O ano letivo 2018 no Cabo de Santo Agostinho já começou. Nesta quinta-feira (01/02), professores e colaboradores estiveram reunidos no evento, que aconteceu na quadra da escola-modelo Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos. Também estiveram presentes o prefeito em exercício, Keko do Armazém, a secretária de Educação, Sueli Nunes, além de outros secretários e vereadores municipais.

A temática deste ano é “Do conhecimento que liberta ao amor que educa”. O objetivo é trazer uma cultura de paz para dentro das salas de aulas, que será estendida a toda comunidade, através da empresa Inteligência Relacional, com a metodologia denominada Liga Pela Paz. Educadores e funcionários da rede foram capacitados no mês de janeiro para tratar do tema dentro das escolas municipais durante o ano letivo.
Na ocasião, o fundador e orientador de conteúdo da Inteligência Relacional, João Roberto de Araújo, levou o público a reflexão, através da palestra “o ambiente afetivo e social da escola e o desenvolvimento das crianças e adolescentes”, tratando de assuntos como violência, história da humanidade e doenças do século 21, como a ansiedade. “O Brasil é o número 1 em ansiedade no mundo e o terceiro em depressão. O bem-estar subjetivo foi deixado de lado e por isso, há tantas pessoas doentes. Esquecemos da afetividade. A paz precisa ser ensinada. E assuntos como esses, precisamos colocar dentro das escolas como o Cabo está fazendo, através da educação emocional”, afirmou o palestrante.
“Sem os nossos professores não haverá mudanças em nossa sociedade. Eles são sinais de competência. O nosso trabalho ultrapassa os muros das escolas. Esse ano será de muitas novidades na educação e estamos aguerridos para os novos desafios”, disse Sueli Nunes, secretaria de Educação.
O prefeito em exercício, Keko do Armazém, parabenizou o empenho de todos que realizam a educação na cidade. “Nós estamos de mãos dadas com a educação. Ela é uma das principais bases para que tenhamos uma sociedade melhor e mais justa. Estou grato por participar deste momento”, comentou ele.
As aulas vão começar no dia 15 de fevereiro em todas as escolas da rede municipal. O Cabo atualmente dispõe de 29.714 alunos e cerca de 3 mil profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos).
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos e Pedro Batista