Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), se reuniram na manhã desta quarta-feira (21/01), no Hotel Intercity, com o intuito de discutir metas para implantação de um novo modelo de gestão para o município. O encontro contou com a presença do prefeito Lula Cabral e de secretários municipais.
O secretário de Gestão, Luís Lima, explicou que a reunião teve o intuito de mostrar aos gestores de como realizar o monitoramento do município, atingir metas e objetivos. Na oportunidade, ele complementou que “o objetivo da reunião é mostrar as ferramentas necessárias para que os gestores sejam capazes de acompanhar o andamento de todas as ações desenvolvidas pelas secretarias”, concluiu o secretário. Além disso, o secretário também informou que a Seplag está responsável por repassar para a gestão métodos de trabalho, mas que não haverá interferência nas metas governamentais, estabelecidas pelo governo municipal.
Na oportunidade, o prefeito Lula Cabral, comentou que é fundamental que a gestão sempre procure inovar seus métodos de trabalho. “É preciso junto com a Seplag, planejar o direcionamento das metas da gestão para atingirmos nossos objetivos”, destacou o prefeito.
Durante a reunião, foi apontado pelos secretários todas as problemáticas que estão ocorrendo no município e sugestões de como elas podem ser sanadas. O secretário Executivo de Planejamento de Pernambuco, Maurício Cruz, foi um dos palestrantes e explanou a maneira de como a equipe gerencia as ações e metas do Estado, na qual eles se baseiam no modelo integrado de gestão. Na oportunidade, o gestor da Seplag também explicou que através desta mudança, a gestão municipal será capaz de formular, gerenciar e realizar boas políticas públicas.
Na ocasião, a representante da gestão governamental da Seplag, Ludy Marciel, explicou a metodologia do modelo de gestão que será implantado no município e informou que, “vamos validar a sistemática da gestão atual do município, para que a mesma seja capaz de cumprir as 12 etapas do modelo de gestão apresentada por nós da Seplag”, destacou.
Ao final da reunião ficou acordado entre os participantes que, será fornecido pela Seplag um curso de capacitação do modelo de gestão com todos os secretários e técnicos municipais, no qual serão abordadas questões como visão geral do modelo de gestão, planejamento e orçamento, monitoramento e indicadores, além de convênios e projetos especiais.
Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos