quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Samu do Cabo reforça a frota com novo veículo entregue pelo Ministério da Saúde


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho recebeu do Ministério da Saúde uma nova ambulância destinada ao Samu Cabo. O veículo será aparelhado para servir como suporte avançado (UTI), somando-se à frota que é composta por cinco modelos básicos e três motolâncias.

A renovação da frota faz parte do processo de estruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município, iniciada no ano passado. No projeto de descentralização, a Prefeitura transferiu a base avançada do Samu para a praia de Itapuama e está concluindo a reforma da unidade centro, que funcionará no bairro da Charneca. Outra base será construída no bairro de Ponte dos Carvalhos, com um heliponto, fechando assim, a cobertura de todo o município.

“A proposta é melhorar o atendimento prestado pelo Samu, e para isso estamos fazendo tudo que é necessário. Reequipando o serviço móvel, renovando a frota e investindo na qualificação dos profissionais”, disse o secretário de Saúde do Cabo, José Carlos de Lima.

“No começo do ano passado, o Samu contava com apenas uma ambulância em funcionamento. A parceria com a Reserva do Paiva também possibilitou a aquisição de motolâncias, que hoje fazem os primeiros atendimentos até a chegada das ambulâncias”, destacou o coordenador do Samu, Fábio Marinho.

Na base do Samu, em Itapuama, também funciona o Núcleo de Ensino Permanente (NEP), que realiza capacitação das equipes locais e de outros municípios, além de atender solicitações de empresas e escolas para palestras educativas.

Este ano, o Samu completa 12 anos no Cabo de Santo Agostinho. Em 2017, o serviço prestou 1.587 atendimentos, dos quais 65% relacionados com acidentes e urgências. O Samu do Cabo também inova na criação de uma base de dados própria que permite catalogar todas as informações de ocorrências dentro do município. Algo diferenciado, já que nenhum município trabalha com este recurso, pois todos os dados de atendimentos  no Estado são unificados pelo Samu Recife.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário