As equipes médica e de enfermagem do Hospital Mendo Sampaio e da Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, em Ponte dos Carvalhos, estão participando de um treinamento sobre os cuidados em hemocomponentes e hemoderivados. A capacitação visa ampliar os conhecimentos sobre a manipulação de sangue, já que as unidades hospitalares passarão a realizar o seu armazenamento.
A Prefeitura do Cabo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez uma parceria com o Hemope para o fornecimento de sangue tipo O negativo. “Receberemos as bolsas prontas para usarmos nos casos de necessidade”, cita a coordenadora de enfermagem da Maternidade, Jane Cleide Nascimento.
De acordo com ela, a disponibilidade do sangue em unidades do município ajudará a salvar vidas. “Havendo uma perda significativa de sangue de uma paciente, faremos o atendimento em menor tempo”, diz Jane Cleide.
A gerente de Atenção à Saúde, Juliana Vieira, reafirma a importância dessa parceria. “ O fornecimento de sangue pelo Hemope permitirá ao município ter um estoque para o atendimento imediato”, destaca.
A primeira turma de profissionais participou do treinamento na manhã desta segunda-feira (26/03), na Maternidade Padre Geraldo. Outro grupo receberá as orientações, na próxima quarta-feira (28). Para a conservação adequada do material, a Prefeitura adquiriu refrigeradores específicos, pois o sangue é bastante sensível às variações térmicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário