Moradores e visitantes do bairro de Ponte dos Carvalhos vão receber, no dia 3 de agosto, um “novo” Parque dos Eucaliptos. O equipamento público foi totalmente reformado e será entregue pelo prefeito Lula Cabral, em solenidade festiva que contará com a apresentação da Orquestra Criança Cidadã.
A revitalização do espaço trouxe de volta um ambiente agradável de lazer cotidiano para os moradores. Entre praticantes de esportes, famílias com crianças e adeptos dos jogos de tabuleiro, o parque registra, diariamente, a circulação de aproximadamente mil pessoas da comunidade. “Essa obra reflete positivamente no dia a dia da população, pois auxilia na melhoria da qualidade de vida, aumenta a circulação, urbanismo e segurança dos pedestres. Há maior harmonia com o trânsito no entorno do parque”, afirma o Prefeito Lula Cabral.
No local houve a substituição das lâmpadas comuns por um sistema de iluminação em LED. Assim, com mais segurança, os frequentadores do parque poderão valorizar os atrativos naturais no horário noturno. Uma fonte luminosa foi montada no lago existente que abriga animais (cágados e peixes) e foi decorado com esculturas de artistas locais.
Criado com o objetivo de preservar essa área para comunidade local e para conservar a qualidade ambiental da região, o Parque dos Eucaliptos, localizado em Ponte dos Carvalhos –  o maior do Cabo de Santo Agostinho –  tem 19,2 mil m² de extensão. Com esta revitalização ganhou área de lazer com nova brinquedoteca infantil, recuperação dos banheiros, nova rampa de skate com dimensões para competições nacionais, ciclovia, uma quadra de areia com arquibancada para futevôlei e outra quadra poliesportiva.
Toda essa modernização contará com uma base de apoio da Guarda Municipal. “É importante ressaltar que a responsabilidade com a manutenção do Parque é nossa! O poder público vai fazer a conservação e a população deverá fazer sua parte, cuidando do espaço que é seu. Muitos problemas surgiram aqui devido a má utilização do local, então podemos evitar sujeiras e/ou práticas que degradem o ambiente”, conclui Lula Cabral.
O Parque foi criado em 2004 e recebeu esse nome devido ao eucalipto ser uma árvore com menor retenção de água e adaptar-se praticamente às várias condições climáticas.

Texto: Eva Pereira/Secom
Fotos: Pedro Batista