Animação e vontade de aprender mais. Foi assim que começou o ano letivo 2018 no Cabo de Santo Agostinho. Mais de 30 mil crianças e adolescentes estiveram presentes nas 97 escolas públicas do município para a volta às aulas. Professores, colaboradores e estudantes usarão a metodologia Liga Pela Paz, idealizada pela empresa Inteligência Relacional, para uma cultura de paz dentro e fora do âmbito escolar.
Na escola-modelo Cremilda Maria Santana de Oliveira, em Garapu, os alunos receberam as boas vindas da equipe da Secretaria de Educação. Os pais também estavam ansiosos com o início das aulas. Luciete Estevam, de 40 anos, confessou que a preocupação de mãe falou mais alto. “O que mais me preocupei foi com a segurança e o ensino. Estive aqui antes das aulas começarem, e vi tudo bem organizado e estruturado. Depois disso, me tranquilizei”, disse a mãe de Emanuel Estevam, de apenas 8 anos, aluno do terceiro ano do ensino fundamental.
Já Pedro Henrique, aluno do 5º ano, está mais acostumado. Ele estuda desde o terceiro ano na escola. “Gosto muito daqui. Pude ver meus amigos novamente e os professores nos tratam muito bem, além de brincarmos bastante no parquinho”, afirmou.
Aprendizado com materiais didáticos do Palavra Cantada, que ensina através da música e do Pequeno Príncipe, que trata do afetivo, foram alguns dos projetos citados e que serão trabalhados nas escolas. Quem comentou foi a secretária de Educação, Sueli Nunes, que contou outras novidades, deste ano, para a educação municipal. “Teremos vários projetos como o #CaboParaOMundo, Leitura Municipal, Centro de Línguas do Cabo nas quatro regionais, entre outros”, explicou ela.
        
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos