“Quem cuida da mente, cuida da vida”, essa foi a proposta da campanha do Janeiro Branco – mês de conscientização para os cuidados com a saúde mental, que teve seu encerramento na tarde dessa quarta-feira (31/01), no Pátio da Estação – Centro. O evento contou com apresentações culturais como balé e peças teatrais, finalizando com a já conhecida aula de zumba.
Na oportunidade, a coordenadora de Saúde Mental, Daniele Moura, comentou que trazer esse tipo de evento para o espaço público envolve a população e os profissionais de saúde do município. “Queremos que a população faça uma reflexão sobre como as pessoas estão cuidando da sua saúde mental através da arte”, explicou a coordenadora.
Suicídio, depressão e como procurar ajuda contra esses problemas, foram assuntos discutidos durante o evento. A equipe do Saúde, Arte e Terapia (Sarte) também esteve presente, com uma proposta de levar arte e conscientização sobre os cuidados com a saúde, tanto física quanto mental. A enfermeira da Secretaria de Saúde, Wilna Amorim, afirmou que o Sarte visa diminuir os índices de casos de suicídio e depressão através da arte e terapia.
Texto: Sidney França – Estagiário da Secom/Cabo
Foto: Naftali Emídio