quinta-feira, 19 de julho de 2018

Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização sobre doenças crônicas


Dentro da perspectiva de aprimoramento e humanização, a Unidade Saúde da Família (USF) da Charnequinha 1, promoveu ação de controle e combate à doenças crônicas na comunidade. O atendimento aconteceu nesta quinta-feira (19/07) às 9h, na Creche Lar da Criança. A atividade educativa é voltada para pacientes que possuem hipertensão arterial, diabetes e dislipidêmicos (colesterol alto).

Os profissionais realizaram palestra para 60 pessoas, orientando a importância do
controle das doenças crônicas. Durante todo o dia foram realizados serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, aferição de altura, peso e circunferências abdominal e orientações sobre as enfermidades. Atividades de laser também fizeram parte da ação: bingos, dominós, baralho e artesanato foram desenvolvidos pelo grupo.

O serviço é ofertado à população de todas as idades. Neste primeiro momento, os 
usuários passaram pela triagem e adesão à
ação. As visitas acontecerão sempre uma vez por mês na localidade e a cada três meses, os pacientes serão encaminhados para exames laboratoriais. Orientação nutricional e atividades físicas serão ofertados ao longo do projeto.

As atividades  realizadas pela equipe de saúde tem o objetivo de manter um cuidado especial e proporcionar uma maior qualidade de vida. “ Estamos cuidando de pessoas que precisam entender a importância de conviver com doenças que levará para a vida toda. Humanizar o atendimento é primordial ” , explica a médica, Sylvia Campioni, responsável pela unidade.

Para o aposentado Anunciado Xavier, a ação ajuda a melhorar o cuidado com a saúde. “Tenho pressão e colesterol alto. Já fiz cirurgia no coração também. Tenho que me cuidar e distrair a mente. Quero vir mais vezes! ” Finaliza Anunciado.

OBESIDADE –  A Secretaria de Saúde também está desenvolvendo ações de prevenção e controle de obesidade com profissionais de saúde das USFs. O projeto de combate ao sedentarismo e obesidade identificou quais profissionais estavam com o número da balança acima do ideal e reduzir o percentual de gordura era necessário.

Enseadas dos Corais, Itapuama, Charneca I e Mercês, são as comunidades mais atuantes no projeto. Já em 2017, a população passou a receber a equipe de controle nutricional e preparação física. E ao ser identificado que o paciente possui alguma morbidade, ele é encaminhado para atendimento especializado. No local, são realizadas palestras, atividades físicas, acompanhamento nutricional e lanche saudáveis.



Texto: Natália / estagiária da Secom
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário