Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22/03), a Secretaria de Educação em parceria com Suape, reuniu os alunos da Escola Aníbal Cardoso, no Engenho Algodoais, para participar de uma trilha próximo ao riacho Algodoais, localizado em Zona de Preservação Ecológica de Suape (ZPEc).
A atividade faz parte do Projeto Nascentes Suape, que integra o Programa Águas de Suape, para promover a educação ambiental sobre os recursos hídricos de Suape. Janaína Lira, educadora ambiental de Suape, disse que o Projeto entrou em vigor em 2017, mas que iniciou este ano. “Nós realizamos um trabalho de capacitação com os professores sobre a preservação da água. E hoje, nessa trilha, para que tenham mais contato com o que é passado em sala de aula”, explicou.
A coordenadora da escola, Iranir Almeida, relatou que o passeio com os alunos é costumeiro nessa época. Além disso, junto com as professoras, elas trabalham em sala de aula sobre a conscientização de preservar o meio ambiente. “Queremos levar tantos os alunos como a comunidade a refletir de que forma estão cuidando da natureza”, comentou.
Maiele Priscila, tem 10 anos, e é a aluna do quinto ano do ensino fundamental. Para ela, é sempre uma descoberta saber mais sobre o meio ambiente. “Aprendi sobre a preservação da natureza. Eu gosto de visitar rios e na igreja que congrego, faço também outras ações, como limpar as praias.
   
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa