleitoral, situado na Antiga Rodovia BR 101, Km 33, s/n – Loteamento AD/DIPER, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Postos de Atendimento:

Torrinha – Centro Administrativo Municipal (Cam1)

Jussaral – Escola Marquês do Recife

Ponte dos Carvalhos – Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

Um novo posto de atendimento será instalado no Shopping Costa Dourada. Os atendimentos terão início no dia 27 de fevereiro, das 8h às 14h.

Texto: Sidney França  – Estagiário da Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Secretaria de Saúde promoverá ações voltadas à mulher no mês de março


A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho planeja um mês de ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão realizando, em dois turnos, a citologia oncótica, dobrando a capacidade de coleta do exame. As ações comandadas pela coordenação de Políticas de Saúde da Mulher vão abranger também, as quatro regionais, especialmente em áreas descobertas.

A Campanha tem início no dia 1º de março, com os serviços de mamografia, citologia e palestras educativas na USF de Mercês, a partir das 8h. No dia 5, as ações acontecem na unidade de saúde da Usina Bom Jesus, ofertando os exames para a população feminina da área rural e entorno.

A coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, a campanha pelo mês da Mulher tem o apoio do Centro de Mulheres do Cabo e da Delegacia da Mulher, na realização de palestras educativas, com enfoque na violência contra a mulher.

Dentro da programação, no dia 8 de março haverá o treinamento das equipes de enfermagem da atenção básica, com abordagem no atendimento pré-natal para gestantes.

MAMOGRAFIA – O caminhão da mamografia vai estar nesta quarta-feira (21/02) e sexta-feira (23/02), na USF de Itapuama e na Ultramed, em Ponte dos Carvalhos, respectivamente. O atendimento tem início às 8h e faz parte do calendário mensal da unidade móvel que realiza o exame preventivo contra o câncer de mama.

Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo

Prefeitura do Cabo intensifica plano de ação para período chuvoso


Integrantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho participaram nesta terça-feira (20/02), de uma reunião para dar continuidade ao plano de ação que as equipes estão executando nas áreas afetadas pelas chuvas. A reunião, que acorreu no Centro Administrativo Municipal (CAM 1) –Torrinha, teve como principal objetivo otimizar os atendimentos prestados à população.

O encontro contou com presença do secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca, do vice-prefeito e secretário de Coordenação Regional, Keko do Armazém, além da gerente de Defesa Civil, Ana Sandra e das equipes da Secretaria de Coordenação Regional.

Com o plano de ação, traçado na reunião, a população poderá ser atendida mais rapidamente quando a comunidade em que reside sofrer com os danos causados no período chuvoso, como deslizamento de barreiras. Agora, os moradores podem procurar o responsável pela regional do seu bairro e realizar a solicitação. Outra alternativa é ligar para a Defesa Civil através do 0800 281 8531 ou 153.

VISITAS – A equipe da Secretaria de Defesa Social realizou uma ação nesta terça-feira (20) com o intuito de monitorar os bairros da cidade (São Francisco, Cohab, Malaquias, Engenho Castelo e Charneca) afetados pelas fortes chuvas que caíram nesta semana. Durante as visitas, foram realizadas ações preventivas como a limpeza de canais, corte de árvores, remoção de barro, colocação de lonas, além da remoção das famílias que estavam em áreas de risco. A Defesa Civil do município contabilizou 24 ocorrências de deslizamentos de terra, com oito pontos de alagamentos.

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Foto: Pedro Batista

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Cabo tem nova coordenadora


O serviço de atendimento ao usuário do sistema municipal de Saúde, no Cabo de Santo Agostinho, tem uma nova ouvidora. Tereza Cristina Santana de Holanda assumiu a coordenação em janeiro deste ano. O papel da Ouvidoria é promover a interlocução entre à população e a Secretaria de Saúde, no sentido de aprimorar a qualidade dos serviços.

“O nosso trabalho é receber as queixas, denúncias e sugestões dos usuários e encaminhá-las para os setores responsáveis, buscando uma solução no menor tempo possível”, disse Cristina Holanda. Em janeiro, a Ouvidoria da Saúde realizou 59 atendimentos, dos quais 57 tiveram a situação resolvida.

O atendimento da Ouvidoria é realizado presencialmente, na sede da Secretaria de Saúde, localizada no Centro Administrativo Municipal (Cam 2), às margens da PE-60, ou por meio dos números 0800-2815512 e 3524-9144. “Se o munícipe preferir pode enviar sua reclamação por e-mail: ouvidoria.saudecabo@gmail.com”, destaca Cristina Holanda. As unidades de saúde também contarão com caixas de sugestão, nas quais à população poderá depositar suas solicitações ou reclamações. Os horários de atendimento (presencial ou por telefone) é de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto: João Barbosa

Prefeitura realiza ação de prevenção em áreas de risco que foram afetadas pelas chuvas


Na manhã desta terça-feira (20/02), a equipe da Secretaria de Defesa Social (SDS), realizou uma ação com o intuito de monitorar os bairros da cidade (São Francisco, Cohab, Malaquias, Engenho Castelo e Charneca) afetados pelas fortes chuvas que caíram nesta semana. Durante as visitas, foram realizadas ações preventivas, na qual foi realizada a limpeza de canais, corte de árvores, remoção de barro, colocação de lonas, além da remoção das famílias que estavam em áreas de risco.

Até o momento, não houve nenhum relato de famílias desabrigadas, no entanto, houve o registro de quatro famílias desalojadas, que estão em casas de parentes. Dessas quatro famílias, duas eram moradores do bairro da Charneca e as outras duas do bairro São Francisco. Elas foram encaminhadas para a Secretaria de Programas Sociais.

“Nossas equipes estão realizando visitas em áreas de risco. No local, avaliamos a residência e definimos qual o benefício será oferecido a família, seja ele, uma cesta básica, um colchão ou até, auxílio moradia”, explicou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.

Referente ao quesito de prevenção, a equipe de Defesa Social, realizou a colocação de em média 1500 metros quadrados de lona, nas encostas de alguns bairros. Algumas lonas também foram entregues a população, para caso em situação de emergência para os moradores coloquem. Além disto, a equipe continuará realizando os monitoramentos dos locais que foram afetados pelas chuvas.

Na oportunidade a gerente de Defesa Civil, Ana Sandra, explicou que o órgão está intensificando as ações em diversos bairros do município. “A SDS é responsável, por realizar o reforço das ações preventivas, em parcerias com outras Secretarias que compõem a comissão da Defesa Civil”, relatou a gerente. Além disto, salientou que, “A Defesa Civil está recebendo as demandas, realizando a verificação no local e passando as informações, para as Secretarias responsáveis por cada área para resolver o problema seja ela Programas Sociais ou até mesmo Serviços Públicos”, concluiu Ana.

Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Prefeitura intensifica ações de limpeza em diversos canais da cidade


O Cabo de Santo Agostinho está recebendo, desde o início do ano, vários serviços de limpeza de canais e canaletas. Nove canais estão recebendo ações de desobstrução e retirada de lixo. Entre eles estão o canal do Prego, Nova Era, Garapu e o canal da Vila Social.

Após as chuvas que caíram na cidade, neste domingo e nesta segunda-feira (18 e 19/02), alguns trabalhos foram realizados nos bairros mais afetados. Os canais de Garapu, Cohab, Malaquias e Matinha receberam os serviços de limpeza.

Segundo o gerente de Limpeza Pública, Brivaldo Ramos, o plano de ação de limpeza dos canais é uma medida preventiva. “Esta ação acontece uma vez por ano e que ao longo do ano são realizadas algumas medidas corretivas”, explicou.

O secretário de Limpeza Pública, Raimundo Souza, informou que as ações de limpeza nos canais são fundamentais, já que muitos deles são interligados e formam uma bacia na região do canal do prego. “Estamos com um calendário de ações. Limpando os principais canais da cidade para que água escoe normalmente. Estamos seguindo as orientações do prefeito Lula Cabral”, disse. “É importante também que a população se conscientize e não jogue lixo nos canais e canelas da cidade”,  completou.


Texto: Sidney França – Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Cabo vai ficar sem água por 48 horas a partir desta quarta-feira

A Compesa vai concluir, nesta semana, a obra para o remanejamento de um trecho da adutora do Sistema Pirapama que abastece o Cabo de Santo Agostinho. Esta ação atende a uma solicitação do Estado, que vai ampliar a infraestrutura de acesso ao Distrito Industrial do município, com a construção de uma nova ponte.

Por causa disso, será preciso suspender por 48 horas o fornecimento de água para o Cabo de Santo Agostinho, das  8h desta quarta-feira (21) até às 8h da sexta-feira (23). O fornecimento de água só não atingirá as localidades da Charneca, Novo Horizonte, Rosário e Gaibu, que são atendidas por meio de outros sistemas de abastecimento.

A tubulação (600 milímetros) que será remanejada – passava pela antiga ponte do Distrito Industrial, que será demolida – agora ficará instalada numa estrutura metálica área, com 40 metros de extensão, já implantada pela companhia sobre o Rio Pirapama.

Trata-se de uma intervenção de grande porte e será executada por uma equipe de 20 profissionais, entre mecânicos, encanadores e soldadores. Além das interligações, o período de 48 horas é necessário para aguardar a cura do concreto (blocos de ancoragem). Após a finalização dos serviços, o abastecimento de água será restabelecido para a população, cerca de 130 mil pessoas. (Com informações da Compesa)

Defesa Civil divulga balanço de ocorrências após fortes chuvas que ocorreram no Cabo

As fortes chuvas que atingiram o Cabo de Santo Agostinho na madrugada deste domingo (18) e nesta segunda-feira (19/02), ocasionaram alguns problemas na cidade. Nas últimas 24h, a Agência Pernambucana de Águas e Climas – Apac, registrou 204 milímetros de chuvas. A Defesa Civil do município contabilizou nesta manhã, 24 ocorrências de deslizamentos de terra, com oito pontos de alagamento. Com diminuição das chuvas, estes locais voltaram à normalidade.

Durante esta madrugada foram registrados nos bairros de São Francisco, da Cohab e do Malaquias, ocorrências de deslizamento de encostas e no Engenho Castelo, por trás da empresa Fontenelle.  Bombeiros precisaram retirar famílias que estavam alojadas em casas de parentes.

Até o momento, equipes da Defesa Civil está vistoriando as áreas afetadas e registando novas demandas. Um mutirão envolvendo as secretarias de Defesa Social, Programas Sociais, Serviços Públicos e Limpeza Pública estão nas ruas realizando as ações de urgência como colocação de lonas em áreas de risco, limpeza de canais e remoção de sujeira de ruas e logradouros, deixadas pela enxurrada.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, nesta tarde às equipes realizaram a lavagem da Praça, no bairro de São Francisco, afetada pelos alagamentos na área. Também foi providenciado a limpeza do canal localizado ao lado da Escola Municipal Vereador Edvaldo Martins e a colocação de lonas plásticas nas ruas 9 e 10 do bairro do Malaquias.

Três famílias ficaram desalojadas, segundo apurou a Defesa Civil no início desta manhã. Este número pode crescer até o final do dia, pois equipes da Secretaria de Programas Sociais ainda estão nas ruas realizando o levantamento das famílias afetadas pelas chuvas.

Para os cidadãos que desejem relatar alguma ocorrência, devem ligar para o 0800 281 8531. Já os desalojados devem procurar a Secretaria de Programas Sociais.


Texto: Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Inscrições para o projeto Empreendedor Amigo seguem até a sexta-feira (23)


As inscrições para o Empreendedor Amigo, projeto promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo de Santo Agostinho em parceria com o Sebrae seguem abertas até a próxima sexta-feira (23/02). O projeto busca capacitar a formação de novos empreendedores. Para realizar o cadastro é necessário se dirigir à Casa do Empreendedor – Centro, com os documentos solicitados.

Os inscritos poderão participar de oito encontros (1 por semana), direcionados e guiados por uma capacitação técnica. Após os encontros, as entidades empresariais do Cabo, como a CDL, o ACEC e o Sindilojas, estarão disponibilizando mentores para acompanhar os microempreendedores.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO – CPF, RG e Comprovante de residência.

MAIS INFORMAÇÕES – Av. Historiador Pereira da Costa, 594 – Centro, Cabo de Santo Agostinho ou pelo telefone (81) 3521-6793.

Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Prefeitura do Cabo inicia obras de pavimentação e construção de escola


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está investindo R$ 26,8 milhões em obras de pavimentação de ruas e na construção da Escola Modelo Governador Eduardo Campos, no bairro de São Francisco. Os trabalhos estão em execução desde o começo de fevereiro, poucos dias após o prefeito Lula Cabral assinar as ordens de serviço.

As obras de pavimentação nos bairros de Garapu, Pontezinha, Alto do Colégio e Rosário abrangerá mais de 60 ruas. Em Garapu –  um dos maiores loteamentos do município – a proposta do Governo Municipal é de realizar o calçamento de 100 ruas. Lá estão sendo realizadas a terraplenagem e, posteriormente, a pavimentação e drenagem de 44 ruas. Além disso, a Prefeitura do Cabo vai construir passeios em concreto com acessibilidade em algumas vias e fará a urbanização da praça, próxima à Avenida Almirante Paulo Moreira.

Em Pontezinha foi dado início a requalificação da infraestrutura urbana da Travessa Conde da Boa Vista, Travessa da Rua Merendiba, Rua Macau, Rua da Mocidade, Rua do Litoral, Rua Manoel A. dos Santos, Rua Luiz Eduardo de Lira, Rua dos Clarins e Rua Japi. O recurso de R$ 1,35 milhão para Pontezinha foi de emenda parlamentar proposta por Lula Cabral, quando Deputado Estadual. Os demais investimentos utilizam recursos do município.

No Alto do Colégio e em Rosário, 11 ruas estão sendo pavimentadas e receberão revestimento em paralelepípedo. No Rosário também será construído um muro de arrimo.  “ O objetivo deste conjunto de obras de pavimentação é atender uma demanda da população, melhorando as condições de tráfego para veículos, a mobilidade dos pedestres e a acessibilidade”, destacou o prefeito do Cabo Lula Cabral.

ESCOLA – Em 2019 o bairro de São Francisco ganhará uma escola modelo. A Escola Municipal Governador Eduardo Campos compreende uma área de mais de 3 mil m² e tem investimento de R$ 8,25 milhões.  Terá capacidade para atender 600 alunos do bairro e entorno. Os trabalhos de terraplenagem estão sendo executados. E até o final deste ano, a obra deve ser concluída. A escola segue o mesmo padrão das demais unidades modelos existentes no município, com quadra poliesportiva coberta, vestiário e sala de musculação; 12 salas de aulas, biblioteca, dois laboratórios (de informática e ciência), refeitório, parque infantil e área verde. “A construção da escola modelo faz parte do projeto de melhoria e expansão da rede de ensino que o prefeito Lula Cabral irá desenvolver nos próximos anos da gestão”, destacou Conceição Lafaiete.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: João Barbosa

Prefeitura executa nova etapa do plano ação de limpeza pública no canal do Prego


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Limpeza Pública, realizou na tarde dessa sexta-feira (16/02), a continuação da limpeza do canal do prego, córrego que recebe resíduos do Bairro São Francisco e Cohab. A ação teve como objetivo de retirar o lixo acumulado que obstruía a passagem da água.

O secretário de Limpeza Pública, Raimundo Souza, informou que os materiais descartados nos canais entopem as bocas de lobo e impedem o fluxo da água, consequentemente, causando enchentes e dificultando o saneamento adequado. Raimundo também faz um apelo à população. “Queria pedir à população que evite jogar lixo nos canais”, apela o secretário.

Canal do Prego – O córrego é um dos principais do município. O córrego também é responsável por escoar as águas pluviais, evitando enchentes na cidade.

Texto: Sidney França – Estagiário da Secom/Cabo

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Prefeitura do Cabo implanta Núcleo de Línguas e oferta mais 1700 vagas


Os alunos do Cabo de Santo Agostinho terão mais um suporte na aprendizagem de línguas estrangeiras. É que a Secretaria de Educação implantou, de forma pioneira, um Núcleo de Línguas dentro das escolas do município. Mais de 1700 vagas serão oferecidas nos idiomas:  inglês, espanhol e libras.
As inscrições vão de 19 a 23 deste mês, das 8h às 17h, nos seis polos (escolas) que servirão de anexo para o ensino. São eles: Marivaldo Burégio de Lima (Centro); Maria Thamar Leite da Fonseca (Gaibu); Centro Cultural Mestre Dié (Ponte dos Carvalhos); Antônio Benedito da Rocha (Garapu); Padre Antônio Melo da Costa (Charneca). Na Secretaria de Educação as aulas serão exclusivamente para professores, funcionários da rede e servidores municipais. Dia 02 de março será a aula inaugural. As aulas iniciam no dia 12/03.
As vagas serão ofertadas nos turnos da manhã, tarde e noite. Para ser atendido com o benefício são necessários alguns requisitos, como: ser aluno da rede, frequência escolar, beneficiários de programas sociais. Havendo vagas, a sociedade civil poderá participar do ensino.
A secretária de Educação, Sueli Nunes, explicou que o projeto é uma forma de não extinguir os outros idiomas. “Com a reforma do ensino médio, as outras línguas não se tornaram obrigatórias, apenas o inglês. E como queremos nossos alunos aprendendo cada vez mais, resolvemos implantar o Núcleo, que fará toda a diferença na vida deles”, ressaltou.
Para a inscrição dos alunos, serão necessários os seguintes documentos: certificado de nascimento; comprovante de residência com o CEP da rua; RG e CPF do estudante e/ou responsável do legal; número do NIS/bolsa família; 02 fotos 3×4 coloridas e recentes.
Os servidores, que terão suas aulas no auditório da Secretaria de Educação, deverão se inscrever, munidos dos seguintes documentos: xerox do RG e CPF, 02 fotos 3×4 e contracheque ou declaração do órgão que trabalham (secretarias e escolas).
Confira a instrução normativa aqui:
NORMATIVA 1NORMATIVA 2NORMATIVA 3
NORMATIVA 4
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo

Escolas do Cabo adotam reconhecimento facial para alunos da rede pública municipal

Cerca de 20 mil alunos das 27 escolas do Cabo de Santo Agostinho começaram a usar o reconhecimento facial para entrada nas salas de aula. O sistema começou nesta quinta-feira (15/02). O objetivo é ampliar a frequência escolar e facilitar o andamento da secretaria escolar para emissão de documentos.
Após a identificação, os pais recebem uma mensagem no celular informando que seu filho está na unidade de ensino. Eles serão informados da mesma forma, caso o aluno não compareça. Segundo a secretária de Educação, Sueli Nunes, vários alunos são assistidos por programas do Governo Federal e com esse monitoramento, os dados serão alimentados mais rapidamente. “A não frequência dos alunos diminui o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e com esse sistema vamos ajudar as escolas com o retorno do estudante”, explicou Sueli.
Ana Flávia, de 10 anos, é aluna do 5º ano da Escola Cremilda Maria Santana de Oliveira, em Garapu. Ela já sabe da importância de fazer o reconhecimento facial. “Vai ser bem melhor porque as crianças não faltarão mais as aulas”, disse à menina que quer ser médica quando se tornar adulta. Mas, ela também entende que, para isso, precisa se esforçar nos estudos e não faltar às aulas. “Todos os dias eu vou está na escola porque é muito importante para que eu tenha mais conhecimento e inteligência”, completou ela.
   
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Volta às aulas da rede municipal do Cabo marca a manhã desta quinta-feira (15)

Animação e vontade de aprender mais. Foi assim que começou o ano letivo 2018 no Cabo de Santo Agostinho. Mais de 30 mil crianças e adolescentes estiveram presentes nas 97 escolas públicas do município para a volta às aulas. Professores, colaboradores e estudantes usarão a metodologia Liga Pela Paz, idealizada pela empresa Inteligência Relacional, para uma cultura de paz dentro e fora do âmbito escolar.
Na escola-modelo Cremilda Maria Santana de Oliveira, em Garapu, os alunos receberam as boas vindas da equipe da Secretaria de Educação. Os pais também estavam ansiosos com o início das aulas. Luciete Estevam, de 40 anos, confessou que a preocupação de mãe falou mais alto. “O que mais me preocupei foi com a segurança e o ensino. Estive aqui antes das aulas começarem, e vi tudo bem organizado e estruturado. Depois disso, me tranquilizei”, disse a mãe de Emanuel Estevam, de apenas 8 anos, aluno do terceiro ano do ensino fundamental.
Já Pedro Henrique, aluno do 5º ano, está mais acostumado. Ele estuda desde o terceiro ano na escola. “Gosto muito daqui. Pude ver meus amigos novamente e os professores nos tratam muito bem, além de brincarmos bastante no parquinho”, afirmou.
Aprendizado com materiais didáticos do Palavra Cantada, que ensina através da música e do Pequeno Príncipe, que trata do afetivo, foram alguns dos projetos citados e que serão trabalhados nas escolas. Quem comentou foi a secretária de Educação, Sueli Nunes, que contou outras novidades, deste ano, para a educação municipal. “Teremos vários projetos como o #CaboParaOMundo, Leitura Municipal, Centro de Línguas do Cabo nas quatro regionais, entre outros”, explicou ela.
        
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos