Sexualidade, cuidados com o corpo e prevenção contra às doenças foram alguns dos temas abordados na palestra sobre a saúde feminina, no Centro de Referência Saúde da Mulher, no Caic. O evento, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (23/03), encerra as atividades do Mês da Mulher, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, as ações do mês de março servem de alerta, principalmente, para as mulheres com mais de 50 anos. “Seis meses após a campanha do Outubro Rosa, onde enfocamos o câncer de mama, reforçamos a necessidade dos cuidados com o corpo e atingimos àquelas que, por alguma razão, não foram atendidas no Outubro Rosa”, destaca.
Cerca de 200 mulheres procuraram o Caic nesta sexta-feira (23) para realizar exames de prevenção contra o câncer do colo do útero, teste rápido de HIV/Sífilis e receber o encaminhamento para a realização de mamografia. A coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher estima que, a campanha atingiu entre 800 a 1.000 mulheres cabenses. Os exames permanecem sendo realizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs), do Cabo de Santo Agostinho.
Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: João Barbosa