As fortes chuvas que atingiram o Cabo de Santo Agostinho na madrugada deste domingo (18) e nesta segunda-feira (19/02), ocasionaram alguns problemas na cidade. Nas últimas 24h, a Agência Pernambucana de Águas e Climas – Apac, registrou 204 milímetros de chuvas. A Defesa Civil do município contabilizou nesta manhã, 24 ocorrências de deslizamentos de terra, com oito pontos de alagamento. Com diminuição das chuvas, estes locais voltaram à normalidade.
Durante esta madrugada foram registrados nos bairros de São Francisco, da Cohab e do Malaquias, ocorrências de deslizamento de encostas e no Engenho Castelo, por trás da empresa Fontenelle. Bombeiros precisaram retirar famílias que estavam alojadas em casas de parentes.
Até o momento, equipes da Defesa Civil está vistoriando as áreas afetadas e registando novas demandas. Um mutirão envolvendo as secretarias de Defesa Social, Programas Sociais, Serviços Públicos e Limpeza Pública estão nas ruas realizando as ações de urgência como colocação de lonas em áreas de risco, limpeza de canais e remoção de sujeira de ruas e logradouros, deixadas pela enxurrada.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, nesta tarde às equipes realizaram a lavagem da Praça, no bairro de São Francisco, afetada pelos alagamentos na área. Também foi providenciado a limpeza do canal localizado ao lado da Escola Municipal Vereador Edvaldo Martins e a colocação de lonas plásticas nas ruas 9 e 10 do bairro do Malaquias.
Três famílias ficaram desalojadas, segundo apurou a Defesa Civil no início desta manhã. Este número pode crescer até o final do dia, pois equipes da Secretaria de Programas Sociais ainda estão nas ruas realizando o levantamento das famílias afetadas pelas chuvas.
Para os cidadãos que desejem relatar alguma ocorrência, devem ligar para o 0800 281 8531. Já os desalojados devem procurar a Secretaria de Programas Sociais.
Texto: Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos
Nenhum comentário:
Postar um comentário