segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Representantes da Prefeitura e do SEBRAE discutem desburocratização para abertura de empresa

Os requerimentos necessários para abrir uma empresa no Cabo de Santo Agostinho são muito longos. Por isso, representantes da Prefeitura se reuniram nesta sexta-feira (02/02) com integrantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no Centro Administrativo Municipal (CAM I) – Torrinha, com o intuito de achar métodos para desburocratizar os processos.

Durante o encontro, a equipe do Sebrae explanou a maneira como o órgão trabalha e falou sobre o desenvolvimento econômico e político do município e sobre a situação específica com relação à abertura de empresas.

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Catarina Dourado, sugeriu uma forma de melhorar esse processo. “Uma solução mais eficiente, seria a criação de um sistema, onde todas as informações fossem anexadas no mesmo local por todas as Secretarias para que não fosse necessário todo o tramite do documento físico”, sugeriu. Além disto ela também relembrou, que “todo esse processo de escolhas da melhor forma de agir, deve se basear na legislação, sempre dentro da lei”. Além dela, estavam também os representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Executiva de Finanças e Arrecadação e de Saúde, além da superintendência de Controle Urbano.

Ficou definido na reunião que o Sebrae agirá como auxiliador na melhoria do ambiente de negócio, criando procedimentos que atendam as demandas dos requerentes e solicitantes de forma mais ágil.Os próximos passos para desburocratização serão definidos com os dois órgãos envolvidos, que vão discutir um modo mais simples e eficiente para abertura de empresas, bem como processos de fiscalizações que a Prefeitura deverá efetivar com as empresas após abertas.


Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário