Com o intuito de controlar, fiscalizar e acompanhar as tarifas nos ônibus municipais de forma mais organizada, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), criou o ‘Sistema de Bilhetagem Eletrônica’, mais conhecido como Bem Fácil. Este cartão eletrônico está disponível para toda população cabense, dentro de cada categoria disponibilizada por ele.
Este serviço, que é um avanço tecnológico, só pode ser utilizado em linhas municipais pelo proprietário do cartão e fornece mais facilidade, bem como segurança no momento de circular no transporte público municipal. Todos esses transportes, disponibilizam de um leitor eletrônico para a utilização do cartão. Este equipamento, evita fraudes e por ser um sistema eletrônico, o poder público pode gerir todas as informações das linhas municipais, de modo mais simples e organizado.
O Bem Fácil, se dividem em cinco categorias. Dentre elas estão: estudantil, passe livre, comum e o trabalhador. O estudantil foi criado para todos os estudantes utilizarem passagens, pagando 50% do valor das passagens. Para ter direito ao benefício, a pessoa deve levar comprovante de matricula e documento com foto na sede SDS. Já o Passe Livre é utilizado por alunos da rede pública circularem nas linhas municipais de forma gratuita através de um cadastramento pelo site do Bem Fácil Cabo. O cartão comum pode ser usado por qualquer cidadão, que queira substituir dinheiro em espécie, por um cartão eletrônico. O Bem Fácil Trabalhador pode ser adquirido por pessoa física ou jurídica, com cadastro feito pelo site do Bem-Fácil Cabo.
Este ano, o governo municipal criou o ‘Bem-Fácil Livre Acesso’ para pessoas com Deficiência. Através do cartão, elas podem utilizar o transporte público de forma gratuita. Além deste, a Secretaria de Defesa Social também disponibiliza do serviço Bem Fácil Rodoviário para funcionários de empresas de transporte coletivo municipal de Passageiros.
Todos os cartões, podem ser adquiridos no posto do Bem Fácil, situado na sede SDS, localizada na BR 101 Sul- KM 100, s/nº – Centro, com atendimentos por ordem de chegada, de segunda a sexta, das 7h às 13h30. Apenas estudantes usuários do Bem Fácil Passe Livre, devem realizar um atendimento por agendamento, pois estes necessitam realizar um cadastro na sua escola de origem, antes de se dirigirem ao posto do Bem Fácil. Outras informações podem ser obtidas pelo número 3125-7595.
Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário