Em alusão ao Dia mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e com o Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose, realizaram nesta quarta-feira (28/03), uma campanha voltada para a prevenção da tuberculose. Na ação foram realizados exames de testagem para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a tuberculose, além de uma palestra educativa. O evento aconteceu na Praça Marcos Freire, em Ponte dos Carvalhos.
A campanha tem como objetivo alertar a população sobre doença. A coordenadora Estadual do programa de Controle a Tuberculose, Cândida Gomes, informou que a equipe Estadual recebe cerca de 4.600 casos de tuberculose por ano. “Aqui no Cabo, a incidência também é muito alta. Recebemos mais de 100 pessoas por ano com caso de tuberculose. Se formos fazer uma busca mais ativa destes casos, os números com certeza aumentam”, relatou a coordenadora.
Durante a campanha, foram entregues pelas equipes da Secretaria de Saúde, panfletos educativos e camisinhas, no intuito de instigar a prevenção da população. Além disto, também foi realizado a coleta do escarro pela equipe da Saúde do Cabo e teste para prevenção do HIV.
“É necessário para que possamos diagnosticar precocemente os casos com tuberculose e HIV da população”, explicou a coordenadora Municipal do programa de Controle a Tuberculose, Vanessa Carneiro. Ela ainda explicou que esses eventos são de cunho informativo. “Quanto mais informada a população for, mais autônoma sobre o tema serão e assim, ela será capaz de buscar ajuda precocemente em um serviço de saúde”, concluiu ela.
DOENÇA – A tuberculose é uma doença muito ativa em toda a população pernambucana e na maioria dos casos está associada ao alcoolismo, ao uso de drogas, diabetes, soropositivos e transplantados. No entanto, ela é mais frequente em homens na faixa etária entre 20 e 60 anos. Os sintomas mais frequentes da doença são: tosses por mais de três semanas, febre baixa, principalmente no período de final de tarde, suor noturno muito intenso e a perda de peso acelerada. Pessoas que sentirem esses sintomas devem procurar o posto médico mais próximo, para serem diagnosticados.
Texto: Victória Holanda- Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa