A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ,Campus Cabo, formalizaram na manhã desta sexta-feira (27/07), no Auditório da Secretaria, um convênio de cooperação técnica. Projeto que faz parte do bloco de ações voltadas à requalificação e ordenamento da Orla do Cabo.
O Cabo Qualitur, – programa que orienta os empreendedores da área do turismo – recebeu 21 alunos dos cursos de: cozinha, hospedagem, meio ambiente e logística. Os estudantes tiveram orientações sobre atuação e abordagem aos comerciantes, que passarão por um diagnóstico e coleta de dados. A ação busca identificar quais serviços são ofertados em toda orla e quais cursos podem ser ofertados aos profissionais atuantes no litoral cabense que aprimorem o atendimento ao turista e como desenvolver melhor seu empreendimento.
A estudante de Hospedagem, Raiany Alexandre, enfatiza o conhecimento adquirido nessa atividade. “Os hotéis treinam seus funcionários para atender à necessidade dos turistas em nosso litoral. Mas não sabemos como é o contato deles com os ambulantes ou dos barraqueiros. É uma chance única de poder identificar e aprimorar os serviços ofertados. Só temos a ganhar com essa ação”, finaliza.
Ao todo, a ação será dividida em três etapas: no primeiro encontro serão realizadas 9 visitas para diagnosticar as demandas, tipo de serviços ofertados e quais profissionais trabalham no local; na segunda etapa, é ofertar cursos de capacitação que atendam a real necessidade dos comerciantes. Já no terceiro, e último momento, busca solucionar os problemas enfrentados e ampliando o turismo do município.
“Fazer a diferença, através da educação, é nosso maior ganho. Pude ver que a escolha dos cursos ainda em 2013, foi um acerto, e conversam entre si. O conhecimento prático que esses alunos terão é uma oportunidade de aprimorar o conhecimento adquirido em sala e levar ao mercado de trabalho”, conclui Daniel Assunção, Diretor Geral do IFPE/Cabo.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, entender a necessidade dos comerciantes das praias é uma prioridade. “É uma honra poder contar com parceiros que levem, não só o conhecimento, mas que façam a diferença na vida das pessoas. A nossa maior preocupação é identificar a real necessidade e ofertar a qualificação assertiva a esses profissionais”, enfatiza Moshe.
Natália Andrade/ estagiária da Secom
Foto: Pedro Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário