A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, através da Gerência de Vigilância em Saúde e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu nesta terça-feira (17/07), uma capacitação com o tema: “A importância da atenção básica na saúde do trabalhador”. A capacitação reuniu dezenas de agentes comunitários de saúde.
O treinamento vem de um planejamento estratégico sobre a importância da saúde do trabalhador na atenção básica para identificar os processos de trabalho existentes no município.
“Nós da Cerest regional precisamos de informação epidemiológica, pois não temos em nossos bancos de dados informação de quem adoece, através de notificação, nem dos acidentes de trabalho, nem das doenças relacionadas ao trabalho. Quem fica responsável por isso é o profissional de saúde. Então, cabe ao centro esta parte de organização de rede, de treinamento e de orientação técnica em saúde de acordo com o processo de trabalho de cada território”, destacou a coordenadora do Cerest, Rubenita Sobral da Rocha.
Também serão capacitados médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos auxiliares de enfermagem das áreas selecionadas pela Cerest. A programação de treinamento continua nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de julho, em locais estratégicos para atender a cada área. Os profissionais de saúde participantes receberão transporte gratuito para ir aos locais de capacitação.
Texto: Guilherme Nascimento/ estagiário da Secom
Foto: Pedro Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário