O Procon Cabo, numa ação conjunta com a Secretaria de Educação, lançará no dia 8 de agosto, o projeto Fiscal Mirim, envolvendo alunos da rede municipal de ensino. A primeira escola a participar será a Aristheu Figueiredo, localizada no bairro da Charneca. O projeto é pioneiro no Estado, coordenado pelo Procon municipal.
Aproximadamente 40 estudantes de cada escola participante serão orientados pela equipe do Procon para aprender, na prática, como é realizado o trabalho de fiscalização do órgão, em uma visita Arco-Vita no Shopping Costa Dourada, às 9h.
O propósito é desenvolver os trabalhos realizados em sala de aula, dentro do programa “Buscando seus Direitos”. O tema que envolve direito e cidadania tornou-se uma disciplina instituída nas escolas por Lei Municipal, no ano passado. “ O projeto Fiscal Mirim foi baseado em estudos que comprovam o poder de compra das crianças, influenciando os pais naquilo que será adquirido. Sendo assim, se espera despertar nos participantes a cultura do consumo consciente, entendendo que as crianças são fiscais do próprio consumo, para que cresçam como cidadãos vigilantes”, destaca a gerente do Procon Cabo, Quésia Maria da Silva.
Por isso, os estudantes participantes terão em mãos uma linha de pesquisa que dará auxílio para que eles possam observar os materiais disponíveis à venda para os consumidores cabenses. Durante a fiscalização no comércio local, serão observadas às condições dos alimentos, análise de rótulos, validade do produto e avaliação da pesquisa de preço.
“Para o Procon, o Fiscal Mirim tem por principal importância estimular nas crianças o interesse pelos direitos e deveres dos consumidores, possibilitando a formação de futuros compradores capazes e conscientes nas relações de consumo”, Quésia Maria da Silva.
Ao todo, seis escolas participarão do projeto. Veja, abaixo, o cronograma de visitas:
Nº Escolas Regional Dia
01 Aristheu Figueiredo 04 08/08
02 Dr. Humberto da Costa Soares 03 16/08
03 Marquês do Recife 04 21/08
04 Júlio Carneiro de Albuquerque Maranhão 04 29/08
05 Carmencita Ramos Cavalcanti 02 04/09
06 Pref. Vicente Mendes da Silva 02 12/09
Texto: Luana Oliveira / estagiária da Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário