Alegria, emoção, descontração e carinho foram os elementos que marcaram na manhã desta quarta-feira (21/03), uma ação com os idosos do Abrigo São Francisco. O encontro foi uma realização da Secretaria de Programas Sociais (SMPS), com a equipe do Abrigo e teve o intuito de fornecer um dia de alegria e embelezamento para os idosos do local, que muitas vezes são esquecidos pelos seus familiares e se entristecem com a vida ao recordarem o passado.
A coordenadora da Pessoa Idosa da SMPS, Ana Maria Soares, informou que essa é mais uma ação da Secretaria com a pessoa idosa. “Este é um trabalho de resgate à cidadania, onde todos os idosos do abrigo têm direito participar, principalmente os com mobilidade reduzida”, disse.
Já houveram inúmeras ações voltadas para as pessoas idosas, realizadas por Programas Sociais. A atividade, voltada para o Abrigo, será realizada uma vez por mês. As equipes iram realizar visitas ao local com as mesmas ações realizadas nesta quarta.
Embelezamento com cortes de cabelo, maquiagens e cuidado com as unhas estavam entre as atividades realizadas com os idosos no Abrigo. Além de muitas dinâmicas, realizadas por grupos de arte-educadores.
“O intuito dessas ações são elevação da autoestima, valorização da pessoa idosa enquanto indivíduo e cidadão de direitos. Para que eles se percebam enquanto seres humanos e vivam bem, apesar de estarem em uma instituição acolhedora por circunstancias da vida”, destacou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.
Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: Eder Matias