segunda-feira, 26 de março de 2018

Cabo terá estoque de sangue no Mendo Sampaio e maternidade

As equipes médica e de enfermagem do Hospital Mendo Sampaio e da Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, em Ponte dos Carvalhos, estão participando de um treinamento sobre os cuidados em hemocomponentes e hemoderivados. A capacitação visa ampliar os conhecimentos sobre a manipulação de sangue, já que as unidades hospitalares passarão a realizar o seu armazenamento.

A Prefeitura do Cabo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez uma parceria com o Hemope para o fornecimento de sangue tipo O negativo. “Receberemos as bolsas prontas para usarmos nos casos de necessidade”, cita a coordenadora de enfermagem da Maternidade, Jane Cleide Nascimento.

De acordo com ela, a disponibilidade do sangue em unidades do município ajudará a salvar vidas. “Havendo uma perda significativa de sangue de uma paciente, faremos o atendimento em menor tempo”, diz Jane Cleide.

A gerente de Atenção à Saúde, Juliana Vieira, reafirma a importância dessa parceria. “ O fornecimento de sangue pelo Hemope permitirá ao município ter um estoque para o atendimento imediato”, destaca.

A primeira turma de profissionais participou do treinamento na manhã desta segunda-feira (26/03), na Maternidade Padre Geraldo. Outro grupo receberá as orientações, na próxima quarta-feira (28). Para a conservação  adequada do material,  a Prefeitura adquiriu refrigeradores específicos, pois o sangue é bastante sensível às variações térmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário