Na Unidade de Saúde da Família (USF) de Mercês, área rural do Cabo de Santo Agostinho, as mulheres receberam nesta quinta-feira (01/03), orientações sobre bem-estar físico e fizeram exames médicos. A ação especial faz parte da Campanha do Mês da Mulher, realizada pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. As atividades na USF têm continuidade nesta sexta-feira (02), com o caminhão da mamografia, a partir das 8h.
O preventivo – citologia oncótica – foi um dos exames mais procurados pelo público feminino. Responsável por mais de 16 mil ocorrências anuais no Brasil, o câncer do colo do útero tem cura, se cuidado no início. “Este é um momento importante para sensibilizar as mulheres, já que campanhas como esta atingem um número maior de pessoas”, destacou a enfermeira responsável pela USF de Mercês, Clara Lopes.
A palestra teve enfoque na prevenção do câncer do colo do útero, mama, obesidade, uso do cigarro e alimentação saudável. A equipe da USF de Mercês ofertou rosas confeccionadas por elas as pacientes e bombons. O educador físico, Marcos Lins, comandou os exercícios de alongamento e falou sobre importância da prática de atividades físicas.
Nem só os cuidados com o corpo foram enfatizados neste primeiro dia de campanha.  A equipe do Sarte (Saúde, Arte, Terapia e Educação), promoveu uma palestra motivacional, com a Coach Sandra Alves. “A proposta é estimular a valorização dessas mulheres”, destacou a coordenadora do núcleo ligado à Secretaria Municipal de Saúde.
As atividades em alusão ao mês da mulher continuam até o dia 23 nas Unidades de Saúde da Família.
Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: João Barbosa