A chuva desta sexta-feira (09/02) não impediu que fosse realizada a colheita da horta-modelo, que fica no Centro Administrativo Municipal (CAM 2), situado às margens PE-60. A ação foi feita com recursos próprios, através da iniciativa da superintendência de Desenvolvimento Rural.
Coentro, couve-flor e alface do tipo americana, seca, lisa e crespa foram algumas das plantas colhidas. O prefeito em exercício Keko do Armazém participou da ação junto com os alunos das escolas municipais Marivaldo Burégio de Lima (Centro); Carmencita Ramos (Vila Social); Maria Tabosa (Itapuama) e os representantes do Lar de Clara, Lar do Amanhã e do Abrigo São Francisco, que receberão as verduras como doação.
Maria Gabriela Moreira, 7 anos, da Carmencita Ramos, sabe da importância de se alimentar bem. “Comer verduras é melhor para a saúde do que comer doces”, afirmou Gabriela, que levou para casa alface e coentro.
 Keko disse que essa colheita é a primeira de muitas que acontecerão no Cabo. “Queremos implantar em outros locais do município porque pretendemos trazer um novo estilo de alimentação para a população. Hoje, começamos com nossas crianças e entidades, mas em breve, todos os cabenses serão beneficiados”, comentou ele.
O Superintendente de Desenvolvimento Rural também esteve presente na colheita. “O projeto deu certo e hoje estamos vendo os frutos. É um privilégio para nós e para as crianças de hoje participar dessa ação”, disse.
 A secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, destacou como uma boa alimentação interfere na vida das crianças. “É muito importante que as crianças identifiquem no lugar que elas moram, um local para cultivar. Com isso, aprenderão a cuidar da nossa natureza, meio ambiente, além de termos uma geração saudável, se alimentando corretamente”, destacou ela.
As escolas do Cabo também vão receber o projeto. “Para se tornar um cidadão inteligente e fortalecido é preciso também aprender a se alimentar. E é isso que queremos passar aos nossos alunos para que se tornem pessoas com um estilo alimentar saudável”, ressaltou a secretária de Educação, Sueli Nunes.
       
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos