Alunos que concluíram o curso de qualificação em Eletricista Predial e Industrial, participaram nesta quarta-feira (28/02) da cerimônia de formatura. O evento, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM 1), no bairro da Torrinha, contou com a presença de autoridades municipais, pais, alunos e professores.
O curso, oferecido através da parceria entre a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Senai, teve duração de 3 meses e foi voltado para os estudantes da Educação Jovens e Adultos (Ejai). Essa é a primeira turma da modalidade de ensino que recebe a qualificação profissional na área.
Sueli Nunes, secretária de Educação, e na solenidade, representando o prefeito Lula Cabral, disse que o dia era de gratidão e alegria. “É uma oportunidade de ouro que os formandos estão recebendo. Eles trocaram saberes e conhecimentos. Eu tive uma grande lição de vida com os nossos alunos que, mesmo sem passagem, com o cansaço de trabalho, estiveram aguerridos, estudando. Vamos continuar lutando para que a inclusão social da nossa cidade aumente e nossa realidade mude ainda mais”, concluiu.
Um desses alunos foi José Gustavo, de 37 anos. Em busca de conhecimento e educação profissional, decidiu aproveitar a oportunidade. “Foi a melhor escolha que fiz. Estudamos na melhor escola técnica do nosso município. Esse curso, foi sem dúvida um divisor de águas em nossa vida”, declarou.
A professora Lídia Santos, coordenadora do EJAI, parabenizou a todos pelo empenho. “Eles venceram mais uma etapa. O prefeito ao investir nessa modalidade de ensino, só mostra que ainda dá tempo de aprender, se profissionalizar e entrar no mercado de trabalho”, ressaltou.
O diretor do Senai – Cabo, Daniel Fagundes, não hesitou em falar sobre o diferencial da primeira turma de concluintes. “ Eles são um exemplo de dedicação e coragem, pois trabalhavam, estudavam, além de fazer outras atividades. Temos que estar preparados para as oportunidades. Nós encorajamos eles a continuarem estudando e se qualificando. O Brasil precisa de pessoas assim”,
“Temos uma gestão que se preocupa em inovar a educação, agregando a qualificação profissional”, afirmou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes. Para ela, essa é mais uma demonstração de que sempre existe oportunidade para aqueles que desejam ‘vencer na vida’. “Eles são pessoas como nós, que passam por dificuldades, mas não desistiram. Isso nos mostra que existe sim, uma luz no fim do túnel e nos dá mais ânimo para continuarmos nossa luta pela melhoria de vida das pessoas”, completou a secretária.
Depois do curso concluído, eles vão em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, se empenhará para mediar a questão. Foi o que ressaltou o secretário da pasta, Moshe Caminha. “Vamos trabalhar para inserir essas pessoas no mercado de trabalho. Eles merecem”, disse.
Ouça a matéria
Tocador de áudio
           
Texto: Ákila Soares-Secom/Cabo
Áudio: Uanderson melo
Fotos: Léo Domingos